Nesta quinta-feira (10), a Alemanha divulgou a sua lista de jogadores convocados para a Copa do Mundo Catar 2022. Como ocorreu com outras seleções, houve polêmicas, tanto em relação aos que vão para a Copa do Mundo quanto com quem não foi chamado.
A lista dos convocados da Alemanha:
Goleiros:
Manuel Neuer – joga no Bayern de Munique
Ter Stegen – joga no Barcelona
Kevin Trapp – joga no Eintracht Frankfurt
Defensores:
Bella Kotchap – joga no Southampton
Matthias Ginter – do Freiburg
Christian Günter – do Freiburg
Thilo Kehrer – joga no West Ham
Lukas Klostermann – do RB Leipzig
David Raum – também do RB Leipzig
Antonio Rudiger – do Real Madrid
Nico Schlotterbeck – do Borussia Dortmund
Niklas Süle – também do Borussia Dortmund.
Meio-campistas e atacantes:
Karim Adeyemi – do Borussia Dortmund
Julian Brandt – também do Borussia Dortmund
Niclas Füllkrug – do Werder Bremen
Serge Gnabry – do Bayern de Munique
Leon Goretzka – também do Bayern de Munique
Mario Götze – do Eintracht Frankfurt
Ilkay Gündogan – do Manchester City
Kai Havertz – que joga no Chelsea
Jonas Hofmann – do Borussia Mönchengladbach
Joshua Kimmich – também do Bayern de Munique
Youssoufa Moukoko – do Borussia Dortmund
Thomas Müller – do Bayern de Munique
Jamal Musiala – também do Bayern de Munique
Leroy Sané – do Bayern de Munique.
Sobre a lista
Podemos ver que dois times tiveram vários jogadores convocados, foi o Borussia Dortmund e o Bayer de Munique. Mas uma novidade é que o time terá um adolescente jogando na Copa, é o atacante Youssoufa Moukoko, que joga no Borussia Dortmund, e tem somente 17 anos e que por incrível que pareça ainda não fez nenhuma participação na seleção principal. Ele já está no profissional desde os seus 15 anos de idade e durante sua última temporada teve um belo destaque, já que marcou seis gols e fez cinco assistências.
Outro ponto interessante é que o técnico Hansi Flick levará um jogador que é tido como um herói, pois foi um dos responsáveis por conquistarem o tetracampeonato mundial de 2014. Estamos falando Mario Götze, que no momento está jogando no Eintracht Frankfurt, mas não jogava pela seleção alemã desde 2017 e agora foi convocado para ir para a Copa do Mundo do Catar. O meio campista está com 30 anos e em pleno vapor.
A Alemanha ficou no Grupo E para os jogos da Copa do Mundo do Qatar e nesse grupo ficaram as seguintes seleções: Alemanha, Costa Rica, Espanha e Japão. A primeira rodada para a Alemanha será no dia 23/11 às 10:00 no estádio Internacional Khalifa contra o Japão.
Uma insegurança é no caso do goleiro Manuel Neuer, pois foi convocado mesmo com uma lesão no ombro. O jogador está afastado dos gramados se recuperando e com previsão para voltar a jogar na semana que antecederá a Copa. Ele diz estar confiante com sua recuperação e que se tudo der certo jogará a Copa do Mundo toda.
Manuel Neuer coleciona prêmios, pois foi considerado o melhor goleiro das temporadas de 2013, 2014, 2015, 2016 e 2020 pela IFFHS. Já ganhou título como melhor goleiro da Copa do Mundo em 2014 que foi no Brasil.
A Seleção Alemã de Futebol é considerada uma das mais bem sucedidas do mundo, pois já participou de 8 e ganhou 4, ou seja, um ótimo feito. Também é o país que chegou mais vezes nas semifinais. Só perdem para o Brasil em número de vitórias, mas são recorde de gols marcados, número de jogos disputados e participações em torneios.
A seleção da Alemanha era a da Alemanha Ocidental, nos anos de 1945 a 1990, e teve seu nome mudando posteriormente para seleção Alemã, devido a junção das duas Alemanhas em 1990.
A Alemanha só não participou de duas Copas do Mundo, a primeira em 1930 porque não se inscreveram, assim como muitas e na de 1950 por causa da Segunda Guerra Mundial. Fora essas duas, se classificou para todas que se inscreveu. Eles e o Brasil são as duas únicas Seleções nacionais que nunca perderam as eliminatórias da Copa do Mundo. Também já chegaram em 6 semifinais de Eurocopas.
A seleção alemã também é conhecida por ter jogadores muito talentosos, como Franz Beckenbauer, um dos melhores jogadores da história do futebol; Gerd Bauer, o terceiro maior artilheiro da Copa do Mundo pela FIFA e segundo melhor e maior artilheiro da seleção alemã. Muller fica atrás apenas de Miroslav Klose, que também é o artilheiro da história da Copa do Mundo; Lothar Matthäus é um dos gênios do futebol e o primeiro a ganhar o prêmio FIFA World Year O homem do melhor jogador (que mais tarde se tornou o FIFA Ballon d ‘Ou), ele também é o recordista de todos os tempos para uma partida da Copa do Mundo, com 25 totais entre 1982 e 1998. Atualmente Nationalmannschaft é treinado por Hans-Dieter Flick.
Outro jogador que irá participar da Copa do Mundo do Qatar, é o discreto Thomas Müller, que é o atleta que está em plena atividade que faz mais gols em campeonatos mundiais e que pode ser o primeiro bicampeão na história da Alemanha.
Ele não é um artilheiro natural (nem é o artilheiro do time), não coleciona prêmios individuais e não tem seu nome envolvido em especulações de transferências milionárias todos os anos. Ainda assim, Thomas Muller tem um lugar especial na galeria dos grandes jogadores do século XXI. A razão é tão simples quanto o seu futebol: o alemão de 33 anos desceu discretamente e sem muito alarde para a sua quarta e possivelmente última Copa do Mundo, uma conquista que poderia ser considerada a melhor, a maior estrela do mundo. O jogador que está há 15 anos no Bayern de Monique, ou seja, toda a sua carreira como profissional do futebol, ganhou muitos títulos e se reinventou para ser escalado para a Copa do Qatar. Ele é um líder ícone para a nova geração de jogadores de seu país, pois é centrado no que faz e também muito estável emocionalmente, tanto dentro como fora dos gramados, por isso é uma referência.
A Alemanha está apostando forte na Copa de 2022 e vai fazer todo o possível para levar esse título para sua coleção.
Especiais sobre Copa do Mundo
Confira a série de reportagens especiais que o Blog Betmotion já publicou sobre a Copa do Mundo Catar 2022: