Início » Colunas » Coluna do Verchai » Liga dos Campeões 2020/21: início da fase de grupos

Liga dos Campeões 2020/21: início da fase de grupos  

Paris Saint-Germain x Manchester United é destaque no retorno da maior competição de clubes do mundo.

Atual vice-campeão europeu PSG, do craque brasileiro Neymar, inicia nova edição do torneio contra o gigante Manchester United (Reprodução: Instagram/Champions League)

Menos de 60 dias após o encerramento da Liga dos Campeões 2019/20, ocorrida no dia 23 de agosto com a disputa da final entre Paris Saint-Germain e Bayern de Munique, uma nova temporada da maior competição de clubes da Europa e, diga-se, do mundo, está para começar. A fase de grupos da Liga dos Campeões 2020/21 inicia nesta terça-feira (20) com 8 partidas, estando em campo as equipes que participam dos grupos E, F, G e H. Entre os confrontos, aquele que certamente mais chama a atenção neste primeiro dia de Liga dos Campeões envolve o Paris-Saint-Germain e o Manchester United. Na França, às 16 horas (horário de Brasília), com transmissão da TNT Brasil e do EI Plus em streaming, o atual vice-campeão tenta começar a nova temporada europeia com uma vitória, pois está em um grupo no qual não vai ter facilidade para se classificar às oitavas de final. O PSG, ‘cabeça-de-chave’ no sorteio da fase de grupos, não teve sorte e ficou ao lado de Manchester United, RB Leipzig e Basaksehir no grupo H. Seu primeiro adversário, o Manchester United, foi semifinalista da Liga Europa e terminou na 3ª posição da Premier League na temporada passada (atrás apenas de Liverpool e Manchester City). Na atual temporada, os Red Devils seguem com alguma dificuldade para encontrar seu melhor equilíbrio, tendo perdido para o Crystal Palace na estreia da Premier League, além de uma goleada que sofreu para o Tottenham, por 6 a 1, na penúltima (4ª) rodada da competição inglesa. Na última rodada, porém, a equipe comandada pelo norueguês Ole Gunnar Solskjaer goleou o Newcastle por 4 a 1, com direito a penalidade desperdiçada por Bruno Fernandes. Ao todo, o Manchester United computa 2 vitórias e 2 derrotas na atual Premier League e, apesar de ainda não poder contar com Edinson Cavani, sua mais nova contratação (por conta do condicionamento físico), tem boas chances de complicar a vida do atual tricampeão francês na estreia da Liga dos Campeões. O PSG de Neymar, no entanto, vem embalado por 5 vitórias consecutivas na Ligue One (Campeonato Francês) e contará com o camisa 10 para iniciar mais uma trajetória na Liga dos Campeões, que segue sendo o maior desejo do clube francês. No entanto, o técnico Thomas Tuchel não vai contar com algumas peças importantes (Icardi, Verratti, Paredes, Kehrer e Bernat), e tem Marquinhos e Draxler como dúvida para a estreia diante do United. No outro confronto do grupo H, o RB Leipzig já se vê pressionado a conseguir uma vitória, pois estreia diante da equipe que é tida como o “saco de pancadas” do grupo. Sendo assim, o atual líder da Bundesliga (Campeonato Alemão), 3º colocado na Alemanha e semifinalista da Liga dos Campeões na temporada passada, precisa de uma vitória diante do Basaksehir (atual campeão turco), para que tenha maiores chances de classificação no enfrentamento aos favoritos (PSG e Manchester).

Fase de grupos da Liga dos Campeões inicia com 2 partidas às 13h55.

A Juventus (de Crisitano Ronaldo) e o Barcelona (de Lionel Messi) estão no mesmo grupo da Liga dos Campeões e vão estar em campo nesta terça-feira, mas ainda não se enfrentam. A Vecchia Signora abre a nova temporada da principal competição europeia enfrentando o Dínamo de Kiev logo às 13h55 (horário de Brasília). Na Ucrânia, ainda sem Cristiano Ronaldo (em recuperação após ter testado positivo para a Covid), a ainda instável Juventus de Andrea Pirlo, que computa 2 vitórias e 2 empates nas 4 partidas que disputou pelo Campeonato Italiano nesta temporada, enfrenta o atual líder invicto da Premier League ucraniana. O meia Viktor Tsygankov, jogador de 22 anos que vem sendo destaque do Dínamo nas últimas temporadas, espera a partida com alta expectativa: “todos entendem perfeitamente quem é Cristiano Ronaldo e sua ausência é algo bom para nós” disse em entrevista coletiva. O português é o maior artilheiro da competição (com 130 gols marcados) e já conquistou a Liga dos Campeões em 5 oportunidades, buscando o primeiro troféu pela Juventus. Na temporada passada a equipe italiana decepcionou ao cair para o Lyon nas quartas de final, e busca uma recuperação sob o comando de Andrea Pirlo. No mesmo grupo (G) da Velha Senhora, o Barcelona também entra em campo nesta terça-feira, às 16 horas, para enfrentar Ferencváros (equipe húngara que não disputava a fase de grupos da Liga dos Campeões há 25 anos). O time catalão vem de derrota para o Getafe por La Liga (Campeonato Espanhol) e sofreu críticas do treinador Ronald Koeman, que espera estrear com vitória na Liga dos Campeões: “Cada semana é importante. Queremos começar bem a Champions League, ganhar o jogo e ter paz de espírito. É isso que temos em mente” disse o comandante holandês em sua última entrevista coletiva. Koeman cobrou um melhor rendimento da equipe e, principalmente, de Antoine Griezmann e Lionel Messi, que teve o pior início de temporada desde 2005 (nos números).

Grupos E e F:

Pelo grupo F, o Zenit recebe o Club Brugge às 13:55, junto com a partida entre Dínamo de Kiev e Juventus. A equipe da casa, atual campeã e líder da Liga Russa nessa temporada carrega o favoritismo para a partida diante do atual campeão e líder da Liga Belga nessa temporada, mas o resultado do confronto pode ser um divisor de águas para estas equipes na competição. Isso porque este grupo é um dos mais equilibrados da atual Liga dos Campeões, contando ainda com Lazio e Borussia Dortmund, que devem fazer um grande jogo na Itália às 16 horas. Pelo grupo E, finalmente, os favoritos Chelsea e Sevilla se enfrentam na Inglaterra, em Stamford Bridge. A probabilidade é de que ingleses e espanhóis comecem a disputa pela liderança do grupo desde já, pois Rennes e Krasnodar, que fazem a outra partida do grupo E nesta terça-feira, não apresentam grandes condições de surpreender os favoritos.

Deixe um comentário