Início » Colunas » Coluna do Verchai » Santos respira fora da zona de rebaixamento

Santos respira fora da zona de rebaixamento  

Vitória sobre o Fluminense dá moral e faz Peixe abrir 3 pontos de vantagem para o primeiro time na zona de rebaixamento do Brasileirão Série A.

madson santos 2 x 0 fluminense brasileiro 2021
Madson marcou o primeiro gol da importante vitória do Santos sobre o Fluminense na Vila Belmiro (Divulgação/Santos FC)

“O Santos não será rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro se jogar como jogou na vitória por 2 a 0 sobre o Fluminense” foram as palavras de Bruno Giufrida em sua análise publicada no “GE”. Na última quarta-feira (27), em jogo atrasado da 23ª rodada do Brasileirão, o Santos recebeu o Fluminense na Vila Belmiro e jogou como Santos. A equipe comandada por Fábio Carille pressionou o Tricolor das Laranjeiras do início ao fim, e acabou com o embalo da equipe de Marcão, que vinha de vitória imponente no clássico da última rodada, com o Flamengo. Tanto é que a melhor chance do Fluminense no primeiro tempo aconteceu em um chute de longa distância de André, que passou rente à trave e saiu pela linha de fundo. O Santos, por sua vez, fez o goleiro Marcos Felipe trabalhar e muito, até abrir o placar aos 33 minutos do primeiro tempo, em um belo lançamento de Vinícius Zanocelo para Madson, que apareceu nas costas de Marlon Xavier na área e testou firme para colocar o Peixe na frente do placar. Com a torcida inflamada, em festa, o Santos conseguiu manter o controle do jogo e, apesar de ter perdido um pouco do ritmo na volta do intervalo, conseguiu se aproveitar de um erro de Marcos Felipe para decretar a vitória. O goleiro tricolor tentou fazer lançamento longo, mas, pressionado, pegou mal na bola e viu o principal destaque do jogo, Madson, recuperar para o Santos e arrancar sem a bola até receber de Marinho na área, livre de marcação para bater cruzado e deixar Diego Tardelli na boa para empurrar pro fundo da rede. O Fluminense até chegou a fazer uma pressão na reta final do segundo tempo, mas, quando venceu a retranca santista, não conseguiu passar pelo goleiro João Paulo, que garantiu a vitória do Peixe por 2 a 0.

Confira como está a classificação do Brasileirão Série A

Com o resultado, o Santos saltou para a 16ª posição (a primeira fora da zona de rebaixamento), abrindo logo 3 pontos de vantagem para o Juventude, 17º colocado e primeiro no Z-4. Além disso, o Santos também ganhou motivação para dar adeus à luta contra a parte mais baixa da tabela de classificação, ganhou confiança. Mesmo com o pouco tempo de trabalho, tendo em mãos um elenco mais modesto que o do ano passado e pressionado pelos péssimos resultados dos seus primeiros jogos, o técnico Fábio Carille conseguiu ter tranquilidade para reequilibrar o sistema defensivo do Santos e reestabelecer a confiança dos jogadores, sem medo de ousar para voltar a encontrar o caminho da vitória. Na partida contra o Fluminense, por exemplo, Carlos Sánchez ficou no banco de reservas, dando espaço para o ex-lateral-esquerdo, Felipe Jonatan, no meio de campo, ao lado de Zanocelo, e Marinho, Diego Tardelli, Marcos Guilherme e Lucas Braga atuaram juntos no setor ofensivo. Funcionou.

Bahia e Ceará empatam e seguem próximos à zona de rebaixamento

A situação de Bahia e Ceará não é simples. Na última quarta-feira as equipes se enfrentaram na Arena Fonte Nova, em Salvador, em partida atrasada da 23ª rodada do Brasileirão e praticamente saíram comemorando o empate por 1 a 1 que pouco ajudou as duas equipes. Mesmo jogando fora de casa, o Ceará iniciou a partida um pouco melhor, concentrando suas jogadas ofensivas pelo lado esquerdo do campo, onde funcionavam Vina e o colombiano Stiven Mendoza, mas faltou versatilidade para dominar a partida. Com o passar do tempo, o Bahia conseguiu anular as jogadas do Vozão e passou a ser mais efetivo no ataque, passando a dar muito trabalho para o goleiro João Ricardo, que viu uma pancada de Nino Paraíba parar na trave e fez defesa fundamental em cobrança de falta de Juninho Capixaba. Logo no início do segundo tempo, porém, depois de uma bela jogada com Vina, Mendoza tabelou com Jael na entrada da área e recebeu nas costas da defesa do Bahia para abrir o placar para o Ceará em um belo chute de esquerda. Só que a comemoração do Alvinegro Cearense durou apenas 3 minutos. O Bahia logo se lançou ao ataque e, em boa jogada em velocidade, Juninho Capixaba deixou Gilberto com espaço na entrada da área e o camisa 9 não perdoou: acertou uma pancada no ângulo e empatou a partida com um golaço, retomando, de quebra, a artilharia do Brasileirão, com 12 gols marcados (1 a mais que o vice-artilheiro, Hulk). E a virada só não aconteceu poucos minutos depois porque Raí, ficando na cara do gol com passe açucarado de Patrick, chutou em cima do goleiro. A partida ficou dinâmica nos minutos finais, com bastante correria dos dois lados, mas com pouca criação e efetividade, o que não evitou o empate por 1 a 1, resultado que manteve as duas equipes muito próximas da zona de rebaixamento.

O Bahia, 15º colocado, soma os mesmos 32 pontos do Santos (16º) e tem 3 de vantagem para o Juventude (17º), e o Ceará vem na 14ª posição, com 33 pontos somados.

E nesta quinta-feira (28), às 19 horas (de Brasília), o Sport visita o Red Bull Bragantino no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, por partida que está sendo adiantada da 34ª rodada em razão da disputa da final da Copa Sul-Americana pelo time do interior de São Paulo. Sonhando com os 3 pontos para ficar um pouco mais próximo de deixar a zona de rebaixamento, o Sport chega abalado por uma sequência de 3 partidas sem vitória, estando atualmente 5 pontos atrás do Santos. O Bragantino, por sua vez, amplo favorito a conquistar a vitória, espera manter uma invencibilidade que já dura 8 partida para voltar ao G-4 do Brasileirão, ainda que temporariamente. A equipe da Red Bull soma os mesmos 46 pontos do Flamengo, 4º colocado, mas tem três partidas a mais que o Rubro-Negro Carioca. Ainda assim, caso vença, o Bragantino salta para a 3ª posição da tabela, alcançando os mesmos 49 pontos do Palmeiras.

Deixe um comentário