O Palmeiras começa em vantagem a final da Copa do Brasil. Bateu o Grêmio, por 1 a 0, na noite deste domingo (28/02), em Porto Alegre (RS).
O zagueiro fazedor de gols Gustavo Gómez marcou, de cabeça, aproveitando cobrança de escanteio no primeiro tempo. E foi pouco, tamanha foi a superioridade alviverde na Arena gremista.
Não é exagero dizer que o Palmeiras perdeu a chance de, no mínimo, fazer uns 3 a 0 no Grêmio. Isso enquanto os dois times tinham 11 jogadores.
Aos 19 da etapa final, Luan, companheiro de Gustavo Gómez na zaga palmeirense, voltou a prejudicar o time. Ele, que cometeu o pênalti da derrota para o Tigres, na semifinal do Mundial de Clubes, dessa vez deixou o Verdão com um a menos ao dar uma irresponsável cotovelada em Diego Souza.
A partir disso, só deu Grêmio, que de presa fácil acabou pressionando o Palmeiras, mas faltou repertório ofensivo. Muitos chuveirinhos e poucas chances claras.
Destaque negativo para Renato Portaluppi, que segue fazendo a alegria dos adversários com sua opção por marcação homem a homem em escanteios, e que errou feio ao não começar com Ferreirinha de titular. Só colocou o jogador veloz e driblador no desespero, com um jogador a mais.
Como fica a decisão
Com o 1 a 0 do Palmeiras na Arena do Grêmio, agora o Verdão tem a vantagem do empate para ser campeão em casa, domingo que vem, 7 de março, no Allianz Parque, em São Paulo.
Inclusive, o Fluminense está de olho. Isso porque pode ir direto à fase de grupos da Copa Libertadores se o Palmeiras confirmar o título.
Isso acontece porque o Verdão já possui vaga direta, pelo fato de ser o atual campeão, e então o Flu a herdaria, por ter ficado em quinto no Brasileirão.