Início » Esportes » Futebol Internacional » Última rodada do Alemão define vagas europeias e rebaixados

Última rodada do Alemão define vagas europeias e rebaixados  

Com todos os jogos no mesmo horário, às 10h30 (de Brasília), será disputada neste sábado (27) a 34ª e última rodada da temporada 2019/2020 da Bundesliga.

Futebol alemão ainda tem decisões importantes na última rodada (Reprodução: Instagram)

Sim, o octa alemão já é do Bayern de Munique, assim como o vice-campeonato foi assegurado pelo Borussia Dortmund na penúltima rodada, mas há ainda outras disputas importantes, seja na parte de cima ou de baixo da tabela.

Vagas à próxima Champions League

A Bundesliga classifica quatro times alemães à Uefa Champions League. Bayern e Dortmund, obviamente, já estão garantidos na próxima edição da prestigiada competição continental, como campeão e vice, com 79 e 69 pontos, respectivamente.

E o RB Leipzig, terceiro colocado com 63 pontos, embora ainda não matematicamente, será outro representante alemão na Liga dos Campeões, uma vez que possui um saldo de gols (primeiro critério de desempate) praticamente impossível de ser alcançado em uma única rodada pelo quinto colocado, Bayer Leverkusen, que está três pontos atrás. Para se ter uma ideia, a diferença no saldo em favor da equipe ligada à fabricante de bebida enérgica austríaca é de 27 gols (43 a 16).

Então, na prática, há apenas uma vaga em disputa. entre o próprio Leverkusen (60 pontos) e o atual dono dessa vaga antes da rodada, o quarto colocado Borussia Mönchengladbach, que tem 62 pontos e nove gols a mais de saldo, que, convenhamos, é igualmente duro do Bayer tirar tudo nessa derradeira rodada do Alemão.

https://www.instagram.com/p/CBf_gWpKjdP/

Ou seja, a conta é simples: o Borussia Mönchengladbach está a um empate da vaga à Champions 2020/2021. O time joga em casa, contra o décimo colocado Hertha Berlin, que não briga por nada no campeonato.

https://www.instagram.com/p/CB53IWhiwDg/

O quinto colocado, Bayer Leverkusen, por sua vez, necessita vencer em casa o 13º Mainz, que igualmente não almeja mais nada no torneio (como o Hertha, nem possui chance de vaga à Liga Europa e nem corre risco de rebaixamento) e, além disso, torcer por uma surpreendente derrota do Mönchengladbach. Não é uma combinação simples, mas possível até é.

Liga Europa

Como dissemos, o Leverkusen ainda ambiciona uma vaguinha à Champions League. Porém, se não conseguir, estará na Europa League 2020/2021. E, claro, o mesmo se aplica ao Borussia Mönchengladbach, em caso de fracasso na tentativa de ir à Liga dos Campeões, na disputa com o Bayer.

A segunda competição continental em importância dá vaga direta na fase de grupos ao quinto e sexto colocados da Bundesliga. E como a final da Copa da Alemanha será entre Bayern de Munique e Bayer Leverkusen, também o sétimo do Campeonato Alemão irá à Liga Europa, só que na segunda fase preliminar do torneio.

Então, Wolfsburg e Hoffenheim, respectivamente sexto e sétimo colocados, empatados com 49 pontos, brigam para ver quem vai à fase de grupos da próxima Europa League e quem vai à fase preliminar. Está entre esses dois apenas, uma vez que o oitavo colocado, Freiburg, tem apenas 45 e por isso já não tem mais chance.

Basicamente, ficará com essa vaga direta quem obtiver um resultado melhor do que o outro na rodada derradeira da Bundesliga, sendo que resultados iguais favorecem o Wolfsburg, pela vantagem no saldo (tem +6 de saldo, contra -4 do Hoffenheim).

Então, vejamos os jogos de ambos: embora jogue em casa – e vamos combinar que não tem sido lá grande coisa, sem ser permitida a presença de público -, o Wolfsburg tem a dura missão de enfrentar o octacampeão alemão, Bayern de Munique. Só que não menos difícil é a tarefa do Hoffenheim, que pega o vice-campeão, Borussia Dortmund, e ainda por cima fora de casa, ainda que sem a pressão dos torcedores aurinegros da chamada “Muralha Amarela”.

Rebaixamento

Na Bundesliga, caem direto os dois últimos colocados, enquanto o antepenúltimo disputa um playoff contra o terceiro colocado da Segunda alemã para saber quem jogará na elite na próxima temporada. Com apenas 20 pontos, o lanterna Paderborn já caiu.

A única briga é entre o 16º Fortuna Düsseldorf (30 pontos e -28 gols de saldo) e o 17º colocado Werder Bremen (28 pontos e -32 de saldo) para ver quem será o segundo a cair direto e quem ainda terá uma chance de escapar no confronto de playoff contra o adversário da Segundona, que no momento é o Heidenheim (terceiro da Bundesliga 2), mas pode ser o Hamburgo, em quarto lugar, com um ponto a menos, igualmente restando uma rodada, a ser disputa toda no domingo, às 10h30 (de Brasília).

O Fortuna Düsseldorf, que antes da rodada é quem escaparia do rebaixamento direto, visita o 12º colocado Union Berlin na última rodada, enquanto o Werder Bremen joga em casa contra o Colônia (14º).

Acesse apostas esportivas no site do Betmotion.

Além disso, confira, também, a nossa página betmotionbr no Instagram, com bônus, dicas e promoções.

Deixe um comentário