Barcelona, do craque Lionel Messi, enfrenta a Juventus, de Cristiano Ronaldo, na luta pela liderança do grupo G da Liga dos Campeões
Nesta terça-feira (08), o Barcelona recebe a Juventus no Camp Nou, pela última rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Tendo vencido no primeiro confronto (2 a 0 fora), o Barcelona carrega para esta segunda partida contra a Juve a vantagem de precisar apenas do empate para garantir o 1º lugar do grupo e, assim, teoricamente, um adversário mais fraco nas oitavas.
Ainda que os clubes não façam, até esse momento, grandes campanhas em seus campeonatos nacionais, tiveram uma participação muito sólida neste grupo G da Liga dos Campeões. O Barcelona segue 100% na liderança, e a Juventus só perdeu para o líder. Naquela oportunidade, porém, o time de Turim não contava com o seu principal jogador: Cristiano Ronaldo. Do outro lado, os blaugranas contavam com o argentino Lionel Messi, que foi decisivo para a vitória por 2 a 0 do Barcelona com uma assistência e um gol. Mas a Velha Senhora vai contar com o craque português na partida desta terça-feira e certamente vai em busca de uma vitória. Como o Barcelona também vai contar com Lionel Messi entre os titulares, esta será a 36ª vez que os “eternos rivais” do mundo do futebol vão se enfrentar. O camisa 10 argentino leva vantagem no confronto direto, com 16 vitórias e 22 gols marcados, contra 10 triunfos e 19 bolas nas redes do camisa 7 português. Especificamente pela Liga dos Campeões, esta vai ser a primeira vez que Messi e Ronaldo se enfrentam logo na fase de grupos. O primeiro confronto entre eles aconteceu ainda na temporada 2007/08, quando, pelo Manchester United, Cristiano Ronaldo levou a melhor diante do Barcelona de Messi nas semifinais e acabou conquistando o título em cima do Chelsea. Só que Messi “descontou” a derrota logo na temporada seguinte (2008/09), quando marcou um dos gols da vitória do Barcelona, por 2 a 0, sobre o Manchester United, na grande final da Liga dos Campeões. A última vez que os dois se enfrentaram pela principal competição europeia foi há 10 temporadas (2010/11), quando, pelo Real Madrid, Cristiano Ronaldo mais uma vez caiu diante do Barcelona de Lionel Messi. Na partida desta terça-feira, não há nenhuma grande decisão, pois tanto a Juventus de Ronaldo como o Barcelona de Messi já estão garantidos nas oitavas de final. Mesmo assim, não há dúvidas de que nenhum dos dois vai querer sair derrotado, assim como, de olho na liderança do grupo, a Juventus vai estar em busca da vitória e o Barça de ao menos um empate. Vale destacar que, enquanto a Juventus não perde há 8 partidas e vem de 2 vitórias consecutivas (em alta no Campeonato Italiano), o Barcelona acumula tropeços no Campeonato Espanhol, sendo apenas o 10º colocado na tabela de classificação, com 12 pontos a menos que o líder Atlético de Madrid. Portanto, apesar de não decidir muita coisa, a partida entre Juventus e Barcelona pode ser, pelo menos, um ponto de virada para uma das equipes na temporada.
PSG, Manchester United e RB Leipzig lutam por 2 vagas nas oitavas da Liga dos Campeões
Pouco mais de 100 dias após disputar uma final de Liga dos Campeões, o Paris Saint-Germain se vê em outra decisão pelo campeonato europeu, mas ainda pela fase de grupos. Desta vez, porém, a questão é de sobrevivência (para não cair já na primeira fase), mas a missão é bem mais tranquila. Ao invés de ter de vencer o Bayern de Munique para erguer o tão sonhado troféu da Liga dos Campeões, a equipe parisiense precisa de pelo menos um empate diante do Istambul Basaksehir (lanterna do grupo), às 17 horas desta terça-feira, no Parque dos Príncipes, para avançar às oitavas de final. Por conta disso, as chances de o PSG se classificar para a próxima fase é de 99% de acordo com o FiveThirtyEight (site parceiro da ESPN que usa uma série de combinações matemáticas para calcular as probabilidades de cada jogo). Vale lembrar que o PSG conquistou uma vitória fundamental sobre o Manchester United na última rodada, em pleno Old Trafford, e, agora, dificilmente vai deixar a classificação escapar. É provável que a definição de quem vai ficar fora das oitavas de final aconteça na outra partida do grupo, na Red Bull Arena, em Leipzig, onde o RB enfrenta o Manchester United. Os Red Devils começaram esta fase de grupos de forma impressionante: vitória sobre o PSG fora na estreia e goleada por 5 a 0 sobre o RB na 2ª rodada. O Manchester United tinha tudo para se isolar ainda mais na liderança com duas vitórias sobre o “saco de pancadas” Istambul Basaksehir, mas uma inesperada derrota diante da equipe turca colocou tudo a perder. Mesmo assim, o Manchester United ainda lidera o grupo e depende apenas de um empate com o RB nesta terça-feira para garantir seu lugar no mata-mata da Liga dos Campeões. No entanto, apesar da goleada no primeiro confronto com os alemães, o Manchester United não vai ter facilidade para se classificar. Uma das razões para esta certeza é que o Leipzig venceu todas as 7 partidas que disputou na RB Arena nesta temporada (5 pelo Campeonato Alemão e 2 pela Liga dos Campeões). O time alemão vem de um grande jogo com o Bayern de Munique pelo campeonato nacional, que terminou em 3 a 3, e certamente tem suas chances de avançar no campeonato europeu. O RB Leipzig é atual semifinalista da Liga dos Campeões e não deve estar interessado em disputar a Liga Europa nesta temporada. Do outro lado, porém, o Manchester United se apoia no peso de uma camisa que ostenta 3 títulos de Liga dos Campeões e conta com um elenco muito sólido sob o comando de Ole Gunnar Solskjaer, que sabe montar um time preparado para enfrentar qualquer adversário, onde quer que seja.