Neste domingo (22), Manchester City e Milan sagraram-se campeões da Premier League e da Serie A italiana. Na Inglaterra, foi com muita emoção.
Isso porque o time de Manchester chegou a estar perdendo para o Aston Villa por 2 a 0 em seu Etihad Stadium. E aquela derrota, caso se consumasse, daria o título ao Liverpool em caso de triunfo sobre o Wolverhampton em seu estádio Anfield.
Quando o brasileiro Philippe Coutinho fez o segundo gol do Villa, estava 1 a 1 o jogo entre Reds e Wolves, só que era esperada a virada do Liverpool, que havia saído atrás do placar. O português Pedro Neto fez 1 a 0. Dito e feito. Sadio Mané empatou, e os Reds viraram com gols de Mohamed Salah e Robertson. Final: 3 a 1.
Mas pouco antes do Liverpool virar o seu jogo, uma outra virada, ainda mais incrível, ocorreu no norte da Inglaterra. Em cinco minutos, o time de Pep Guardiola fez 3 a 2 graças aos gols de Gündoğan (dois) e Rodri.
Menção honrosa para Sterling, que foi o autor da jogada pela ponta direita que terminou no primeiro gol do meio-campista alemão de origem turca. Ali, começou a reação, que terminou com o gol do título dos Citizens, marcado pelo próprio Gündoğan.
Esse foi o oitavo título do Campeonato Inglês conquistado pelo Manchester City em sua história. Seis deles na era Premier League, tendo vencido quatro das últimas cinco edições.
The moment we’ve been waiting for! 🏆 pic.twitter.com/E4dzb9buvc
— Manchester City (@ManCity) May 22, 2022
Milan volta a ser campeão italiano após 11 anos
Já no Campeonato Italiano, não teve muita emoção, já que o Milan confirmou o favoritismo e venceu o Sassuolo por tranquilos 3 a 0, com dois gols do atacante francês Giroud e um do marfinense Kessié.
O empate já bastaria para o título do Milan, mas o fim do jejum de 11 anos sem ganhar o scudetto italiano veio em grande estilo. Milan, pela 19ª vez, campeão italiano!
It's all over. We've done it! 🏆❤️🖤
Ce l'abbiamo fatta! Siamo Campioni 🏆❤️🖤#SassuoloMilan #AlwaysWithYou #SempreMilan@Acqua_Lete pic.twitter.com/Ok2f3dBAiV
— AC Milan (@acmilan) May 22, 2022
Principal adversário do campeão Rossonero, a Internazionale igualmente venceu o seu jogo: 3 a 0 sobre a Sampdoria, em Milão. Mas, além da vitória, precisava que o rival perdesse, resultado que passou longe de acontecer neste domingo.