Com várias estrelas em quadra e uma grande ausência, a do número 1 do mundo Carlos Alcaraz, vai começar o Australian Open 2023. O tenista espanhol (19 anos) anunciou a desistência alegando que sofreu uma lesão na perna direita durante os treinos.
Como é tradição, o Aberto australiano é o primeiro Grand Slam da temporada. O torneio acontece de 15 a 28 deste mês, em Melbourne, na Austrália.
Dessa vez, ao contrário da edição passada, a organização afrouxou as regras para a Covid-19 e não vai mais barrar quem não estiver vacinado, como ocorreu na edição passada com Novak Djokovic. O tenista sérvio teve o visto cancelado e precisou deixar o torneio e o país, antes da sua estreia.
Será possível até mesmo jogar infectado pelo novo coronavírus. O novo protocolo permitirá que, se assim desejar, um tenista que tenha o vírus da Covid-19 possa ir à quadra. O isolamento é apenas uma recomendação da organização para quem não estiver se sentindo bem de saúde.
Com a ausência de Alcaraz, o campeão de 2022, Rafael Nadal, também espanhol, será o #1 da chave masculina do Australian Open 2023 (ver lista abaixo).
Na chave feminina, o torneio não terá Naomi Osaka, bicampeã em Melbourne e hoje tenista 42 do mundo. a organização anunciou a sua desistência, mas não mencionou o motivo. A tenista japonesa já revelou lutar contra a depressão.
Simona Halep e Venus Williams são outras que ficarão fora. A polonesa Iga Swiatek é a cabeça de chave 1, seguida por Ons Jabeus e Jessica Pegula, fechando o top 3 feminino. A tenista brasileira Bia Haddad está no top 15 de cabeças de chave da chave de simples das mulheres.
Os atuais 32 tenistas cabeças de chave do Australian Open 2023:
1. Rafael Nadal (ocupou a vaga de #1 que seria de Carlos Alcaraz, fora por lesão)
2. Casper Ruud
3. Stefanos Tsitsipas
4. Novak Djokovic
5. Andrey Rublev
6. Felix Auger-Aliassime
7. Daniil Medvedev
8. Taylor Fritz
9. Holger Rune
10. Hubert Hurkacz
11. Cameron Norrie
12. Alexander Zverev
13. Matteo Berrettini
14. Pablo Carreno Busta
15. Jannik Sinner
16. Frances Tiafoe
17. Marin Cilic
18. Lorenzo Musetti
19. Karen Khachanov
20. Nick Kyrgios
21. Denis Shapovalov
22. Borna Coric
23. Alex de Minaur
24. Diego Schwartzman
25. Roberto Bautista Agut
26. Daniel Evans
27. Miomir Kecmanovic
28. Grigor Dimitrov
29. Francisco Cerundolo
30. Sebastian Korda
31. Alejandro Davidovich Fokina
32. Yoshihito Nishioka
* Com informações do site TenisBrasil.