Início » Colunas » Coluna do Verchai » Definição do grupos A, B, C e D da Liga dos Campeões

Definição do grupos A, B, C e D da Liga dos Campeões  

Lanterna do grupo B, Atlético de Madrid depende de vitória fora de casa para ter chances de avançar às oitavas de final.

(Foto: divulgação/Atleti)

Depois de três temporadas, o Atlético de Madrid pode voltar a ficar de fora do mata-mata da Liga dos Campeões. A equipe de Diego Simeone caiu em um grupo complicadíssimo, no qual é o único a nunca ter levantado a taça de campeão, e chega para a última rodada em situação delicada.

O Atlético de Madrid visita o Porto no estádio do Dragão, em Portugal, às 17 horas (de Brasília) desta terça-feira (7), com transmissão do Space para a TV fechada. Só a vitória interessa aos Colchoneros para que tenham chances de assumir a vice-liderança do grupo e, assim, voltem a estar nas oitavas de final da Liga dos Campeões. No entanto, nem mesmo a vitória garante a vaga para o time de Simeone, uma vez que, se o Milan conseguir acabar com o 100% de aproveitamento do Liverpool e vencer jogando na Itália, garante a vice-liderança do grupo independentemente da vitória do Atlético de Madrid.

Em caso de derrota, o Atlético termina a fase de grupos na lanterna do grupo B e, consequentemente, estará fora do mata-mata da Liga dos Campeões e, também, da Liga Europa. O único que depende apenas de si para ficar com a vice-liderança do grupo B é exatamente o Porto, que chega para esta última rodada somando 5 pontos (1 a mais que o Milan, 3º colocado, e que o Atlético, lanterna pelo primeiro critério de desempate – o confronto direto).

Atlético e Porto se enfrentaram lá na primeira rodada, na Espanha, e empataram sem gols em uma partida bastante movimentada, que aconteceu de tudo (inclusive um gol, do Porto, que foi anulado). A expectativa é de mais um grande jogo nesta terça-feira, em Portugal, desta vez com grandes chances de a rede balançar até mais de uma vez, tendo em vista a necessidade das equipes pela vitória. No mesmo dia e horário, a “HBO Max” transmite com exclusividade, por streaming, o confronto do Milan, em San Siro, contra o líder invicto e isolado do grupo, o Liverpool.

Até por já estar garantido na primeira posição do grupo, a expectativa é de que o técnico Jürgen Klopp poupe pelo menos parcialmente o seu time titular, de forma que o Milan vai ter boas chances de somar os 3 pontos. Neste caso, uma vitória do Atlético de Madrid serviria apenas para garantir a 3ª posição do grupo B e, consequentemente, uma vaga no mata-mata da Liga Europa.

Real Madrid defende a liderança do grupo D em confronto direto com a Internazionale na Espanha

Também às 17 horas (de Brasília) desta terça-feira (7), o Real Madrid recebe a Inter de Milão no Santiago Bernabéu em um confronto direto na luta pela liderança do grupo D, que vai ser transmitido pela TNT na TV fechada. Além da vantagem de jogar em casa, o Real chega para esta última rodada na liderança do grupo, com dois pontos de vantagem para a Inter, que por ter outros 4 pontos de vantagem para o 3º colocado, o Sheriff, também já está garantida na próxima fase da Liga dos Campeões. A única disputa que vai estar em campo é exatamente pela liderança do grupo, que garante uma relativa vantagem nas oitavas de final, tendo em vista que os líderes ficam em um pote e os vice-líderes em outro no sorteio dos confrontos, e os líderes tem a vantagem de fazer a partida de volta, decisiva para a classificação, em casa. Os Merengues chegam motivados por uma sequência de oito vitórias, estando sem perder há 11 partidas, e têm a vantagem de jogar em casa e de precisar de um simples empate para garantir a liderança do grupo, mas, por outro lado, o técnico Carlo Ancelotti não vai contar com o seu artilheiro e maestro, Karim Benzema. Do outro lado, a Internazionale vive sequência de cinco vitórias, também estando sem perder há 11 partidas, e o técnico Simone Inzaghi vai contar com os retornos de Lauraro Martínez e Arturo Vidal. No outro confronto do grupo, o Shakhtar Donetsk recebe o Sheriff na Ucrânia pela honra, uma vez que, somando apenas um ponto, já não tem chance de sair da lanterna do grupo (o Sheriff, garantido na 3ª posição, tem vaga garantida no mata-mata da Liga Europa).

Leipzig recebe o Manchester City na Alemanha em busca da 3ª posição do grupo A

Já garantido na liderança do grupo, o Manchester City visita o Leipzig na Red Bull Arena às 14:45 (no horário de Brasília) desta terça-feira (7), com transmissão do Space. Os Citizens chegam para a partida sem qualquer responsabilidade e, como tomaram a liderança da Premier League na última rodada, o técnico Josep Guardiola deve poupar seus principais jogadores para a competição nacional neste momento, na qual busca o bicampeonato. Melhor para o time da Red Bull, que precisa somar os três pontos para garantir a 3ª posição do grupo A e, assim, se classificar para o mata-mata da Liga Europa, tendo em vista que chega para esta última rodada somando os mesmos 4 pontos do Club Brugge, que ocupa a última posição pelo primeiro critério de desempate (o confronto direto). A equipe belga, no mesmo dia e horário, com transmissão da TNT, visita o Paris Saint-Germain no Parque dos Príncipes. Assim como o City, o PSG não tem qualquer pretensão com o confronto, tendo em vista que não pode alcançar a liderança do grupo e tampouco perder a vice-liderança, mas a expectativa é de que apresente maior resistência ao Club Brugge jogando em casa do que o Manchester jogando fora contra o Leipzig.

Por fim, também acontece nesta terça-feira os jogos do grupo C, no qual tudo já está definido. O Ajax, garantido na liderança, recebe, às 17 horas (de Brasília) na Amsterdam Arena, o Sporting, que não pode alcançar a liderança, mas também já não tem possibilidade de perder a vice-liderança. O Borussia Dortmund, garantido na 3ª posição do grupo e, consequentemente, com vaga para disputar o mata-mata da Liga Europa, recebe o Besiktas no Signal Iduna Park, o qual não tem chances de deixar a lanterna do grupo. Ambas as partidas vão ser transmitidas com exclusividade pelo “HBO Max” em streaming.

Deixe um comentário