Início » Colunas » Coluna do Verchai » Quais foram as maiores tragédias em estádios de futebol?

Quais foram as maiores tragédias em estádios de futebol?  

No decorrer dos anos, volta e meia ouvimos falar de tragédias que acabaram acontecendo em estádios de futebol. Lugares estes que deveriam ser para lazer da família na apreciação de uma partida de futebol amistosa e não um lugar de medo e terror muitas vezes.

torcedores em Hillsborough - tragédia na inglaterra
Tragédia de Hillsborough vitimou 96 torcedores na Inglaterra, em 1989 (Reprodução)

Vejamos algumas:

Ibrox Stadium em Glasgow no Reino Unido em 1902

Após o desabamento de um terraço de madeira enquanto a Escócia e a Inglaterra jogavam, 26 pessoas morreram e após esse incidente, os terraços foram proibidos. 

Infelizmente tem muitas mais tragédias que poderiam ser descritas aqui e como na maioria dos casos, atitudes só são tomadas após acontecimentos como estes. Sabemos que não foram os últimos, pois a ganância e a falta de empatia entre as torcidas atravessam décadas e décadas.

Burnden Parque em Bolton, Inglaterra em 1946

Esse acidente foi o resultado de mais uma superlotação de um estádio que não estava preparado para receber tantas pessoas e que mesmo depois de fechado por estar lotado, 20 minutos antes da partida, os torcedores ainda conseguiam entrar. O resultado foi o esmagamento de 33 pessoas e mais de 400 saíram feridas.

Estádio Nacional em Lima no Peru no ano de 1964

Tudo começou por causa de um gol anulado pelo árbitro que aconteceu no último minuto de jogo que acontecia Peru e Argentina. Um “torcedor” muito irritado entrou em campo e começou a perseguir o árbitro. A polícia que estava no local como de praxe, o dominou, porém, de forma bem agressiva, irritando outros torcedores que viam o que ocorria das bancadas e tudo isso acabou resultando num motim. Sem saída, as autoridades presentes tiveram que entrar em ação tentando conter os “ânimos” com gás lacrimogéneo, o que acabou instigando ainda mais os torcedores.

 O resultado deste tumulto / caos, foi o esmagamento, e infelizmente a morte de mais de 300 pessoas. Com certeza essa é uma das piores tragédias acontecidas em estádios de futebol na história.

Ibrox Stadium que fica na cidade de Glasgow no Reino Unido no ano de  1971

O jogo entre Rangers e Celtic de Glasgow ficou marcada para sempre, pois quase ao final da partida a arquibancada que “segurava” o peso de aproximadamente 80mil torcedores acabou cedendo. As estruturas da época eram bem mais frágeis do que hoje em dia e com a queda da arquibancada sobre as escadas, 66 pessoas acabaram perdendo suas vidas. Esse acidente é lembrado com homenagens todos os anos.

Estádio Luzhniki em Moscou na Rússia no ano de 1982

Durante o jogo entre o Haarlem e o Spartak Moscou também acabou em tragédia. No dia do jogo estava muito frio, fazia -10º e por isso apenas dois setores das arquibancadas foram liberados e alí estavam quase 20.000 pessoas. No término do jogo, um dos torcedores acabou caindo no fosso e como a multidão que vinha atrás não parou, houve muitos esmagamentos e mais uma tragédia aconteceu. Oficialmente 66 pessoas morreram, mas há rumores de que os verdadeiros números passaram de 300 e que as autoridades russas estavam encobrindo a verdade. Até hoje falam-se disso, mas oficialmente são 66. 

Vale Parade em Bradford na Inglaterra no ano de 1985

Durante um jogo da terceira divisão entre Bradford City e Lincoln e pra variar estava superlotado, um incêndio começou na arquibancada e na corrida para se salvarem, os torcedores perceberam que a saída estava fechada ou bloqueada em alguns lugares. O fogo avançou rapidamente, pois ventava muito no dia e a estrutura da arquibancada era de madeira desde sua inauguração em 1908 e nunca havia sido reformada. 

O resultado foi que 56 torcedores acabaram mortos e pelo menos 265 ficaram feridos e queimados. Quem esteve lá garante que jamais esquecerá a cena de horror, onde várias pessoas corriam tentando se salvar enquanto pegavam fogo. Isso é triste e chocante.

Estádio Heysel em Bruxelas na Bélgica no ano de 1985

No confronto entre Liverpool e Juventus, durante a final da Liga dos Campeões da Europa, as torcidas rivais acabaram se enfrentando pois estavam lado a lado e deu-se a tragédia. Nesse confronto, morreram 39 pessoas e durante a briga e o “empurra empurra”, o muro lateral acabou cedendo, piorando a situação. O jogo infelizmente não foi parado. O local ficou conhecido como “estádio maldito”.

As torcidas foram proibidas de estarem nos estádios por cinco anos como punição. Porém até hoje os hooligans são conhecidos como uma das torcidas mais violentas do mundo.

Hillsborough na cidade de Sheffield na Inglaterra em 1989

Durante o jogo entre Liverpool e Nottingham Forrest, já indo para os minutos finais, as das arquibancadas da torcida geral (onde eles ficam em pé´) estava superlotada e como se isso não bastasse, das dez catracas existentes para os torcedores passarem, apenas uma estava funcionando bem, porém o fluxo não deu conta obviamente, e as pessoas começaram a serem apertadas contra os alambrados enquanto outros tentavam pular para se salvar. 

A polícia que estava no local achou que os torcedores estavam tentando invadir o campo e os conteriam ainda mais.

Resultado disso: 96 mortos por esmagamento e asfixia. Hoje, mais e 30 anos depois, o único responsável foi o dono do estádio, que pegou apenas dois anos de pena. Esse foi o resultado da ganância em superlotar um local sem o mesmo poder suportar.

Accra Sports Stadium em Gana no ano de 2001

No final do jogo entre Accra Hearts e Asante Kotoko, os torcedores que já estavam bastante agitados começaram a brigar e na tentativa de conter a multidão, a polícia começou a jogar gás lacrimogéneo nas arquibancadas. Como o povo começou a correr para fugir do efeito do gás, o resultado foi o esmagamento de muita gente que acabou caindo no caminho e foi esmagado. O resultado disso foi a morte de 127  torcedores, uma verdadeira tragédia e a pior já registrada em estádios africanos.

Port Said Stadium no Egito em 2012

Ao apitar o fim do jogo entre Al-Ahly e o Al-Masry, centenas de torcedores do Al-Masry invadiram o campo e começaram a atacar os jogadores do Al-Ahly e posteriormente toda a torcida acabou se envolvendo na briga. Infelizmente a polícia que estava no local foi muito passiva e não fez grandes esforços para conter a multidão, resultando por fim em 79 mortos.

Siga o Betmotion nas redes sociais

betmotion - entre para ganhar - logo verde

Gostou deste texto? Deixe o seu comentário e acesse a área de apostas esportivas do site do Betmotion. Aproveite para nos seguir nas redes sociais:

betmotion.com/br/aposta-esportiva

twitter.com/betmotion_br

www.instagram.com/betmotionbr

facebook.com/BetmotionBr

Deixe um comentário