Mais da metade dos convocados para a Copa de 2002, a do Penta, na Coreia do Sul e Japão, jogavam em times brasileiros. Da lista de 23, 13 atuavam no País. Eram outros tempos.
A título de comparação, para os últimos amistosos antes da Copa do Mundo do Catar, Tite chamou apenas três jogadores locais: Weverton (Palmeiras), Everton Ribeiro e Pedro (estes dois, do Flamengo). Salvo alguma grande surpresa, não deve passar disso a lista final para a Copa 2022.
Betdica: Como funciona o mercado de Gols Mais/Menos do Betmotion
Para o torneio disputado e vencido pelo Brasil há 20 anos, Corinthians e São Paulo foram os clubes que mais cederam jogadores: três atletas cada (ver lista completa abaixo).
Para se uma ideia como era uma realidade completamente diferente da atual, entre os campeões da Copa do Mundo pela Seleção Brasileira há 20 anos não houve mais do que um jogador convocado por clube europeu.
Tudo bem que aquela lista do técnico do Brasil na época, Luiz Felipe Scolari, contou com dois “europeus” que podemos classificar como os maiores protagonistas daquela conquista do Penta: Rivaldo, craque do Barcelona na época, e Ronaldo, atacante que defendia a Inter de Milão, onde ganhou o apelido de “Fenômeno” e sofreu grave lesão no joelho.
Lista de convocados para a Copa do Mundo 2002, última conquista brasileira:
Os três goleiros da convocação final para a Copa do Mundo 2002 jogavam no Brasil. Além do são-paulino Rogério Ceni e do corintiano Dida, Felipão escalou de titular naquela primeira Copa do Mundo na Ásia Marcos, ídolo do Palmeiras e com o qual o treinador havia sido campeão da Copa Libertadores em 1999.
Goleiros:
Marcos (Palmeiras), Rogério Ceni (São Paulo) e Dida (Corinthians);
Zagueiros:
Lúcio (Bayer Leverkusen), Roque Júnior (Milan), Edmilson (Lyon) e Anderson Polga (Grêmio);
Laterais:
Cafu (Roma), Roberto Carlos (Real Madrid), Belletti (São Paulo) e Júnior (Parma);
Meio-campistas:
Gilberto Silva (Atlético-MG), Kleberson (Athletico-PR), Ronaldinho Gaúcho (PSG), Juninho Paulista (Flamengo), Denilson (Real Betis), Vampeta e Ricardinho* (Corinthians), Kaká (São Paulo);
Atacantes:
Ronaldo Fenômeno (Inter de Milão), Rivaldo (Barcelona), Luizão (Grêmio) e Edilson (Cruzeiro).
* Ricardinho foi convocado por Felipão para o lugar do cortado Emerson (Roma).
Número de convocados de Felipão por clube:
Como dissemos, Corinthians e São Paulo foram os clubes que mais jogadores convocados tiveram para a Copa do Mundo da Coreia do Sul e do Japão, em 2002.
Pelo Timão, o técnico Luiz Felipe Scolari levou o goleiro Dida e os meio-campistas Vampeta e Ricardinho (este, substituindo Emerson, da Roma, então titular e capitão, cortado na véspera da estreia, devido a uma luxação no ombro, lesão ocorrida quando atuava como goleiro em um rachão).
Já pelo Tricolor do Morumbi, foi o goleiro Rogério Ceni, o lateral-direito Belletti e um jovenzinho Kaká, meia-atacante que mais tarde também viria a brilhar no futebol europeu.
Corinthians: 3
São Paulo: 3
Grêmio: 2
Palmeiras: 1
Athletico Paranaense: 1
Atlético-MG: 1
Cruzeiro: 1
Flamengo: 1
Barcelona: 1
Bayer Leverkusen: 1
Betis: 1
Internazionale: 1
Lyon: 1
Milan: 1
Parma: 1
PSG: 1
Real Madrid: 1
Roma: 1
Siga o Betmotion nas redes sociais
Gostou deste conteúdo? Aposte agora mesmo no site do Betmotion. Confira as promoções e aproveite, também, para nos seguir nas redes sociais: