Atendendo à orientação do Ministério da Saúde para que grandes eventos sejam cancelados ou realizados sem público, em razão da pandemia mundial do novo coronavírus, campeonatos estaduais, como o Paulista e o Carioca, não terão torcedores na rodada deste fim de semana.
Em nota, o Corinthians já informa que suspendeu a venda de ingressos para o jogo contra o Ituano, às 16h de domingo (15). Portanto, a Arena Corinthians estará vazia.
No sábado (14), às 19h, o São Paulo recebe o Santos no grande clássico da 10ª rodada.
Em seu site, o Tricolor informa que torcedores que adquiriram ingressos para a partida deste sábado, pelo Paulista, terão direito ao ressarcimento dos valores. O clube ainda não definiu os procedimentos operacionais a serem adotados para esse fim. Tão logo isso ocorra, fará a comunicação ao público.
Já em relação ao jogo contra o River Plate, pela Libertadores, suspenso pela Conmebol, assim como todos os demais jogos da terceira rodada da competição, o São Paulo informa àqueles que adquiriram ingressos antecipadamente que os tickets poderão ser usados na nova data da partida, assim que for definida. E, claro, se não quiser usar o ingresso na nova data, o torcedor poderá solicitar o ressarcimento.
Taça Rio (2º turno do Carioca)
Por meio do Twitter, a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ), por sua vez, determinou que os clubes daquele estado suspendam preventivamente a venda de ingressos para os jogos deste fim de semana.
Pela terceira rodada da Taça Rio, que é o segundo turno do Campeonato Carioca, o Flamengo enfrenta a Portuguesa-RJ sábado, às 18h, no Maracanã.
No domingo, o Botafogo recebe o Bangu no Engenhão, às 16h, enquanto às 18h acontece o clássico Vasco x Fluminense, no Maraca.
A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro determinou aos clubes que suspendam preventivamente a venda de ingressos para os jogos deste fim de semana. A FERJ aguarda diretrizes dos órgãos governamentais para decisão final. pic.twitter.com/O1gSlpzAnD
— FERJ (@FFERJ) March 13, 2020
A própria Confederação Brasileira de Futebol emitiu nota nesta sexta (13), na qual determina que a partir de hoje as partidas de futebol marcadas para São Paulo e Rio de Janeiro sejam realizadas sem a presença de público.
Explica a entidade: “Essa medida tem prazo indeterminado e está sendo tomada por conta do estágio de transmissão comunitária do coronavírus, já identificado pelo Ministério da Saúde nestes centros urbanos, situação que gerou a recomendação expressa de restrição do contato social nestes eventos.”
Embora o pronunciamento da CBF faça referência apenas a São Paulo e Rio, campeonatos de outras federações, como Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Brasília, entre outros, adotarão a recomendação do Ministério da Saúde e não permitirão a presença de torcedores nos estádios neste fim de semana.
Adiamento de europeus atinge Premier League e mais ligas
A principal liga de futebol nacional do mundo, Premier League, é mais um campeonato nacional europeu adiado em função da pandemia do coronavírus. Assim, o Inglês pára até o dia 3 de abril. A medida foi tomada após a confirmação nesta quinta de que o técnico do Arsenal, Mikel Arteta, testou positivo para o coronavírus.
A alemã Bundesliga, que em princípio teria jogos com portões fechados neste sábado e domingo, anunciou a suspensão de todos os jogos do campeonato até 2 de abril. Ou seja, nada de jogo de futebol por lá, também.
Outro campeonato nacional europeu suspenso é a francesa Ligue 1. Aliás, não só o campeonato da Primeira Divisão. Igualmente a Ligue 2 (como é chamada a Segundona) ficará parada. A suspensão é por tempo indeterminado.
Situação dos principais campeonatos nacionais de futebol
O site “Globoesporte.com” fez um levantamento do impacto do novo coronavírus nas principais ligas de futebol da Europa. Confira a situação de cada uma delas:
Premier League (Inglês): suspenso até 3 de abril
Bundesliga (Alemão): suspenso até 3 de abril
La Liga (Campeonato Espanhol): duas próximas rodadas adiadas
Serie A (Italiano): suspenso até 3 de abril
Ligue 1 (Francês): suspenso por tempo indeterminado
Primeira Liga (Português): suspenso por tempo indeterminado
MLS (Liga dos EUA): suspenso até 12 de abril
Liga dos Campeões: jogos da semana que vem suspensos
Liga Europa: jogos da semana que vem suspensos
Copa Libertadores: jogos da semana que vem suspensos
Liga dos Campeões da Concacaf: suspensa por tempo indeterminado
Campeonato Escocês: suspenso por tempo indeterminado
Campeonato Argentino: jogos com portões fechados por tempo indeterminado
Uruguai: jogos da quarta rodada com portões fechados
Eliminatórias sul-americanas: duas primeiras rodadas adiadas
Eliminatórias asiáticas: adiadas as partidas marcadas para março e junho
J1 League (Japonês): suspensas todas as competições esportivas no país até o dia 15 de maio.
Acesse apostas esportivas no site do Betmotion.
Além disso, confira, também, a nossa seção de Análises e Palpites.