Início » Esportes » Tênis » Tênis: História e Regras

Tênis: História e Regras  

sports

O tênis é um esporte de origem francesa que começou a ser desenvolvida a partir do século 12. O jogo era conhecido primeiramente como “Paume”, que significa palma. Nesse jogo a bola era golpeada com a mão. Após algum tempo, o jogo conhecido como “Paume” se transformou em “Jeu de Paume” (jogo de palma), no qual foi introduzida as raquetes.
Com o passar dos anos, o tênis sofreu várias modificações. O jogo se tornou muito popular, especialmente na França, aonde foi adotado pela família real. Ao ser praticado por reis e plebeus, o jogo de tênis logo começou a ser chamado de “tênis real” ou “nobre”.

Após todas as modificações que o tênis sofreu, atualmente é famoso por ser praticado em grandes torneios internacionais como os Grand Slams. O tênis pode ser jogado em quadras fechadas ou abertas, tanto por mulheres como por homens com a separação de faixa etária. O objetivo principal do jogo consiste na marcação de pontos. A bola tem que ultrapassar a linha base da meia-quadra adversária ou tocar no chão mais de uma vez antes que ela seja rebatida.

O tênis pode ser jogado entre 2 pessoas ou 2 duplas que tentam chegar ao objetivo principal: marcar pontos. O sistema de pontuação do tênis consiste na divisão do jogo em games e sets. Um game é constituído por pontos, sendo a contagem feita por 15, 30, 40 e game. Um set, por sua vez, é um agrupamento de games, sendo a contagem feita por 1, 2, 3, 4, 5 e set.
Através de um sorteio é escolhido o jogador ou a dupla que começa o jogo com o primeiro saque. A equipe que conseguir 6 games com pelo menos 2 games de vantagem sobre a equipe adversaria, conquista um game. Em caso de pontuação de 40 x 40, o desempate é feito pela conquista de dois pontos seguidos por uma equipe.

Quando há empate de 6 x 6, é disputado um tie-break. Neste desempate, o jogador que conquistar 7 pontos com vantagem de dois pontos sobre o adversário, ganha o set. Ganha o jogo aquele que atingir um número de sets pré-definido, geralmente 2 sets, sendo de 3 sets para os grandes torneios masculinos.

Deixe um comentário