Renata Silveira, que narrou pela ESPN Brasil a final do Brasileiro Feminino, conquistado pelo Corinthians, é a nova narradora do Grupo Globo.
No texto publicado pelo site “ge”, ela é apresentada como “a primeira mulher na história a comandar as transmissões de futebol na empresa”. Vale lembrar que a Globo já tem comentaristas com bastante espaço em programas e debates de futebol masculino, mesmo, como, por exemplo, Ana Thaís Matos, ex-repórtere da Rádio Globo.
Formada em Educação Física, com pós-graduação em jornalismo esportivo, a carioca Renata Silveira começou a carreira na narração em 2014, ao vencer um concurso da Rádio Globo. Como prêmio, fez a locução dos jogos Uruguai x Costa Rica e Croácia x México, pela Copa do Mundo.
Em TV, estreou na última Copa do Mundo de 2018, na Rússia, comandando vários jogos no FOX Sports 2, entre eles os duelos da Seleção Brasileira contra Suíça e Bélgica e a final França x Croácia. Com a fusão entre canais FOX e ESPN, elas se dividia entre as duas emissoras do Grupo Disney, narrando vários eventos, incluindo o Brasileirão Feminino vencido pelo Timão.
Ou seja, essa contratação da Renata pela principal TV do País significa mais uma conquista das mulheres no meio futebolístico e comprova a força da modalidade, que só cresce, como se viu na intensa cobertura do Campeonato Brasileiro, que teve transmissão da Band na TV aberta e da ESPN na TV fechada, além do Twitter.