Início » Colunas » Coluna do Verchai » Quartas de final do Campeonato Catarinense

Quartas de final do Campeonato Catarinense  

Nesta terça-feira (21) o Criciúma recebeu o Avaí no Estádio Heriberto Hülse pela partida de volta das quartas de final do Campeonato Catarinense e conquistou a classificação às semifinais após uma disputa de pênaltis que terminou com o placar de 14 x 13. Foi só na 30ª cobrança, após defesa do goleiro Gustavo na 15ª batida do Avaí, que o experiente lateral-esquerdo Marcelo Hermes converteu sua segunda cobrança e definiu a classificação suada do Criciúmas às semifinais do Campeonato Catarinense. Agora, o Tigre aguarda a definição dos outros confrontos das quartas de final para conhecer o seu adversário na próxima fase.

Hercílio Luz x Figueirense:

Nesta quarta-feira (22), às 20 horas (de Brasília), o líder da primeira fase, Hercílio Luz, recebe o Figueirense no Estádio Anibal Torres Costa, na cidade de Tubarão, precisando de um simples empate para se classificar às semifinais do Campeonato Catarinense após a vitória simples, por 1 a 0, conquistada fora de casa na ida. Graças a campanha feita na primeira fase do estadual do ano passado, terminando na vice-liderança, o Hercílio Luz vai disputar a Série D do Campeonato Brasileiro neste ano e, com isso, teve condições de fazer investimentos importantes para o desempenho na atual edição do Campeonato Catarinense. Com 7 vitórias, 4 empates e apenas 1 derrota (fora de casa para o Brusque), o Hercílio Luz liderou a primeira fase do estadual com sobra, o que lhe deu a vantagem de enfrentar o último (8º) colocado (Figueirense) entre os classificados às quartas de final, além de fazer a partida de volta, decisiva, em casa.

Apesar de já ter frequentado a elite do futebol nacional, o Figueirense está na Série C do Campeonato Brasileiro atualmente e já demonstra que vai ter dificuldade para retornar à Série B neste ano. A expectativa de classificação do Figueirense às semifinais Campeonato Catarinense é pequena neste momento, tendo em vista que, além de jogar fora de casa precisando vencer por 2 gols para se classificar, vai ter no comando um técnico interino após a demissão de Cristóvão Borges, ocorrida depois da derrota na partida de ida. Uma vitória do Figueirense por apenas 1 gol leva a decisão para as penalidades.

Brusque x Concórdia:

Na quinta-feira (23) acontecem as outras duas definições dos últimos classificados às semifinais do Campeonato Catarinense. Às 19 horas (de Brasília) o Brusque, atual campeão, enfrenta o Concórdia no Estádio Augusto Bauer precisando de uma vitória simples para se classificar após o empate sem gols na ida (um novo empate leva a decisão para os pênaltis). No ano passado, apesar do título e de ter chegado a lutar na parte de cima da tabela de classificação nas primeiras rodadas da Série B, o Brusque acabou sendo rebaixado de volta à Série C do Campeonato Brasileiro. Agora, com a expectativa de retornar à segunda divisão nacional, o Brusque defende o título do Campeonato Catarinense e deve confirmar o favoritismo diante do Concórdia nestas quartas de final. Apesar de ter sido apenas o 3º colocado na primeira fase, o Brusque é a única equipe que segue invicta na competição, computando um total de 4 vitórias e 3 empates em casa na temporada (levando em consideração o título da Recopa Catarinense sobre o Marcílio Dias no primeiro jogo oficial de 2023).

Chapecoense x Barra:

Às 21 horas (de Brasília) da quinta-feira a Chapecoense recebe o Barra na Arena Condá precisando de uma vitória por 3 gols para conseguir a classificação às semifinais do Campeonato Catarinense depois da derrota surpreendente sofrida fora de casa na ida, por 2 a 0. Depois da tragédia de 2016, que chocou o mundo e abalou as estruturas do clube, a Chapecoense não conseguiu se manter por muito tempo na elite do futebol brasileiro e acabou amargando o rebaixamento à Série B em 2019. No ano seguinte a equipe se reergueu com os títulos do Campeonato Catarinense e da Série B do Campeonato Brasileiro, mas voltou a ser rebaixado em 2021 e não conquistou mais títulos desde então. No ano passado, a Chape lutou para não cair à Série C do Campeonato Brasileiro e, apesar de ter sido vice-líder da primeira fase do Campeonato Catarinense neste ano, está muito próximo de ser eliminado nas quartas de final por uma equipe que não disputa sequer a Série D do Campeonato Brasileiro.

Criciúma é o primeiro a confirmar vaga nas semifinais do Campeonato Catarinense.

Donos de campanhas medíocres na primeira fase do Campeonato Catarinense, o único do estado a ter disputado a Série A do Campeonato Brasileiro no ano passado, o Avaí, e o catarinense que teve a melhor campanha na Série B do ano passado, o Criciúma, se enfrentaram logo nas quartas de final. O confronto poderia facilmente ser considerado uma final antecipada e o vencedor (Criciúma) pode até voltar a conquistar o título estadual depois de 10 anos, mas o 0 a 0 no placar agregado das partidas de ida e volta deixou evidente a incapacidade das equipes de conquistar qualquer coisa neste momento.

O Tigre passou porque mereceu, é verdade, mas teria sido eliminado junto com o Avaí se tivesse uma forma de isso acontecer. Prova disso é que a classificação só veio depois de 30 cobranças de pênalti, ou seja, 15 para cada lado, o que obrigou 4 jogadores a repetirem a cobrança. No fim, o goleiro Gustavo brilhou, defendendo a segunda cobrança de Natanael (a 15ª do Avaí), e Marcelo Hermes definiu a classificação do Criciúma ao converter sua segunda cobrança.

Recentemente eliminado nos pênaltis pelo Coritiba na segunda fase da Copa do Brasil, o Criciúma concentra todas as suas forças na busca pelo 11º título do Campeonato Catarinense. O Tigre é o quarto maior vencedor do estado, tendo 3 conquistas a mais que a Chapecoense, 5ª maior vencedora, e 8 troféus a menos que os maiores campeões: Avaí e Figueirense (o 3º maior vencedor do Catarinense é o Joinville, com 12 troféus, mas a última conquista da equipe foi em 2001).

Já o Avaí, eliminado logo na primeira fase da Copa do Brasil, vai ter tempo para se preparar para a Série B do Campeonato Brasileiro, que começa em pouco mais de 3 semanas.

Siga o Betmotion nas redes sociais

betmotion - entre para ganhar - logo verde

Gostou deste texto? Deixe o seu comentário e acesse a área de apostas esportivas do Betmotion. Aproveite, também, para nos seguir nas redes sociais:

Twitter

Instagram

Facebook

Telegram

Deixe um comentário