Início » Colunas » Coluna do Verchai » Previsão para os confrontos da 4ª fase da Copa do Brasil

Previsão para os confrontos da 4ª fase da Copa do Brasil  

10 times lutam por 5 vagas nas oitavas de final da competição.

A Copa do Brasil teve início no dia 5 de fevereiro, com 80 equipes disputando, em partidas de “mata-mata”, 4 fases da competição, até as oitavas de final.

Troféu da Copa do Brasil (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Nesta fase (de oitavas), entram na Copa do Brasil as equipes que no ano passado se classificaram para a Libertadores da América (Flamengo, Santos, Palmeiras, Grêmio, São Paulo, Internacional e Corinthians), além do campeão da Série B de 2019 (RB Bragantino), o campeão da Copa do Nordeste 2019 (Fortaleza), o campeão da Copa Verde 2019 (Cuiabá) e, finalmente, o atual campeão da Copa do Brasil (Athletico Paranaense). Ao todo, são 11 equipes já garantidas nas oitavas de final, além das outras 5 que passarem pelas primeiras 4 fases da competição. Nesta quarta (16) e quinta-feira (17), vai ser dada a largada para a 4ª e última fase da Copa da Brasil, antes das oitavas de final. Ao início, 10 times que atualmente disputam a Série A estavam na competição, mas apenas metade deles chegou até esta última fase (são eles: Ceará, Fluminense, Atlético Goianiense, Botafogo e Vasco). Como o Fluminense enfrenta o Altético Goianiense, e  Botafogo e Vasco fazem o único clássico desta fase, ao menos mais 2 times da Série A vão estar nas oitavas de final (o Ceará – outro que disputa a Série A – enfrenta o Brusque – que atualmente lidera o grupo B da 3ª divisão do Brasileiro). Por outro lado, pelo menos 2 times que não disputam a Série A estarão nas oitavas de final, pois teremos os confrontos entre Ponte Preta e América Mineiro, e entre Juventude e CRB (todos disputando a Série B neste ano).

Ponte Preta x América Mineiro

Nesta quarta-feira (16), às 19 horas, o SporTV transmite o confronto entre Ponte Preta e América Mineiro, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, pelo jogo de ida da quarta fase da Copa do Brasil. A Macaca e o Coelho lutam na parte de cima da tabela de classificação da Série B, somando os mesmos 17 pontos em 9 partidas disputadas, e dividem a vice-liderança da competição. A equipe de Campinas, que faz esta primeira partida em casa, atropelou o Afogados da Ingazeira na 3ª fase da Copa do Brasil, vem de duas vitórias consecutivas (pela Série B) e certamente espera alcançar a classificação. Seus únicos desfalques são o meia Camilo, que segue se recuperando de lesão, além do zagueiro Luizão, que já defendeu o Santo André na Copa do Brasil e, pelo regulamento da competição, está impedido de atuar pela Ponte. Fora isso, a equipe comandada por João Brigatti tem força total para o duelo, incluindo seu principal destaque, o camisa 10 João Paulo (vice-artilheiro da Série B). Do outro lado, jogando fora de casa, o América Mineiro tem alguns problemas para esta primeira partida contra a Ponte. O técnico Lisca busca alternativas para o setor ofensivo, pois não conta com os atacantes Felipe Augusto e Ademir, e os meias Matheusinho e Geovane, todos se recuperando de lesão. Sendo assim, a probabilidade é de que Marcelo Toscano ou Clayson ocupem a vaga deixada pelo camisa 10 (Matheusinho). Portanto, a expectativa é de que a Ponte Preta consiga ter mais domínio da partida, até mesmo por jogar em casa e ter praticamente todo o time à disposição, além de já ter vencido o América neste ano, pela 1ª rodada da Série B, mesmo jogando fora de casa. Vale lembrar, porém, que se trata de duas equipes bastante equilibradas, e o América Mineiro tem sua chance de surpreender, assim como fez na última rodada da Série B, quando venceu o Paraná (atual líder da competição) fora de casa. Nas últimas 10 partidas, o Coelho foi derrotado apenas 2 vezes.

Fluminense x Atlético Goianiense

Às 21h30 desta quarta-feira (16), continuando as partidas de ida da 4ª fase da Copa do Brasil, a TV Globo transmite (exceto para o estado do Ceará) o confronto entre Fluminense e Atlético Goianiense, no Estádio do Maracanã. O tricolor carioca, atualmente na 8ª posição da Série A do Brasileiro, vem de vitória importante sobre o Corinthians, depois de ter sofrido duas derrotas consecutivas (para o São Paulo, fora de casa, e para o Flamengo neste mesmo estádio, na última rodada). Antes desses disso, ainda pela 7ª rodada da competição por pontos corridos, Fluminense e Atlético Goianiense se enfrentaram no Maracanã e ficaram no empate em 1 a 1. Desde então, a Locomotiva rubro-negra não mais perdeu: foram 2 empates e 2 vitórias nas últimas 4 partidas, e a equipe deixou a zona de rebaixamento da Série A (ocupando, neste momento, a 11ª posição da tabela). O bom retrospecto do Atlético fora de casa é motivo de preocupação para o Fluminense de Odair Hellmann, mas a equipe carioca aposta no craque Nenê (artilheiro isolado da Copa do Brasil, com 6 gols) para conseguir um bom resultado no Maracanã e levar a vantagem para a partida de volta, em Goiânia, que está marcada para acontecer no dia 24 deste mês (quinta-feira da semana que vem).

Brusque x Ceará

Também às 21h30 desta quarta-feira (16), com transmissão da TV Verdes Mares (emissora cearense, afiliada à Rede Globo), o Brusque-SC recebe o Ceará no Estádio Augusto Bauer, em Brusque (Santa Catarina). A equipe catarinense é a única que não disputa as Séries A e B e, mesmo assim, chegou para esta última fase da Copa do Brasil. O Brusque lidera o grupo B da Série C do Campeonato Brasileiro, com 4 vitórias e apenas 1 derrota em 5 rodadas. No entanto, a equipe vem de 2 derrotas consecutivas (nos dias 9 e 13 deste mês), ambas para a Chapecoense, pela final do Campeonato Catarinense. Mesmo assim, o Brusque possui uma equipe qualificada e certamente vai dar trabalho para o Ceará. Só que a equipe alvinegra, campeã da Copa do Nordeste 2020, vem bem sob o comando de Guto Ferreira, venceu o Flamengo na última rodada do Brasileirão e carrega amplo favoritismo para este confronto.

Na quinta-feira (17), outros dois jogos encerram as partidas de ida da 4ª fase da Copa do Brasil: às 16 horas o Juventude recebe o CRB em Santa Catarina e, às 19 horas, Botafogo e Vasco esquentam a competição com um belo clássico no Estádio Nilton Santos.

Acesse apostas esportivas no site do Betmotion.

Além disso, confira, também, a nossa página betmotionbr no Instagram, com bônus, dicas e promoções.

Deixe um comentário