Início » Colunas » Coluna do Verchai » Tudo da 17ª rodada da Premier League

Tudo da 17ª rodada da Premier League  

(Reprodução: Instagram/Manchester City)

Manchester City aplica goleada histórica no Leeds United e abre vantagem no topo da tabela de classificação

Atual campeão inglês, o Manchester City protagoniza mais uma campanha de destaque na Premier League sob o comando do catalão Josep Guardiola, que venceu três das cinco edições que disputou sob o comando dos Citizens e caminha a passos largos em busca do quarto título (o segundo consecutivo). Na última terça-feira (14), Guardiola e seus comandados receberam o argentino Marcelo Bielsa, técnico no qual o catalão diz ter se inspirado principalmente no início da carreira, e seus comandados, no Etihad Stadium. Sob o comando do Leeds United, que foi destaque na última edição da Premier League, o “loco Bielsa”, como também é chamado o técnico argentino pelo seu estilo ousado e muitas vezes exótico de armar suas equipes, não resistiu ao "aprendiz" Guardiola. Como de costume, o Leeds tentou jogou de igual com o seu adversário, mas, em se tratando do Manchester City, a estratégia deu muito errado. Os Citizens se lançaram ao ataque, como também é do seu feitio, e, depois de algumas chances desperdiçadas, abriram o placar com Phil Foden ainda aos 8 minutos do primeiro tempo. Jack Grealish também fez o dele, deixando o seu terceiro pelo Manchester City em 20 partidas disputadas, e Kevin de Bruyne ampliou para 3 a 0 ainda antes do intervalo, mas as coisas ficaram ainda pior na etapa complementar. Depois de ter sofrido com uma contusão, Covid e um dos seus piores momentos sob o comando de Guardiola, De Bruyne protagonizou uma grande partida e foi premiado com dois gols: o segundo e quinto do City um golaço, daqueles que o belga gosta de fazer, em pancada da entrada da área. O quarto foi marcado por Mahrez, e os últimos dois pelos zagueiros contestados de Guardiola: Stones e Aké fecharam a goleada por 7 a 0.

Liverpool e Chelsea entram em campo na quinta-feira (16) para voltarem a diminuir a distância do líder

Com a goleada sobre o Leeds o Manchester City abriu quatro pontos de vantagem para o vice-líder, Liverpool, e cinco para o 3º colocado, Chelsea, que são os dois que mais ameaçam o bicampeonato dos Citizens. Os Blues, inclusive, lideravam o campeonato até a 15ª rodada, quando acabaram derrotados pelo West Ham fora de casa e foram ultrapassados pelo Manchester City e, também, pelo Liverpool. A equipe de Thomas Tuchel conseguiu voltar a vencer na última rodada, em uma partida dura contra o Leeds, e vão enfrentar um desafio ainda maior nesta 17ª rodada para manter a distância do líder em apenas dois pontos. O Chelsea recebe o Everton em Londres, no Stamford Bridge, às 16:45 (no horário de Brasília), com transmissão exclusiva da ESPN pelo aplicativo pago do Star+. O Everton possui um elenco qualificado e capaz de complicar a vida de um time do tamanho do Chelsea, mas a atual campanha da equipe comandada por Rafael Benítez é ruim e o experiente técnico espanhol até corre risco de perder o cargo a qualquer momento, pois a expectativa era de que sua equipe lutasse na parte mais alta da tabela de classificação, mas ocupa apenas a 14ª posição com o primeiro turno da Premier League a duas rodadas do fim. Por esta razão, e pela própria capacidade e necessidade do Chelsea, que vai jogar em casa, a expectativa é grande na vitória dos Blues, possivelmente, inclusive, com certa tranquilidade.

A 17ª rodada da Premier League se encerra às 17 horas (de Brasília) de quinta-feira (16), com a partida do vice-líder, Liverpool, em Anfield Road, contra o Newcastle United, em Anfield Road, com transmissão da ESPN Brasil para a TV fechada. O Newcastle, mais novo rico da Inglaterra, ainda vai levar algum tempo para se colocar no patamar dos gigantes ingleses, e não deve apresentar grande resistência aos Reds, visto que luta contra o rebaixamento neste momento, ocupando a penúltima (19ª) posição da Premier League. O Liverpool, por outro lado, na vice-liderança e buscando seguir na cola do Manchester City, deve controlar completamente as ações do jogo e conseguir mais uma vitória em casa, onde está invicto na temporada (a única derrota da temporada, em 24 partidas disputadas, foi fora de casa, diante do West Ham). A equipe de Jürgen Klopp busca a oitava vitória consecutiva.

Luta pelo G-4 da Premier League

Na terça-feira (14) o Aston Villa de Steven Gerrard superou o lanterna Norwich City fora de casa, voltou a vencer e, consequentemente, se aproximou ainda mais da luta por vaga em competições europeias, ocupando a 9ª posição (temporariamente) com 22 pontos somados (12 deles nos últimos 18 disputados, com Gerrard no comando). O Aston Villa colou no Leicester City, 8º colocado, que faz um confronto direto com o Tottenham nesta quinta-feira (16), no King Power Stadium, em Leicester. O time comandado por Brendam Rodgers precisa da vitória para alcançar os mesmos 25 pontos do Tottenham, atual 7º colocado com duas partidas a menos em razão de um surto de Covid no elenco. A equipe comandada por Antonio Conte deve voltar a campo depois de 10 dias afastado dos gramados em razão dos problemas com a nova variante do vírus, e não vai ser grande surpresa se encontrar alguma dificuldade para reencontrar o seu melhor equilíbrio, até porque, do outro lado, o Leicester City chega embalado por uma goleada sobre o Newcastle que o recolocou na luta por uma vaga na zona de classificação para as competições europeias. Foi também por um surto da nova variante que o Manchester United não enfrentou o Brentford na última terça-feira (14), por esta 17ª rodada, e, assim, segue estacionado na 5ª posição da tabela com 27 pontos somados em 16 rodadas. Vale destacar, assim, o confronto entre Arsenal (6º colocado com 26 pontos) e West Ham (4º colocado com 28 pontos) que acontece às 17 horas (de Brasília) desta quarta-feira (15), em Londres, no Etiha Stadium, com transmissão da ESPN Brasil na TV fechada. Trata-se de um confronto direto pelo 4º lugar da Premier League, que garante a última vaga pela competição para a Liga dos Campeões da próxima temporada.

Deixe um comentário