Início » Colunas » Coluna do Verchai » Seleção convoca 27 para penúltima data Fifa antes da Copa

Seleção convoca 27 para penúltima data Fifa antes da Copa  

Seleção Brasileira convocou 27 jogadores para amistosos na penúltima data Fifa antes da Copa do Mundo do Catar.

treinador tite durante convocação da seleção
Tite, técnico da Seleção Brasileira, durante convocação (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Na manhã desta quarta-feira (11) o técnico Tite anunciou os 27 convocados para os próximos compromissos da Seleção Brasileira. O calendário brasileiro começa no dia 2 de junho, quando, às 8 horas (de Brasília) a seleção enfrenta a Coreia do Sul lá do outro lado do mundo, no estádio Seul World Cup, localizado na capital do país asiático. Então a Seleção Brasileira viaja para Tóquio, no Japão, para enfrentar a Seleção Japonesa no dia 6, às 7:20 (no horário de Brasília). E os comandados de Tite deveriam enfrentar a Seleção Argentina em Melbourne, na Austrália, no dia 11 de junho, mas o amistoso foi cancelado (de acordo com Juninho Paulista, coordenador da Seleção Brasileira, a CBF apenas recebeu um comunicado da “Peach” – empresa que detém os direitos dos amistosos – de que a partida com a Argentina havia sido cancelada). Apesar da insatisfação demonstrada com a decisão (“é prejudicial esse jogo ser cancelado” foram as palavras de Tite), Juninho Pernambucano afirmou que a CBF está procurando fazer um duelo com uma Seleção Africana, possivelmente em território Europeu por uma questão de logística e burocracia por parte da Fifa. Na coletiva por meio da qual anunciou a convocação para estes próximos amistosos da Seleção Brasileira, Tite desabafou sobre um problema que vem sendo enfrentado há algum tempo: “Há um mundo ideal e o mundo real. A gente lutou para fazer o jogo contra o vice-campeão europeu (Inglaterra). Vai ter Argentina x Itália, e tentamos enfrentar a Inglaterra. Buscamos todas as alternativas. Gostaríamos que fosse um europeu: Inglaterra, Bélgica, Holanda, Alemanha, Espanha. Não dá”. Vale destacar que, na próxima “data Fifa”, que vai ser a última antes da disputa da Copa do Mundo do Catar, no fim deste ano, o Brasil vai fazer o clássico com a Argentina, válido pela 6ª rodada das Eliminatórias da Conmebol (adiado no dia 22 de setembro do ano passado pela Anvisa, uma vez que a Seleção Argentina não cumpriu com as exigências da entidade em relação a prevenção à Covid), e deve enfrentar o México em um último amistoso antes do Mundial. Assim, a Seleção Brasileira vai para mais uma Copa do Mundo sem ter experiências diante das seleções de ponta do continente Europeu, que vem dominando a competição neste século (a última seleção a conquistar o troféu, sem ser um europeu, foi o Brasil, em 2002). Em meio a todos estes problemas na preparação para a competição mais cobiçada pelas nações de todo o mundo, o técnico Tite aproveitou para surpreender na convocação, dando mais chances para nomes que não estiveram nas últimas competições oficiais disputadas pela Seleção Brasileira, como nas duas últimas Copa América (2020 e 2021) e nas Eliminatórias Conmebol para a Copa do Mundo.

No setor defensivo Tite manteve a base das últimas convocações e não deve ter grandes surpresas na Copa do Mundo

Com Alisson (do Liverpool), Ederson (do Manchester City) e Weverton (do Palmeiras), Tite manteve os três goleiros que sempre são convocados quando não estão afastados por lesão ou algum outro problema. Na zaga, Thiago Silva (do Chelsea), Marquinhos (do Paris Saint-Germain) e Éder Militão (do Real Madrid) foram mantidos, em relação às últimas convocações, e Gabriel Magalhães (do Arsenal), que está sendo frequente na lista, ganhou mais uma oportunidade. Na lateral-direita, quem voltou a aparecer foi Daniel Alves (do Barcelona), que, apesar das aparições de Emerson Royal (do Tottenham) e até mesmo Fagner (do Corinthians) na lista de convocados, deve se firmar até a Copa do Mundo, até mesmo pela experiência que carrega, como um substituto de Danilo (da Juventus), titular nas principais partidas. Na outra lateral, que vem tendo Alex Sando (da Juventus) como titular nas principais partidas, também foram convocados Guilherme Arana (do Atlético Mineiro) e Alex Telles (do Manchester United), de forma que Renan Lodi (do Atlético de Madrid), que chegou a ser titular na final da Copa América de 2021, ficou de fora da lista.

No meio de campo, Danilo, do Palmeiras, foi a grande novidade, enquanto outros consagrados voltam a ser chamados

em destaque danilo meio-campista palmeiras derby primeira fase paulistao 2022
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Os volantes convocados por Tite nesta quarta-feira foram Casemiro (do Real Madrid) e Fred (do Manchester United), que são considerados os titulares, além de Fabinho (do Liverpool), que dificilmente vai ficar de fora da lista de convocados para a Copa do Mundo (junto com os titulares), e Danilo (do Palmeiras), que, aos 21 anos, foi chamado pela primeira vez para integrar a Seleção Brasileira. O homem de confiança do português Abel Ferreira tem, na Seleção Brasileira, a concorrência de alguns nomes de peso que fazem a função de segundo volante (ocupada por Fred): Allan (do Everton), Gerson (do Olympique de Marselha), Douglas Luiz (do Aston Villa) e até mesmo, correndo por fora, Edenílson (do Internacional), Arthur (da Juventus) e um próprio companheiro de time (Palmeiras), Gabriel Menino. Um pouco mais à frente, Éverton Ribeiro (do Flamengo) foi um nome que acabou ficando de fora da lista, além de Raphael Veiga (do Palmeiras), que também faz a função de um meia-ofensivo. Os convocados foram Philipe Coutinho (do Aston Villa) e Bruno Guimarães (do Newcastle), além do titular na função, Lucas Paquetá (do Lyon).

No ataque, oito nomes foram anunciados e ainda teve gente importante que ficou de fora

Neymar (do Paris Saint-Germain), Gabriel Jesus (do Manchester City), Richarlison (do Everton), Raphinha (do Leeds United), Vinícius Júnior (do Real Madrid), Rodrygo (do Real Madrid), Gabriel Martinelli (do Arsenal) e Matheus Cunha (do Atlético de Madrid) foram os nomes convocados por Tite para a “data Fifa” de junho. É de se esperar que alguns deles tenham pouquíssimo tempo dentro de campo e possivelmente fiquem de fora da lista de convocados para a Copa do Mundo. Até porque, além do fato de que Tite provavelmente vá levar apenas 6 atacantes para a Copa, outros jogadores importantes ainda podem aparecer na lista, como Antony (do Ajax) e Roberto Firmino (do Liverpool) e Gabriel Barbosa (do Flamengo).

Deixe um comentário