Início » Colunas » Coluna do Verchai » Tudo sobre as quartas de final da Copa São Paulo

Tudo sobre as quartas de final da Copa São Paulo  

Santos leva susto, mas despacha o Mirassol nos pênaltis e garante vaga na semifinal

banner betmotion copa são paulo

Dono de três títulos da Copinha, o Santos conseguiu mais um feito na atual edição da competição e está garantido nas semifinais. Mesmo com mais de meia dúzia de jogadores com idade para disputar a Copinha estando fora por já estarem no time principal, o Sub-20 do Santos fiz uma campanha sólida na fase de grupos e se manteve com 100% de aproveitamento até a terceira fase da competição, quando empataram sem gols com a Ferroviária e alcançaram a classificação nos pênaltis. Na fase seguinte, pelas oitavas de final, a missão foi ainda mais complicada: superar o Fluminense, que chegava para as oitavas de final ainda com os 100% de aproveitamento mantidos. No entanto, com dois belos gols de Lucas Barbosas, uma das maiores estrelas do Sub-20 do Santos, o Peixe venceu o Fluminense por 2 a 1 e garantiu sua classificação para as quartas de final. Nesta terça-feira (18), finalmente, o Santos enfrentou o Mirassol na luta por uma vaga nas semifinais. Assim como o Fluminense, o Mirassol chegou para enfrentar o Santos ostentando 100% de aproveitamento na competição, tendo passado pelo Bahia, nas oitavas, com goleada por 5 a 1, e com a moral de ter tirado o Atlético Mineiro na primeira fase do mata-mata. Mais uma vez, porém, o Santos conseguiu controlar bem a partida e abriu o placar ainda no primeiro tempo depois de uma ótima jogada de Ed Carlos com Lucas Pires, que recebeu ótimo passe na linha de fundo e cruzou na medida para Rwan Seco testar pro fundo da rede. No segundo tempo o camisa 10, que tem uma multa rescisória de 50 milhões de euros (equivalente a mais de 300 milhões de reais), fez o segundo dele na partida. Com mais uma participação ilustre de Ed Carlos, que desviou lançamento longo de ombro para deixar Lucas Barbosa com espaço no meio: ao invés de buscar a finalização como fez contra o Fluminense, o camisa 11 do Peixe buscou Rwan na entrada da área. O camisa 10 fez bonito: limpou a marcação com um drible de corpo e esperou o momento certo para bater cruzado e estufar a rede. A vantagem deu tranquilidade para o Santos, mas só até os 30 minutos do segundo tempo, quando, em cobrança de falta da intermediária, Wesley cruzou na medida e Gabriel Tota apareceu no meio da marcação santista para descontar de cabeça. Então, aos 44’, em outro levantamento de Wesley na área, desta vez em cobrança de escanteio, Pedro Rinaldi apareceu na primeira trave para testar firme e decretar o empate do Mirassol. A partida foi para a decisão de pênaltis, onde mais um Menino da Vila brilhou: o goleiro Diógenes. Com duas defesas de Diógenes, o Santos garantiu a classificação vencendo por 3 a 1 nas cobranças alternadas (Lucas Pires, Rwan Seco e Lucas Barbosa converteram para o Peixe). Com a vitória, o Santos avançou para as semifinais, onde enfrenta o América Mineiro.

América Mineiro supera Botafogo e encara o Santos na semifinal

Depois de um início abaixo das expectativas, com dois empates e apenas uma vitória e a segunda posição do grupo 11 da Copinha, o América Mineiro deslanchou na competição. Já na primeira fase do mata-mata o Sub-20 do Coelho enfrentou o Athletico Paranaense e precisou de uma partida muito sólida para avançar de fase. Apesar de ter sofrido o empate na reta final do segundo tempo, depois de ter saído na frente, conseguiu a vitória nos pênaltis e deu início à caminhada de sucesso no mata-mata da Copinha. Na terceira fase o América reencontrou o Falcon, que liderou o grupo 11, e se classificou depois de mais uma disputa por pênaltis. Nas oitavas de final os garotos do Coelho deveriam ter encontrado dificuldade para enfrentar o Grêmio Novorizontino, que fazia ótima campanha e acabava de despachar o Grêmio na fase anterior, mas não foi bem assim: o América bateu o Novorizontino por 5 a 2 e se classificou para as quartas de final sem grandes dificuldades. Foi nas quartas, na partida que aconteceu nesta terça-feira (18), que o América voltou a encontrar dificuldade para avançar na competição, mas nem tanta assim. Isso porque o Botafogo controlou mais a posse de bola e tinha mais volume ofensivo, mas, através dos lançamentos longos e dos contra-ataques velozes, o América também criava suas oportunidades. E foi em um erro dos garotos do Botafogo na saída de bola que o Coelho marcou o único gol da partida: Adyson aproveitou a sobra, bateu firme do bico da área e marcou o gol da classificação do time mineiro, o segundo dele na Copinha. O Alvinegro Carioca até tentou reagir, pressionando bastante pelo gol de empate, mas o América se defendeu muito bem no segundo tempo para confirmar a vitória pelo placar simples de 1 a 0. Agora, nas semifinais, o América Mineiro enfrenta o Santos, em partida que acontece às 20 horas (de Brasília) da próxima sexta-feira (21).

Jogos de hoje (19) das quartas de final da Copinha

(Reprodução: Twitter de São Paulo e Palmeiras/montagem Betmotion)

Do outro lado da chave, os jogos das quartas de final acontecem nesta quarta-feira. Às 19 horas (de Brasília) o Palmeiras, que tirou Atlético Goianiense na 3ª fase e Internacional nas oitavas, enfrenta o Oeste, que tirou o Flamengo na 3ª fase. O Palmeiras chega embalado pela ótima campanha e vive a expectativa de levantar o troféu da Copinha pela primeira vez na história, mas o Oeste está invicto na competição e promete ser um adversário à altura, tal como o Mirassol diante do Santos. Quem passar, entre Palmeiras e Mirassol, enfrenta o vencedor do confronto que acontece às 21:30 (no horário de Brasília), também desta quarta-feira, entre Cruzeiro e São Paulo. Os garotos da Raposa chegam para as quartas de final com 100% de aproveitamento e sendo donos da defesa menos vazada entre todos os que chegaram nesta altura da competição. Por outro lado, o São Paulo enfrentou equipes teoricamente mais qualificadas, como o Vasco da Gama nas oitavas, e é considerado favorito para avançar às semifinais.

Deixe um comentário