Em partida surpreendente, Atlético Goianiense supera o Fluminense com gol nos acréscimos e garante a última vaga.
Nessa semana aconteceram as partidas de volta da 4ª e última fase da Copa do Brasil, que definiram os últimos 5 times classificados para as oitavas de final da Copa do Brasil. Nesta quinta-feira (24), o Atlético Goianiense recebeu o Fluminense no Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, em Goiás, para a disputa da última vaga na próxima fase da competição. Na primeira partida, no Estádio do Maracanã, o Fluminense havia vencido o Atlético por 1 a 0, placar que colocava o time carioca em boa vantagem, pois bastava um empate fora de casa para avançar. O problema foi que o Dragão apresentou, dentro de casa, um futebol bem diferente daquele que praticou no Rio de Janeiro, oportunidade em que tinha apostado em um sistema mais defensivo. Em Goiânia, o Atlético foi pra cima do Fluminense desde os primeiros minutos. Marlon Freitas teve a primeira boa oportunidade na área, recendo cruzamento de Gustavo Ferrareis, mas bateu mal e mandou pra fora. Só que o Atlético Goianiense seguiu pressionando para abrir o placar e o gol veio ainda aos 10 minutos do primeiro tempo, quando Hyuri apareceu na ponta esquerda para fazer jogada com Gustavo Ferrareis. O camisa 11 recebeu passe esticado na linha de fundo para fazer o cruzamento: ninguém do Atlético apareceu para completar pro gol, mas Muriel falhou para fazer a defesa e acabou entregando nos pés de Chico, que só teve o trabalho de empurrar pra rede. A partida ficou mais truncada no meio de campo depois do gol, mas a proposta ofensiva do Dragão continuou funcionando melhor, mas quem balançou a rede foi o Fluminense: em cobrança de escanteio nos acréscimos da etapa final, Luccas Claro subiu mais que todo mundo para deixar tudo igual no placar. O gol foi um balde de água fria para a equipe comandada por Vágner Mancini, que, nesta altura, precisava vencer por 2 gols de diferença em razão do gol sofrido em casa. Mas o intervalo pareceu ter sido tempo suficiente para o técnico recolocar sua equipe no jogo, pois o Atlético voltou para o segundo tempo com a mesma pegada do início da partida. E depois de muita pressão, que quase custou a classificação por conta dos espaços que o Fluminense teve para contra-atacar, o Dragão voltou à frente do placar. Em finalização forte de Janderson da entrada da área, Muriel mais uma vez “espirrou o tapa” e deu rebote para Marlon Freitas, que soltou o pé quase da marca do pênalti para fazer o 2 a 1. No entanto, o Atlético precisava de mais um gol para avançar na competição, e aos 48 do segundo tempo, ele veio: Nicolas fez belo passe para Matheuzinho nas costas da marcação, e o atacante rolou para Matheus Vargas dar a classificação à equipe goianiense.
Ceará, América Mineiro, Juventude e Botafogo foram os outros classificação às oitavas de final da Copa do Brasil
Na quarta-feira (23), em São Januário, o Vasco recebeu o Botafogo precisando vencer por 2 gols de diferença para avançar, ou descontar a vitória simples (por 1 a 0) sofrida na partida de ida para levar a decisão aos pênaltis. No entanto, a equipe cruz-maltina pouco fez na partida, e o Botafogo conseguiu segurar a vantagem construída no primeiro jogo para avançar às oitavas de final da Copa do Brasil e, com isso, garantiu pouco mais de 2,5 milhões de reais na conta, assim como os demais classificados.
Também na quarta-feira, o Ceará, que já havia vencido na primeira partida (por 2 a 0), recebeu o Brusque na Arena Castelão e não tomou conhecimento da equipe catarinense, a qual disputa a Série C do Campeonato Brasileiro. O Brusque até saiu na frente com Alex Sandro em cobrança de pênalti e preocupou o Vozão até os 45 minutos do primeiro tempo, quando Vinícius Goes (o Vina) penetrou pelas linhas de marcação da equipe catarinense e deixou Rafael Sobis na cara do gol para empatar a partida. À partir de então, foi só alegria para o Ceará. Depois do intervalo, o alvinegro cearense não só reverteu o placar, com mais um gol de Rafael Sóbis, como aumentou a vantagem com Bérgson, com gol contra de Airton e, finalmente, com Tiago Pagnussat, fechando 5 a 1 sobre o Brusque (7 a 1 no placar agregado).
Na terça-feira (22), América Mineiro e Juventude foram os primeiros a garantirem vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil, além daqueles que entram diretamente nesta fase da competição (os classificados para a Libertadores: Flamengo, Santos, Palmeiras, Grêmio, Athletico Paranaense, São Paulo, Internacional e Corinthians; e os campeões da Série B, RB Bragantino, da Copa do Nordeste, Fortaleza, e da Copa Verde, o Cuiabá). Enfrentando a Ponte Preta, o América Mineiro mostrou superioridade na partida da volta, em casa, após empate em 2 a 2 em Campinas, e conseguiu vencer com tranquilidade. Felipe Azevedo, Alê e Rodolfo marcaram para o Coelho, e Apodi descontou para a Macaca nos minutos finais, já sem qualquer chance de reação. Já o Juventude teve muito mais dificuldade para passar pelo CRB. Depois de vitória por 2 a 0 em Santa Catarina, o Juventude viu o CRB abrir o placar na partida da volta, em Alagoas, com Léo Gamalho, ainda no primeiro tempo. Na etapa final, porém, com mais vontade do que qualidade de criação, o CRB apostou nas bolas aéreas para buscar o 2º gol e levar a partida para os pênaltis, mas o Juventude conseguiu se segurar e garantiu a classificação.
No dia 1º de outubro (próxima quinta-feira), às 11h30 da manhã (horário de Brasília), na sede da CBF, no Rio de Janeiro, com transmissão online, será feito o sorteio dos confrontos e, também, do mando de campo, das oitavas de final da Copa do Brasil. Desta vez, como não há divisão dos times em potes, qualquer confronto é possível (incluindo um Palmeiras x Corinthians, Santos x São Paulo, Flamengo x Botafogo, Grêmio x Internacional ou Fortaleza x Cerará).