Início » Colunas » Coluna do Verchai » Tudo do duelo entre Santos e Athletico Paranaense

Tudo do duelo entre Santos e Athletico Paranaense  

Peixão e Furacão definem primeira vaga para as semifinais da Copa do Brasil. Confira as probabilidades:

estádio do Santos, Vila Belmiro, em Santos/SP
Santos estreia na Libertadores 2021 na noite desta terça (9), na Vila Belmiro, contra o Deportivo Lara, da Venezuela (Divulgação: Santos FC)

Às 21:30 (no horário de Brasília) desta terça-feira (14), Santos e Athletico Paranaense voltam a se enfrentar pela Copa do Brasil, agora na Vila Belmiro, pela partida de volta das quartas de final, que vai contar com transmissão do SporTV para a TV fechada (além do canal Premiere em pay-per-view). Na primeira partida, na Arena da Baixada, o Athletico venceu pelo placar simples de 1 a 0, com gol de cabeça do centroavante Renato Kayzer em cobrança de escanteio, o que confirmou a leve superioridade que a equipe paranaense teve na partida. Ainda assim, o próprio Renato Kayzer protagonizou um lance polêmico que poderia ter mudado o destino desta decisão, no qual abriu os braços para manter o domínio da bola dentro da área atleticana, mas o árbitro Marcelo de Lima Henrique, próximo da jogada, nada marcou. Agora, quase 3 semanas após a partida de ida, em Curitiba, Santos e Athletico voltam a se enfrentar, desta vez na Baixada Santista e com mudanças consideráveis dos dois lados. O fato que mais chama a atenção é que ambos os times mudaram de técnico. O Santos, antes comandado por Fernando Diniz, agora tem Fabio Carille como técnico, o qual chegou a menos de uma semana e estreou com empate sem gols diante do Bahia pelo Campeonato Brasileiro (resultado que encerrou uma sequência de 3 derrotas). O Athletico Paranaense, por sua vez, aceitou o pedido do então técnico, o português António Oliveira, de deixar o cargo a disposição, depois da eliminação para o Cascavel nas semifinais do Campeonato Paranaense (adiada em razão da pandemia). Com o pouco tempo para pensar em uma solução, o Furacão acabou sendo comandado, mais uma vez, pelo diretor-técnico Paulo Autuori, que também deve estar à frente do time nesta terça-feira, no confronto com o Santos na Vila Belmiro.

Como chega o Santos para a decisão e quais suas chances de classificação?

O Peixe chega para a partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil precisando vencer por dois gols de diferença para confirmar vaga nas semifinais, que passou a ser o grande objetivo do clube desde a eliminação na Copa Sul-Americana e, também, pela campanha ruim no Campeonato Brasileiro. A Copa do Brasil se tornou atrativa para o Santos tanto pela garantia de um lugar direto na fase de grupos da próxima Copa Libertadores da América, como, e principalmente, pela alta premiação que é dada nesta reta final da competição. Não é novidade para ninguém os problemas financeiros que enfrenta o Santos, que se desfez de basicamente todo o time que chegou na final da última Libertadores, a qual, vale lembrar, aconteceu ainda neste ano (restaram apenas os laterais, Felipe Jonatan e Pará, além do goleiro John, do ponta Lucas Braga, e de Marinho, que parece também estar próximo de deixar o clube). O problema é que, exatamente por não contar mais com tantos nomes importantes, o Santos encontra muita dificuldade para se manter em um alto nível de competitividade, tanto é que, neste momento, está sem vencer há 7 partidas. No último jogo, que foi o primeiro sob o comando do novo técnico, Fábio Carille, o Santos conseguiu mostrar uma solidez defensiva que não se via há algum tempo, mas, em contrapartida, caiu bastante ofensivamente, tendo levado pouquíssimo perigo ao adversário. Por outro lado, destaca-se o retorno de Marinho e o momento ruim que também vive o Athletico Paranaense, adversário do Santos nestas quartas de final. O camisa 11 do Santos pode ser fundamental para que a equipe alcance uma vaga nas semifinais e, com isso, possa até mantê-lo no clube por mais algum tempo. Além de tudo isso, o torcedor santista ainda pode se apegar no retrospecto dos jogos contra o Athletico na Vila Belmiro, pois o Furacão venceu o Peixe na Baixada Santista apenas uma vez, em 25 partidas disputadas: foram 17 vitórias do Santos e outros 7 empates. Aqui na Betmotion a odd é de 2.14 para quem aposta em vitória do Santos.

Como chega o Athletico Paranaense para a decisão e quais suas chances de classificação?

O Furacão tem como seu maior trunfo nesta partida contra o Santos, na Vila Belmiro, a vantagem da vitória conquistada na partida de ida, na Arena da Baixada. Apesar de ter vencido por um placar simples e não ter mais a vantagem de se classificar em caso de uma derrota por 2 a 1, por exemplo, por ter marcado gol fora de casa (a decisão, em qualquer empate no placar agregado, vai para as penalidades), o Athletico vai entrar em campo um pouco mais tranquilo do que o Santos. Além disso, o Athletico tem a “vantagem” de ainda estar na luta pelo título da Copa Sul-Americana, razão pela qual uma possível eliminação nesta Copa do Brasil não seria nenhuma tragédia, como possivelmente será para o Santos caso seja eliminado. E é exatamente esta fragilidade santista que poderá ser utilizada pelo técnico Paulo Autuori para que seu time consiga controlar a partida na Vila Belmiro. O Athletico não vai poder contar com o jovem Jader, que se destacou na primeira partida destas quartas de final e, agora, está machucado, mas vai ter o restante do elenco preparado para a decisão. Diferentemente de Fábio Carille, que praticamente caiu de paraquedas na Baixada Santista, o técnico Paulo Autuori conhece muito bem o elenco que tem a sua disposição e certamente vai endurecer o confronto para o Santos, que pode encontrar dificuldade para alcançar uma vitória, principalmente se o Athletico conseguir marcar no primeiro tempo. A Betmotion apresenta odd de 2.30 para quem aposta na chance de o Athletico marcar o primeiro gol.

Deixe um comentário