Início » Bingo » Você sabia que o Bingo online faz bem à saúde?

Você sabia que o Bingo online faz bem à saúde?  

O Bingo já foi tema de estudo da Universidade de Southampton, na Inglaterra. O objetivo da pesquisadora responsável, Julie Winstone, do Centro de Cognição Visual do Departamento de Psicologia, era provar se o jogo fazia bem – ou não – à saúde mental dos praticantes. Para isso, ela realizou testes com 112 pessoas, divididas em dois grupos – um com participantes entre 18 e 40 anos e outro, entre 60 e 82 anos.

A pesquisa rendeu resultados surpreendentes. Por exemplo, foi provado que o Bingo trabalha a agilidade mental dos jogadores, uma vez que exige que eles sejam capazes de conferir com rapidez se possuem ou não o número sorteado. Além disso, para conseguir marcar o cartão, a pessoa precisa de uma coordenação rápida entre os olhos e as mãos. A pesquisadora Julie Winstone disse que esse tipo de reação é justamente o que se perde na medida em que se envelhece.

Os jogos ainda são capazes de manter a mente alerta. “O declínio da atividade mental com o avanço da idade se deve em parte à falta de uso”, disse a pesquisadora. Os participantes do estudo que jogavam Bingo também demonstraram memória mais aguçada se comparados aos não-jogadores, além de maior capacidade de absorver informações sobre o ambiente.

via GIPHY

Como treinar a sua mente jogando Bingo

O cérebro é o órgão mais importante do corpo, já que ele é o responsável por controlar o comportamento do ser humano e diversas outras funções que o homem desenvolve. Por isso, é fundamental mantê-lo ativo. Há estudos em vários lugares do mundo que afirmam que é possível treinar a mente a fim de ter melhores resultados cognitivos. Esses exercícios incluem jogos como palavra cruzada, memória e, claro, Bingo.

Como abordamos anteriormente, o Bingo online ajuda a manter e melhorar a saúde e a destreza do cérebro. O princípio de “usá-lo ou perdê-lo”, aplica-se a esse órgão da mesma forma que serve para outros aspectos da vida. É de importância crucial ter um passatempo favorito para estimular a mente, permitindo uma vida social plena, especialmente na velhice.

via GIPHY

Quando você joga o Bingo online, tem a possibilidade de usar habilidades da vida tais como estratégias e tomada de risco. Neste jogo, é preciso ser paciente e astuto para se ter sucesso. Isso implica alguma competência matemática para manobrar fora das questões que podem impedir que você obtenha a pontuação vencedora.

Além disso, há pesquisas que mostram que pessoas que jogam Bingo online tendem a envelhecer menos mentalmente do que as que não praticam essa atividade. É por isso que ele pode ser encorajado.

Esse tipo de jogo online também dá ao jogador a oportunidade de interagir com outras pessoas de culturas, idades e gêneros diferentes. Ou seja, é possível encontrar e conversar com outros participantes por meio do chat e compartilhar experiências e conhecimentos. Interações como essa significam que sua mente está constantemente praticando habilidades.

via GIPHY

Como melhorar sua vida social

Jogos de computador geralmente não são muito indicados para dar um “up” na vida social. Pelo contrário: muitos deles são considerados os grandes responsáveis pela solidão que assola a vida moderna. Porém, isso não se aplica ao Bingo online. Vários fatores fazem dele um excelente entretenimento, como a oportunidade de conhecer pessoas de diversos lugares do mundo e a comodidade de poder se conectar em qualquer hora e lugar. Veja como aumentar a sociabilidade ao jogar bingo:

Faça amigos nos chats: Como o jogo é automático, ou seja, não é preciso ficar parado o tempo todo prestando atenção ao número que será cantado, o usuário pode desfrutar de outras coisas ao mesmo tempo. Uma ótima distração é o chat, disponível em todas as salas virtuais. Nele, os jogadores podem conversar à vontade, trocar experiências e se ajudar.

Jogos dentro dos chats: Além de conversarem por meio dos chats, alguns sites oferecem jogos dentro dessas salas de bate-papo – tudo isso enquanto as bolas são sorteadas e as cartelas preenchidas. Assim, é possível ter uma interação ainda maior com os colegas.

via GIPHY

Cuidado com as regras de etiqueta do Bingo Online

As regras de etiqueta são um conjunto de normas e condutas que visam facilitar o convívio social. Elas são muito úteis em todas as áreas da vida e servem para qualquer tipo de situação, e com a internet não poderia ser diferente.

As “netiquetas”, como passaram a ser chamadas no mundo virtual, são fundamentais nos jogos online, para que um momento de diversão não se transforme em algo estressante. Veja algumas regras que separamos e que se aplicam, principalmente, no Bingo, o qual apresenta um contato maior entre os jogadores via chat:

  • Nos jogos online, existem os usuários novatos (noobs) e os com mais experiência (experts ou pros). Algo muito comum é o preconceito dos veteranos com os calouros. Lembre-se, você também já foi novato um dia, então tenha paciência com aqueles que ainda estão aprendendo.
  • Não seja um cheater, aquele que quer sempre tirar vantagem da situação, mesmo que seja por meio de trapaça.
  • Evite enviar mensagens exclusivamente em letras maiúsculas, pois dá a impressão que você está gritando com os outros usuários.
  • Respeite para ser respeitado e trate os outros como gostaria de ser tratado. Lembre-se que dialogar com alguém através do computador não o isenta das regras comuns da sociedade.
  • Use sempre a força das ideias e dos argumentos. Nunca responda com palavrões. Apesar de compartilhar apenas virtualmente um ambiente, ninguém é obrigado a suportar ofensas e má-educação.
  • Evite enviar mensagens curtas em várias linhas ou as mesmas frases repetidamente no chat.
  • Ninguém é obrigado a usar a norma culta para escrever na internet, mas é preciso do mínimo de pontuação. Ler um texto sem ponto, vírgula e afins, principalmente quando é grande, gera desconforto e aumenta as chances de ele ser mal interpretado.

via GIPHY

Se identificou com alguma situação?

Fique atento às suas atitudes para não prejudicar a sua diversão e a dos outros jogadores. Afinal, a grande maioria das pessoas que procuram uma sala de Bingo online quer apenas ter um momento de diversão, sem estresses desnecessários.

Agora que você já sabe tudo sobre como o jogo melhora a sua saúde física e mental, além de aprimorar a sua vida social, escolha uma sala de Bingo do Betmotion e divirta-se!

Deixe um comentário