Início » Colunas » Coluna do Verchai » Prévia de Flamengo x Palmeiras pelo Brasileirão

Prévia de Flamengo x Palmeiras pelo Brasileirão  

Hoje à noite, o Maracanã será palco de Flamengo x Palmeiras, partida adiantada da 4ª rodada e que reedita a última final da Copa Libertadores da América.

Nesta quarta-feira (20), às 19:30 (no horário de Brasília), Flamengo e Palmeiras se enfrentam no Maracanã, com transmissão exclusiva do canal Premiere, em pay-per-view. O duelo, que reedita a última final da competição de clubes mais importante da América, a Libertadores, é válido pela 4ª rodada do Brasileirão 2022, e foi antecipado para esta quarta-feira para preservar o descanso dos jogadores das duas equipes, que nas próximas semanas terão compromissos pela 3ª fase da Copa do Brasil, além da fase de grupos da Libertadores. A partida é muito aguardada, pois envolve duas equipes que têm a expectativa de lutar pelo título do Campeonato Brasileiro. No entanto, tanto o Flamengo como o Palmeiras chegam pressionados pela vitória. No caso do Flamengo, a vitória é tida como uma necessidade para que o trabalho do técnico Paulo Souza seja consagrado ao lado da torcida, com vitória diante do seu carrasco da última Libertadores, que colocaria o Rubro-Negro Carioca na liderança do Brasileirão, ainda que temporariamente. Pelo lado palmeirense, a necessidade de vitória está diretamente relacionada com o campeonato.

Enquanto o Flamengo, que apesar de ter o objetivo de se firmar no Brasileirão, ainda busca a afirmação do trabalho do português Paulo Souza, o Palmeiras se preocupa exclusivamente com sua campanha na competição nacional, uma vez que o técnico Abel Ferreira está muito bem respaldado por seu trabalho longínquo e vencedor. Ainda neste ano, além de ter disputado a final do Mundial de Clubes com o Chelsea, a qual perdeu na prorrogação, por 2 a 1, o Palmeiras já venceu dois títulos: da Recopa Sul-Americana, que disputou contra o campeão da Copa Sul-Americana, Athletico Paranaense, e do Campeonato Paulista, pelo qual venceu o último campeão, São Paulo, na final.

Apesar de tudo isso, o Palmeiras estreou com derrota no Brasileirão e apenas empatou na última rodada, de forma que ainda busca sua primeira vitória no campeonato que é um dos únicos que Abel Ferreira ainda não conquistou.

Já o Flamengo está em um momento oposto ao do Palmeiras, pois perdeu os dois títulos que disputou (da Supercopa do Brasil, contra o Atlético Mineiro, e do Campeonato Carioca, no qual perdeu para o Fluminense na final), mas conseguiu se manter invicto nas duas primeiras rodadas do Brasileirão. Os comandados de Paulo Souza empataram com a boa equipe do Atlético Goianiense na estreia e, na última rodada, venceram o São Paulo no Maracanã e saltaram para a 4ª posição da tabela com o resultado. Agora, em partida adiantada da 4ª rodada, o Flamengo espera voltar a vencer para fazer de vez as pazes com a torcida e assumir a 1ª posição do Brasileirão, ainda que de forma temporária. Este resultado, porém, seria péssimo para o Palmeiras, que certamente vai dar tudo o que tem de melhor para evitá-lo, mas, pelo contrário, conseguir somar pontos diante do Flamengo fora de casa e, assim, não ficar muito para trás na corrida pelo título do Campeonato Brasileiro.

Flamengo conta com apoio de peso da torcida rubro-negra para assumir a liderança do Brasileirão

em destaque o maracanã flamenguista
Maracanã deverá receber muitos rubro-negros para o jogaço Flamengo x Palmeiras, pelo Brasileirão (Divulgação/Maracanã)

Com a possibilidade de assumir a ponta da tabela de classificação, o Flamengo vive a expectativa de conseguir uma vitória gigante sobre o atual bicampeão da Libertadores, Palmeiras. Para tanto, o Flamengo vai contar com o forte apoio da sua torcida, que sempre dá festa no Maracanã e que já esgotou os ingressos para a partida desta quarta-feira. Respaldado em uma decisão da CBF de 2019, o Flamengo vai contar com torcida única no Maracanã nesta partida contra o Palmeiras. Serão mais de 70 mil pessoas cantando e vibrando a favor do Flamengo. Tudo o que o técnico Paulo Souza precisa para conseguir um bom resultado diante do rival e concretizar um pouco mais o seu trabalho no rubro-negro. A sombra de Jorge Jesus não deixou de colocar o novo comandante português em situação desconfortável no cargo, principalmente porque sua principal missão era exatamente desconectar a equipe do ano mágico de 2019. Já estamos em 2022, ainda na 4ª rodada do Brasileirão. Ainda há muito para acontecer neste ano, mas o início de trabalho de Paulo Souza causou incômodo. O técnico demorou para se aproximar da equipe que hoje pode ser considerada titular e efetuou grandes mudanças no sistema tático do Flamengo, o que não foi muito bem compreendido ou aceito pelos torcedores. O Flamengo fez partidas bem abaixo das expectativas, mas, com exceção das duas derrotas para o Fluminense, não perdeu nenhum outro jogo: foram 13 vitórias e 5 empates até aqui. A Libertadores, pela qual o Flamengo venceu as duas partidas que disputou, serviu como apoio e deu confiança para a equipe e para a torcida. Agora, falta uma vitória sobre o Palmeiras, no Maracanã lotado, que dá a liderança do Brasileirão, para que o Flamengo de Paulo Souza caia de vez nas graças da torcida.

Abel Ferreira aposta na solidez de seu elenco para surpreender o Flamengo e alcançar a primeira vitória no Brasileirão

Somando apenas um ponto no Campeonato Brasileiro (graças ao gol de Rony, marcado aos 51 minutos do segundo tempo, que deu o empate ao Palmeiras na última partida, contra o Goiás), o Palmeiras raramente é visto em uma situação tão desfavorável como agora. Apenas na 15ª posição da tabela, o Palmeiras precisa vencer para colar no Flamengo (que soma 4 pontos) e não permitir que os concorrentes ao título abram larga vantagem neste início de campeonato. Só que a missão não é nada fácil. Vencer um Flamengo motivado em um Maracanã lotado é algo que poucos conseguem fazer. A notícia boa é que o Palmeiras é uma das equipes que podem ser consideradas capazes de conseguir tal proeza, e o técnico Abel Ferreira conta com o elenco principal completa à sua disposição (apenas com exceção do zagueiro Luan, que está em recuperação de lesão na coxa). Esta partida tem os ingredientes perfeitos para protagonizar um duelo de gigantes de encher os olhos.

Deixe um comentário