Confronto da penúltima rodada pode valer o título do Brasileirão 2020
Um ponto à frente na classificação do Campeonato Brasileiro, Internacional desafia o atual campeão, Flamengo, domingo (21), às 16h, no Maracanã. Se vencer, o Colorado é campeão, porque abrirá quatro pontos de vantagem.
Na rodada passada, o time gaúcho venceu o Vasco por 2 a 0, em São Januário, e foi aos 69 pontos.
⚽ Segue! O @scinternacional foi à São Januário e saiu com três pontos! Os gols você confere agora… #BRINT
📹 @canalpremiere pic.twitter.com/v9Ftiz25lX
— Brasileirão Betano (@Brasileirao) February 15, 2021
O Mengão, por sua vez, derrotou o Corinthians, no Maraca, por 2 a 1, indo a 68 na classificação.
⚽ O @flamengo fez sua parte e agora espera um jogo decisivo na próxima rodada! Hoje foi assim no @maracana… #BRFLA
📹 @RedeGlobo pic.twitter.com/8bMlXUyv0l
— Brasileirão Betano (@Brasileirao) February 15, 2021
Quanta diferença em relação ao Brasileiro de 2019
Se no ano passado o Flamengo não teve qualquer problema para abrir larga vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro e, consequentemente, ficar com o título nacional, a atual temporada está sendo totalmente diferente. A começar pelo período de duração do campeonato: antes disputado do fim de abril até meados de dezembro (cerca de oito meses), nesta temporada começou em agosto de 2020 e vai terminar agora, no fim de fevereiro de 2021 (pouco mais de seis meses).
Em meio à parada, o técnico Jorge Jesus viajou para Portugal e, ao fim do Campeonato Carioca, acertou sua transferência para o Benfica e obrigou o Flamengo a correr atrás de um substituto para o início do Campeonato Brasileiro. Depois de muitos boatos, o rubro-negro carioca anunciou a contratação do espanhol Domènec Torrent, que já trabalhou como auxiliar de Pep Guardiola e estava treinando uma equipe dos Estados Unidos.
O início do treinador, no entanto, passou longe do esperado pela torcida: com problemas de Covid no elenco e lesões de jogadores importantes, Domènec Torrent foi demitido pelo Flamengo, deixando o clube após a 20ª rodada, com o Fla na 4ª posição da tabela.
De imediato, Rogério Ceni foi chamado para assumir a equipe já na partida seguinte, válida pelas quartas de final da Copa do Brasil. O Flamengo acabou eliminado pelo São Paulo logo de cara e, logo na sequência, caiu para o Racing nas oitavas da Libertadores.
Querendo ou não o rubro-negro focou suas forças na busca pelo bicampeonato brasileiro e, a duas rodadas do fim, depende apenas de si mesmo para erguer o troféu nacional pelo segundo ano consecutivo. Mesmo ocupando o segundo lugar da tabela de classificação neste momento, o Flamengo fatura mais um título do Campeonato Brasileiro se vencer as duas últimas rodadas. E neste domingo (21), às 16 horas, o rubro-negro faz a partida que deve definir o campeão, enfrentando o atual líder, Internacional, que joga por um empate para chegar na última rodada dependendo apenas de si mesmo para conquistar o título.
Internacional tenta quebrar jejum de quatro décadas sem o título nacional
Sem vencer a Série A do Campeonato Brasileiro desde 1979, o Internacional está muito próximo de acabar com a seca e faturar o título pela quarta vez em sua história. Voltar a vencer a primeira divisão nacional parecia algo distante alguns anos atrás, quando o Inter perdeu D’Alessandro, fez apostas equivocadas e acabou rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro.
Em 2018, porém, o camisa 10 argentino estava de volta ao colorado e o colorado estava de volta à elite nacional, e já em seu primeiro ano alcançou vaga direta para a fase de grupos da Libertadores. Em 2019, o Internacional voltou a fazer campanha regular no Campeonato Brasileiro, parou nas quartas da Libertadores e, na Copa do Brasil, chegou até a decisão, mas acabou perdendo o título para Athletico Paranaense.
Com mais uma frustração, a diretoria do clube gaúcho apostou em uma outra abordagem: se juntou a outros times brasileiros e selecionou um técnico estrangeiro para comandar a equipe. Apesar de ter mantido a freguesia para o Grêmio no estadual, o Inter embalou no Campeonato Brasileiro e conseguiu passar pelas fases preliminar e de grupos da Libertadores.
Na 20ª rodada da competição nacional, porém, o técnico Eduardo Coudet acertou com o Celta de Vigo, da Espanha, e deixou o colorado na liderança do Brasileirão. Para “tapar o buraco”, o Internacional contratou Abel Braga, que assumiu a equipe às vésperas da partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil. Nos pênaltis, a equipe gaúcha foi eliminada tanto na Copa do Brasil como nas oitavas de final da Libertadores, contra o Boca Juniors.
As eliminações, no entanto, foram como uma bênção para o colorado, que focou no Campeonato Brasileiro e embalou a maior sequência de vitórias da história da competição (desde que passou a ser disputada no atual formato, em 2003): com nove triunfos consecutivos, superou as marcas do Cruzeiro de Vanderlei Luxemburgo e do Flamengo de Jorge Jesus, que alcançaram oito vitórias consecutivas. Como não poderia deixar de ser, o Internacional retomou a liderança da Série A e chega para as duas últimas rodadas com vantagem de um ponto para o segundo colocado.
Como chegam as equipes para a partida decisiva
O duelo entre Flamengo e Internacional deste domingo, no Maracanã, às 16h, vai ser transmitido pela Rede Globo para para todo o Brasil, exceto São Paulo, que assistirá à Corinthians x Vasco. O Premiere (pay-per-view) exibe o duelo entre rubro-negros e colorados para todo o País.
A conta é simples: se o Flamengo vencer jogando em casa, vai para a última rodada com dois pontos de vantagem para o Inter na liderança; caso a equipe gaúcha saia vitoriosa, abre quatro pontos de vantagem para o rubro-negro e já se sagra campeã antecipada e; se a igualdade prevalecer, o Inter se mantém no topo da tabela, um ponto à frente do time carioca.
Além de possivelmente definir o campeão brasileiro, o confronto entre Flamengo e Internacional envolve o ataque mais eficiente e, do outro lado, a defesa menos vazada do campeonato. O líder possui a melhor defesa, com apenas 33 gols sofridos em 36 partidas disputadas, e o vice-líder ostenta o ataque mais efetivo, com 65 gols marcados.
Já no primeiro turno, o duelo entre rubro-negros e colorados foi o mais valorizado naquela oportunidade, o qual terminou empatado em 2 a 2 no Beira-Rio. No entanto, o artilheiro Gabriel e seu fiel escudeiro Bruno Henrique estavam fora de ação. Desta vez, Rogério Ceni vai ter o time quase completo à disposição sua disposição e deve ir à campo com o mesmo time que enfrentou o Corinthians (Hugo; Isla, William Arão, Rodrigo Caio, Filipe Luís; Gerson, Diego, Éverton Ribeiro, De Arrascaeta; Gabriel e Bruno Henrique). A única exceção vai ser William Arão, que fraturou o dedo do pé em um acidente doméstico e vai ficar em recuperação.
Dessa forma, Gustavo Henrique deve formar dupla de zaga com Rodrigo Caio. Pelo lado colorado, o desfalque fica por conta do zagueiro Víctor Cuesta, que deve ser substituído por Zé Gabriel.
Por outro lado, Abel Braga conta com o retorno de Thiago Galhardo, um dos artilheiros do Brasileirão, que pode ser surpresa no time titular na decisão deste domingo.
A 37ª rodada:
Sábado (20):
18h30: Coritiba x Ceará – Couto Pereira
21h: Fortaleza x Bahia – Castelão
Domingo (21), às 16h:
Flamengo x Internacional – Maracanã
Corinthians x Vasco – Neo Química Arena
Sport x Atlético-MG – Ilha do Retiro
Demais jogos do domingo (21):
18h15: Santos x Fluminense – Vila Belmiro
18h15: Grêmio x Athletico-PR – Arena do Grêmio
20h30: Goiás x Bragantino – Serrinha
Segunda-feira (22):
18h: Palmeiras x Atlético-GO – Allianz Parque
20h: Botafogo x São Paulo – Engenhão
Leia também:
Flu cola em São Paulo e Galo. Veja a classificação da Série A
Flu volta à Libertadores, e Inter pode ser campeão contra o Fla
Luxemburgo reassume Vasco para tirá-lo da ‘zona da confusão’
* Texto de Fernando Verchai, com acréscimo de outras informações