Análise das quartas da Libertadores. Palmeiras joga nesta terça

Alexandre Frazão
Alexandre Frazão

Após um ano atípico também para o futebol, estamos nos aproximando das quartas de final da Copa Libertadores da América. Começa nesta terça (8), faltando, ainda, a definição de uma das vagas, que será conhecida na quarta (9).

Imagem: reprodução/site da Conmebol

Temos sete equipes com suas respectivas vagas garantidas, e entre elas estão três clubes brasileiros: Palmeiras, Santos e Grêmio, além de dois argentinos (Racing e River Plate), um paraguaio (Libertad) e um clube uruguaio (Nacional). A última vaga está entre o argentino Boca Juniors e mais um brasileiro, o Internacional.

A bola, no entanto, não espera, e já na terça (8) começam os confrontos de ida das quartas de final. Confira, abaixo, uma breve análise sobre os confrontos: 

Palmeiras (BRA) x Libertad (PAR)

Partida de ida: nesta terça (8), às 21h30, no Defensores Del Chaco.

Partida de volta: 15/12, às 21h30, no Allianz Parque.

O Palmeiras chega em grande fase. Nos primeiros nove jogos do clube sob o comando do treinador português Abel Ferreira, o Alviverde alcançou 7 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Além do mais, o Palmeiras finalizou a fase de grupos na primeira colocação geral, o que dá a ele a vantagem de decidir em casa todas as fases do mata-mata, antes da final, que será em jogo único no Maracanã. 

Porém, o Verdão enfrenta um grande problema em seu plantel, causado pela Covid-19. O time palmeirense, que chegou a ter 21 infectados no seu elenco, agora tem apenas dois, incluindo o treinador. É o favorito para avançar à semifinal da Libertadores.

Do outro lado, um adversário que parecia caminhar para a eliminação na fase de grupos, melhorou subitamente e se classificou. O Libertad não havia vencido nenhum dos últimos quatro jogos da fase de grupos (3 derrotas e 1 empate) e com resultados ruins também no campeonato local.

Mas despertou. Venceu os dois jogos contra o Jorge Wilstermann da Bolívia (3 x 1 em casa e 2 x 0 fora) e avançou para as quartas de final. Até no campeonato local renasceu, vencendo o 12 de outubro por 3 x 0. Vem de 3 vitórias seguidas e certamente quer fazer frente ao clube brasileiro.

Favorito: diante do plantel e histórico do time, o Palmeiras é o favorito para avançar na competição. 

Santos (BRA) x Grêmio (BRA)

Partida de ida: nesta quarta (9), às 19h15, na Arena do Grêmio.

Partida de volta: 16/12, às 19h15, na Vila Belmiro.

No confronto de brasileiros, o Santos chega nas quartas de final da Copa Libertadores depois de ter superado a LDU, vencendo o jogo de ida por 2 x 1 (na altitude de Quito), e mesmo perdendo em casa por 1 x 0 conseguiu avançar pelo critério de gol visitante. 

O time da Baixada Santista não tem conseguido ao longo do ano estabelecer um padrão de jogo que possa dar total confiança e tranquilidade ao seu torcedor. No entanto, no confronto brasileiro, tudo pode acontecer. O Santos tem a vantagem de decidir em casa, visto que fez a segunda melhor campanha entre todos os classificados, atrás apenas do Palmeiras.

O Grêmio, por sua vez, confirmou seu favoritismo contra o Guarani do Paraguai e avançou sem qualquer dificuldade. O tricolor gaúcho venceu o jogo de ida por 2 x 0 e no jogo da volta, mesmo preservando alguns titulares, aplicou o mesmo placar do primeiro jogo e garantiu uma tranquila classificação. O Grêmio já acumula 15 jogos seguidos sem derrota.

Favorito: apesar do equilíbrio, o retrospecto indica fortemente o Grêmio como favorito para avançar. Inclusive, pela experiência que o seu treinador, Renato Gaúcho, tem em fase de mata-mata.

Nacional (URU x River Plate (ARG)

Partida de ida: nesta quinta (10), às 21h30, no Libertadores da América.

Partida de volta: 17/12, às 21h30, no Gran Parque Central.

O Nacional, do Uruguai, avançou para as quartas de final da Copa Libertadores da América ao superar o Independiente del Valle, do Equador, após dois empates por 0 x 0 e levar a melhor disputa de penalidades máximas. 

Na fase de grupos, o clube uruguaio foi o 4º colocado geral, atrás apenas de 3 clubes brasileiros: o Palmeiras, o Santos e o Flamengo. Agora, tem pela frente um poderoso adversário, o atual vice-campeão da Libertadores, River Plate. No entanto, tem a vantagem de decidir a classificação em casa.

O River Plate avançou para esta fase da competição ao superar o Athletico Paranaense, após empatar por 1 x 1 em Curitiba (empatando o jogo no último minuto) e vencer o jogo na Argentina pelo placar mínimo, 1 x 0. 

Na fase de grupos, avançou como o 6º melhor colocado e é um dos favoritos para chegar, não apenas à semifinal, mas à decisão do torneio.

Favorito: o River Plate é sem dúvidas um dos favoritos a conquista do título desta edição. Portanto, é o favorito a prosseguir na competição. 

Racing (ARG) x Boca Juniors (ARG) ou Inter (BRA)

Partida de ida: 16/12, às 21h30, em local a definir.

Partida de volta: 23/12, às 21h30, em local a definir.

O Racing surpreendeu ao eliminar o atual campeão da América, Flamengo. Depois de um empate por 1 x 1 em Avellaneda, a Academia foi ao Maracanã e saiu na frente com gol de Sigali, aos 20 minutos da etapa final. E quando parecia que a vaga estava encaminhada, o Flamengo empatou, já nos acréscimos, com gol de William Arão.

Na decisão por penalidades máximas, quis o destino que o próprio William Arão, autor do gol de empate, falhasse na sua cobrança e o clube argentino ficasse com a vaga.

O Racing não vive um bom momento, mas a heroica e surpreendente classificação poderia ser o elemento que faltava para que as coisas voltassem a funcionar no clube de Avellaneda. Certamente, a forma com que tudo aconteceu vai servir de combustível para que os erros sejam corrigidos e a motivação seja inflada ao máximo. 

O adversário do Racing ainda não está definido. Devido a morte do ídolo argentino Diego Maradona, o primeiro jogo entre Internacional e Boca Juniors foi adiado em uma semana. Por essa razão, o jogo da volta acontecerá nesta quarta (9), já na semana que iniciará a fase de quartas de final para os demais seis times. 

Na partida de ida, realizada na semana passada, o Boca Juniors venceu o Internacional no Beira Rio, em Porto Alegre (RS), pelo marcador de 1 x 0, e se credencia como favorito para avançar, em especial porque o clube gaúcho vive um péssimo momento. Assim, em se classificando o Boca Juniors, teríamos um clássico argentino. 

Favorito: se confirmada a classificação do Boca Juniors, se mantem como favorito para avançar na competição frente ao Racing.

Transmissões

Abaixo, estão as opções para assistir aos jogos das quartas de final da Copa Libertadores 2020, bem como ao jogo de volta entre Boca e Inter, ainda pelas oitavas:

Dias 8 e 15 (terça-feira), às 21h30:

Libertad x Palmeiras – SBT e Fox Sports.

Dias 9 e 16 (quarta-feira), às 19h15:

Grêmio x Santos – Fox Sports

Nesta quarta (9), às 21h30:

Boca Juniors x Internacional – Conmebol TV (pay-per-view)

Dias 10 e 17 (quinta), às 21h30:

River x Nacional – Facebook Watch

Dias 16 e 23 (quarta), às 21h30:

Racing x Boca/Inter – Conmebol TV (pay-per-view)

Aposte no Betmotion:

Para palpites no torneio, acesse a área de apostas esportivas aqui no site do Betmotion e clique na aba “Copa Libertadores”.

Confira, também, a nossa página betmotionbr no Instagram, com bônus, dicas e promoções.

Um forte abraço a todos e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *