Vitória em jogo duro contra o Atlético Goianiense garante invencibilidade e liderança isolada ao Red Bull Bragantino.
Na última segunda-feira (28), a partida entre Atlético Goianiense e RB Bragantino, em Goiânia, encerrou a sétima rodada do Campeonato Brasileiro em grande estilo. Uma das grandes surpresas deste Brasileirão, o Atlético Goianiense tentava manter a invencibilidade em seu território e, quem sabe, acabar com a invencibilidade do RB Bragantino para aparecer na zona de classificação para a próxima Libertadores da América mesmo com uma partida a menos. Mesmo se tratando do líder invicto como adversário, o Dragão estava confiante, principalmente em casa, e começou a partida pressionando para abrir o placar. Logo no primeiro minuto do jogo, Natanael escapou pela ponta esquerda e rolou na entrada da área para Marlon Freitas obrigar Cleiton a fazer uma grande defesa. Com o passar do primeiro tempo, o desenho da partida ficou claro: o RB Bragantino pressionava a saída de bola do adversário, enquanto o Atlético Goianiense se fechava no campo de defesa e tentava sair rápido nos contra-ataques, apesar de, em alguns momentos, também ter buscado controlar a posse. As melhores chances da equipe do interior de São Paulo foram em jogadas pela linha de fundo, que na maioria terminavam em cruzamento na área: na melhor chance, Léo Ortiz desviou de cabeça e Fernando Miguel salvou no reflexo. Foi só na reta final do segundo tempo, quando o Atlético Goianiense tentou subir a marcação para buscar a vitória, que o Bragantino conseguiu marcar: Helinho ganhou de Igor Cariús no meio e esticou para Weverton, que avançou até invadir a área e bateu firme para estufar a rede. A vitória magra, pelo placar de 1 a 0, foi a quarta consecutiva da equipe da Red Bull, que agora lidera o Campeonato Brasileiro de forma invicta e com quatro pontos de vantagem para o vice-líder, Athletico Paranaense. Já o Atlético Goianiense, que tem uma partida atrasada para fazer (fora de casa, contra o Cuiabá), soma 10 pontos em 6 rodadas disputadas e é o 7º colocado do Brasileirão neste momento.
O que você precisa saber sobre o líder invicto e isolado da Série A do Campeonato Brasileiro?
O confronto entre Atlético Goianiense e RB Bragantino poderia ser completamente desinteressante alguns anos atrás (até mesmo no ano passado), mas, na temporada atípica de 2021, valia a liderança isolada do Brasileirão para um, e um lugar no G-4 para o outro. O Atlético Goianiense vive grande fase: está classificado para as oitavas de final da Copa do Brasil (deixando o Corinthians pelo caminho) e já venceu Fluminense e até o São Paulo pelo Brasileirão. E se o Dragão, que é comandado por Eduardo Barroca há apenas um mês, já está fazendo campanha surpreendente no Campeonato Brasileiro, o que dizer do RB Bragantino, equipe com investimento milionário que faz campanha extraordinária neste Campeonato Brasileiro. A equipe da Red Bull é a única que ainda não sabe o que é perder no Brasileirão, tendo vencido cinco das sete rodadas que disputou. E vale destacar que as vitórias do RB Bragantino foram sobre Palmeiras, Flamengo, Corinthians e, na primeira rodada, a Chapecoense (que terminou no placar mais elástico do Massa Bruta, de 3 a 0), além de Atlético Goianiense. A equipe de Bragança Paulista é muito bem comandada pelo jovem Mauricio Barbieri, técnico de apenas 40 anos que já passou pelo Red Bull Brasil e chegou até o Flamengo em 2018, mas também é muito bem administrada pelo pela direção. O RB Bragantino já investiu mais de 150 milhões de reais em contratações de jogadores com até 23 anos e já montou um esquadrão de promessas para lutar na parte mais alta da tabela de classificação da Série A do Campeonato Brasileiro. O nome mais recente anunciado pelo Massa Bruta foi Bruno Praxedes, meia de apenas 19 anos que já era titular no Internacional, mas o colorado precisava fazer caixa e acertou a saída do jogador por pouco mais de 35 milhões de reais. Nesta segunda-feira (28) mesmo, porém, o Bragantino fechou a contratação definitiva do meia de 26 anos, Lucas Evangelista, que vem sendo um dos principais nomes do técnico Mauricio Barbieri. Tudo isso para destacar o forte trabalho que vem sendo feito no atual líder invicto e isolado do Brasileirão. O próximo compromisso do RB é na quinta-feira (01/07), às 16 horas, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, contra o Ceará (12º colocado com 9 pontos).
Prévia da oitava rodada do Brasileirão.
A sétima rodada acabou de se encerrar e já nesta quarta-feira (30) se inicia a oitava rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Dois jogos abrem a nova rodada às 16 horas (de Brasília), com transmissão exclusiva do canal Premiere (em pay-per-view): o Fortaleza recebe a Chapecoense no Castelão e o Fluminense enfrenta o Athletico Paranaense no Maracanã. O Fortaleza é amplo favorito para vencer a partida que acontece no Ceará, não só porque enfrenta uma equipe que ainda não conseguiu vencer no campeonato, mas principalmente porque os comandados do argentino Juan Pablo Vojvoda querem voltar a vencer para seguir firme no G-4 do Brasileirão. Já no Rio de Janeiro, o Fluminense vai ter uma missão das mais complicadas para conquistar os três pontos e ter chances de dormir na zona de classificação para a próxima Libertadores, pois enfrenta o atual vice-líder do campeonato. O Athletico Paranaense tem uma partida atrasada para fazer (em casa, contra o Flamengo) e, mesmo assim, divide a vice-liderança do Brasileirão com o Palmeiras, que soma os mesmos 13 pontos do Furacão tendo disputado as 7 rodadas e está na 3ª posição pelo saldo de gols.
Às 19 horas (de Brasília) desta quarta-feira (30) acontecem outras duas partidas: em Salvador, o Bahia espera voltar a vencer para voltar a aparecer no G-4, enquanto o América Mineiro tenta somar pontos para escapar da zona de rebaixamento; já em Porto Alegre, no Beira-Rio, o Internacional recebe o Palmeiras pensando em somar pelo menos um ponto para não cair na tabela de classificação, e a igualdade é bastante possível de ser predominante no placar, visto que o Verdão também pode ficar satisfeito com um empate, que serve para mantê-lo no G-4.
Às 20:30 (horário de Brasília), o Santos (6º colocado com 11 pontos) recebe o Sport (15º colocado com 5 pontos) na Vila Belmiro pensando em nada além de alcançar a segunda vitória consecutiva para terminar a rodada no G-4. Finalmente, às 21:30, a Rede Globo transmite, para diferentes estados do Brasil, duas partidas: Juventude x Grêmio em Caxias do Sul e o clássico Corinthians x São Paulo em Itaquera.