Início » Esportes » Futebol Internacional » Futebol Espanhol » Real Madrid e Barcelona preocupam para o futuro

Real Madrid e Barcelona preocupam para o futuro  

Time de Zidane foi eliminado na Copa do Rei por adversário da terceira divisão espanhola

zidane, técnico do Madrid, eliminado
(Reprodução: Real Madrid CF)

Na última quarta-feira (20), o Real Madrid entrou em campo pela terceira fase da Copa do Rei da Espanha, para enfrentar o Alcoyano fora de casa. Como a adversário disputa a terceira divisão espanhola, e até porque o Real vem em uma sequência exaustiva de jogos, Zinédine Zidane foi para campo com apenas um titular absoluto: Casemiro. De resto, o técnico francês optou por dar oportunidade para outros jogadores, como os jovens Andriy Lunin (goleiro) e Odriozola (lateral-direito), e os “esquecidos” Marcelo, Isco e Mariano Díaz. Ainda assim o Real Madrid conseguiu mostrar superioridade durante o primeiro tempo, e mesmo encontrando grande dificuldade para encontrar espaços na defesa adversária, conseguiu abrir o placar aos 45’, com Éder Militão aproveitando cruzamento de Marcelo para testar pro fundo da rede. O gol deu confiança para a equipe merengue, que voltou para o segundo tempo pressionando ainda mais o adversário, e a expectativa dos torcedores só cresceu quando Karim Benzema entrou em campo. E o Real Madrid até teve chance de ampliar quando Vinícius Júnior recebeu belo lançamento nas costas da defesa e ficou na cara do gol, mas o brasileiro parou no goleiro José Juan. Parecia que a equipe da capital não teria problemas para vencer e sair de campo classificado para as oitavas de final, mas uma falta quase no meio de campo gerou um escanteio que acabou sendo o início do fim do Real Madrid na Copa do Rei. Ramón López desviou cruzamento na primeira trave e a bola atravessou o gol do Real, até José Solbes aparecer para empurrar pro gol. A equipe de Zidane voltou a pressionar depois de sofrer o empate, principalmente com o apoio de Marcelo pelo lado esquerdo do campo de ataque, mas não conseguiu vencer o goleiro José Juan e, quando Militão foi chutado dentro da área, o árbitro mandou o jogo seguir. Na prorrogação o Real Madrid se lançou ainda mais para o ataque em busca da vitória, obrigou José Juan a fazer grandes defesas e parecia que logo conseguiria o gol da vitória. No entanto, quando o Real fazia a maior blitz em busca da vitória, o Alcoyano arrumou um belo contra-ataque e definiu a classificação: Ali Diakité arrancou do campo de defesa, esticou para Javi Antón mais à frente, recebeu de volta na linha de fundo e cruzou na medida para Juanan, que se antecipou ao goleiro Andriy Lunin para marcar o gol da vitória do Alcoyano. Com isso, o Real Madrid acabou eliminado já na terceira fase da Copa do Rei para um time da terceira divisão espanhola, pouco tempo depois de ter perdido para o Athletic Bilbao na semifinal da Supercopa da Espanha.

O resultado aumenta ainda mais a pressão que já paira pelo Santiago Bernabéu por conta do momento que o clube passa, e muitas decisões de Zidane são questionadas pela imprensa e até internamente. Enquanto isso, o Atlético de Madrid venceu partida atrasada que fez pelo Campeonato Espanhol e abriu para sete pontos a vantagem em relação ao Real (2º colocado), mesmo tendo uma partida a menos (podendo aumentar a vantagem para dez pontos). Mesmo assim, a diretoria merengue ainda vê com esperança a busca pelo título nacional e, também, da Liga dos Campeões (os únicos que o Real ainda disputa), e garante que o técnico francês vai permanecer pelo menos até o fim desta temporada. A dúvida que fica é se Zidane vai continuar bancando jogadores como Marcelo e Isco, que são constantemente criticados pela torcida e imprensa, ou se vai passar a apostar nos mais jovens.

Barcelona avança no sufoco na Copa do Rei e segue sem agradar

Tendo conquistado o feito de eliminar o Atlético de Madrid na segunda fase da Copa do Rei da Espanha, o Cornellà (clube da terceira divisão espanhola) enfrentou o Barcelona nesta quinta-feira (21), pela terceira fase da competição, com uma boa esperança de alcançar a classificação e provavelmente animou os torcedores com um início forte pra cima do gigante espanhol. A eliminação do rival Real Madrid poderia pesar ainda mais para o Barcelona, que entrou em campo com uma equipe alternativa para se poupar para o Campeonato Espanhol, pelo qual joga já no domingo (24). No entanto, apesar da pressão inicial do time da casa, o Barcelona logo impôs seu ritmo de jogo, passou a trocar passes na intermediária e aos poucos foi levando perigo à meta adversária. E já na reta final do primeiro tempo, o zagueiro Ronald Araújo sofreu pênalti, mas Miralem Pjanic parou em defesa de Ramón Ramírez na cobrança. O erro acabou com o ímpeto do Barça no restante do primeiro tempo, mas Ronald Koeman voltou do intervalo com Ousmane Dembélé no lugar de Riqui Puig e uma postura ainda mais ofensiva. Mesmo assim o Barcelona teve dificuldade para encontrar o caminho do gol, e quando Lenglet conseguiu arrumar mais um pênalti para os catalães, Dembélé foi para a cobrança e também parou no goleiro Ramón Ramírez. A partida ficou dramática nos minutos finais do segundo tempo e acabou indo para a prorrogação. Foi então que a perna pesou para os jogadores do Cornellà, que viram Dembélé sobrar em arrancada pela ponta e marcar um golaço em chute de fora da área. O gol acabou dando ainda mais confiança ao Barcelona, que cresceu no jogo, marcou o segundo nos minutos finais da prorrogação, com Braithwaite, e avançou para as oitavas de final da Copa do Rei.

 

Ainda assim, o futebol praticado pela equipe de Ronald Koeman segue não agradando e o clube parece não ter um plano claro para seguir entre os melhores da Europa nos próximos anos. Neste momento, apesar da classificação na Copa do Rei, o Barcelona perdeu para o Bilbao o título da Supercopa da Espanha, se classificou na 2ª posição em seu grupo da Liga dos Campeões e é apenas o 3º colocado no Campeonato Espanhol, estando três pontos atrás do Real Madrid (2º) e dez atrás do líder Atlético de Madrid, o qual, vale lembrar, ainda tem uma partida a menos.

Deixe um comentário