O Trio de Ferro do futebol paulista, formado Corinthians, Palmeiras e São Paulo, os times grandes da capital, estão nas quartas de finais do estadual.
Na última rodada da primeira fase, disputada toda ela neste domingo (9), o Palmeiras fez a sua parte ao vencer a Ponte Preta, em Campinas, por 3 a 0 (Gustavo Scarpa, Willian e Wesley), e contou com uma ajudinha do rival Corinthians para se classificar.
Já garantido, inclusive em primeiro no grupo A, o Alvinegro, mesmo todo reservas, venceu o Novorizontino em Itaquera, por 2 a 1 (Fábio Santos e Luis Mandaca fizeram para o Timão), derrubando a equipe do interior para o terceiro lugar na chave C, do Verdão, que acabou em segundo. No Paulista, avançam campeão e vice de cada grupo.
Melhor campanha, com 27 pontos, o São Paulo levou a campo um time cheio de garotos e empatou por 1 a 1 com o Mirassol. Samuel Santos abriu o placar para a equipe da casa, mas Vitor Bueno empatou para o Tricolor.
Já o Santos evitou um vexame ainda maior. Único grande fora da fase final, o Peixe escapou do rebaixamento ao vencer por 2 a 0 (gols de Lucas Braga e Kaio Jorge) o confronto direto da Vila Belmiro com o São Bento, que caiu, juntamente com o São Caetano. Entre os 16 times, o Santos ficou em um frustrante 13º posto.
Os confrontos de quartas de finais do Paulista
Confira quem pega quem nas quartas do Campeonato Paulista, disputadas em jogo único e no campo da equipe de melhor campanha.
São Paulo (melhor campanha) x Ferroviária (4ª melhor campanha)
Corinthians (2ª melhor campanha) x Inter de Limeira (7ª melhor campanha)
Red Bull Bragantino (3ª melhor campanha) x Palmeiras (5ª melhor campanha)
Mirassol (8ª melhor campanha) x Guarani (9ª melhor campanha)
Chance de Corinthians x Palmeiras na semifinal
Embora a classificação geral não tenha sido critério para definir os classificados das quartas – o eliminado Novorizontino, por exemplo, terminou com a sexta maior pontuação geral -, ela terá peso para a definição dos confrontos de semifinais, cujo formato será assim:
Melhor campanha x 4ª melhor campanha
2ª melhor campanha x 3ª melhor campanha
Caso o Trio de Ferro avance, o São Paulo deverá enfrentar o classificado de Mirassol x Guarani. Já do outro lado do chaveamento, teríamos o Dérbi Corinthians x Palmeiras, que decidiu o Paulista 2020, com o Alviverde sendo o campeão.
Gre-Nal decide Gauchão e Cruzeiro fora da final mineira
O fim de semana teve, ainda, definições dos finalistas dos campeonatos Mineiro e Gaúcho. No Rio Grande do Sul, zero surpresa e o estadual será decidido em dois Gre-Nais.
O Internacional devolveu com juros e correção a derrota da ida, por 1 a 0, para o Juventude, aplicando uma goleada de 4 a 1, na volta, sábado, no Beira-Rio. Já o Grêmio voltou a vencer hoje o Caxias, por 2 a 0 (na ida, o placar foi 2 a 1) e se garantiu na final gaúcha, marcada para os dois próximos domingos, 16 e 23 de maio.
Já o Campeonato Mineiro terá na decisão o time de melhor campanha, Atlético, e o América, que eliminou o Cruzeiro, vencendo as duas partidas. Na semana passada, o Coelho já havia feito 2 a 1 no Mineirão, e neste domingo ganhou em seu estádio, Independência, por 3 a 1.
Na temporada passada, quando disputou a Série B e dela não conseguiu sair, o Cruzeiro também ficou de fora da final. Agora, o time só volta a jogar na estreia da Segundona, no fim de maio.
No sábado, o técnico Cuca poupou titulares do Galo. Já tinha vencido com folga na ida, por 3 a 0, e empatou por 1 a 1 neste domingo, no Mineirão. A final do Mineiro será nos próximos dois fins de semana.
Bahia é o campeão da Copa do Nordeste 2021
A Copa do Nordeste 2021 teve uma grande final no último sábado, com o campeão saindo somente nos pênaltis. E deu Bahia!
O Ceará havia vencido o jogo de ida, por 1 a 0, no estádio Pituaçu, em Salvador (BA), mas Rodriguinho e Gilberto trataram de acabar com a vantagem, levando o Bahia a 2 a 0 na partida de volta, na Arena Castelão (CE).
Eis que Jael, que tinha sido o herói do primeiro duelo, marcando nos acréscimos, novamente brilhou no fim e fez o gol que levou a decisão aos pênaltis, mas o dia era do Bahia, que levou a melhor na disputa da marca da cal: 4 a 2.
Foi o quarto título de Copa do Nordeste do Bahia, campeão 2001, 2002, 2017 e agora em 2021, igualando ao rival Vitória como os maiores vencedores da chamada “Lampions League”.
Salvador está no topo dos campeões do Nordeste. O @ecbahia chegou aos quatro títulos e empatou com o @ecvitoria. A rivalidade é acirrada, meus amigos! 😬 pic.twitter.com/X9lfEKNGa1
— Copa do Nordeste (@CopaDoNordeste) May 9, 2021
De quebra, a equipe baiana acaba com a freguesia para o Ceará em finais de Nordestão. Tinha perdido as decisões de 2015 e do ano passado. E, de quebra, ainda finda uma invencibilidade de 23 jogos do Vovô no torneio.