Início » Colunas » Coluna do Verchai » Prévia da 9ª rodada do Campeonato Paulista

Prévia da 9ª rodada do Campeonato Paulista  

Invicto, Fernando Lázaro tem última missão no comando do Corinthians antes da chegada do técnico português Vítor Pereira, recém-contratado.

em destaque o analista de desempenho fernando lázaro do corinthians
(Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)

O técnico Sylvinho foi demitido do Corinthians após uma derrota para o Santos, por 2 a 1, em plena Neo Química Arena, em sua terceira partida neste Campeonato Paulista. Desde então a equipe corintiana vem sendo comandada pelo auxiliar permanente, Fernando Lázaro, e não perdeu mais: foram três vitórias consecutivas em partidas difíceis contra o Ituano (atual campeão da Série C), o Mirassol (semifinalista das últimas duas edições do Campeonato Paulista) e o São Bernardo (líder do Grupo B), e um empate fora de casa com o Botafogo-SP na última rodada. O Corinthians mostrou evolução e conquistou os resultados que precisava para ganhar mais tranquilidade neste início de temporada. Com um total de 14 pontos somados nas 7 partidas disputadas, o Corinthians lidera o Grupo A do Campeonato Paulista com folga de 4 pontos para o vice-líder, Guarani, e 7 pontos de vantagem para o primeiro time fora da zona de classificação para as quartas de final, mesmo tendo uma partida a menos. Mais do que os pontos preciosos que conquistou para avançar às quartas de final do Campeonato Paulista, o Corinthians conseguiu reestabelecer um pouco da sua confiança sob o comando de Fernando Lázaro, que se deu ao luxo de jogar com um time praticamente reserva na última partida, razão pela qual acabou não alcançando a quarta vitória consecutiva, mas cedeu o empate por 1 a 1 no segundo tempo, depois de ter saído na frente do placar no primeiro tempo. Agora, com uma semana inteira para treinar e preparar a equipe para o duelo complicado deste fim de semana, contra o Red Bull Bragantino, Fernando Lázaro deve voltar a escalar o time que considera ideal, que conta com o badalado quinteto ofensivo formado por Paulinho, Renato Augusto, Giuliano, William e Roger Guedes. Nesta equipe considerada ideal pelo técnico interino, o Corinthians conta com oito titulares acima dos 30 anos: Cássio (34), Fagner (32), Fábio Santos (36), Gil (34), Renato Augusto (34), Paulinho (33), Willian (33) e Giuliano (31). Foi com este time (ao qual se juntam o volante Du Queiroz, que briga por vaga com Víctor Cantillo, o zagueiro João Victor e o camisa 9 Roger Guedes) que o Corinthians passeou na vitória por 3 a 0 sobre o São Bernardo e espera acabar com o recente tabu diante do Red Bull Bragantino. O Timão não vence o Massa Bruta há dois anos, período no qual empatou três vezes e perdeu duas, ambas jogando na Neo Química Arena. No entanto, a missão é árdua. O Bragantino está em grande momento sob o comando de Mauricio Barbieri, que é técnico da equipe desde 2020, e, neste momento, com 16 pontos somados nas 8 rodadas disputadas, divide a liderança da classificação geral do Campeonato Paulista com o Palmeiras. Esta partida, entre Corinthians e Bragantino, na Neo Química Arena, acontece às 11 horas da manhã (de Brasília) de domingo (27), com transmissão em pay-per-view do Canal Premiere e do serviço de streaming “Paulistão Play”.

Invicto no Campeonato Paulista, Palmeiras lidera classificação geral com duas partidas a menos

Neste domingo (27), às 16 horas (de Brasília), o Palmeiras vai ao interior do estado para enfrentar a Inter de Limeira no Estádio Major José Levy Sobrinho, com transmissão da Record na TV aberta, além do pay-per-view. Na lanterna do Grupo A com 7 pontos somados nas 8 rodadas disputadas, a Inter se preocupa com um possível rebaixamento para a Série A2 do Campeonato Paulista e dificilmente vão conseguir acabar com a invencibilidade do Palmeiras no campeonato nesta partida. Mesmo jogando fora de casa e devendo ir a campo com uma equipe alternativa por estar em meio a disputa das partidas de ida e volta da final da Recopa Sul-Americana, contra o Athletico Paranaense, o Palmeiras dificilmente vai deixar de somar pontos, assim como fez nas outras duas vezes em que poupou os titulares neste Campeonato Paulista. Ao todo, com cinco vitórias e apenas um empate nas seis rodadas disputadas até aqui (duas a menos que as demais equipes em razão da disputa do Mundial de Clubes no início deste mês), o Palmeiras lidera a classificação geral do Campeonato Paulista e espera se manter assim com uma vitória nesta partida contra a Inter de Limeira. Ainda que se preocupe com a decisão do título da Recopa, o técnico Abel Ferreira está acostumado a ter de lidar com várias competições ao mesmo tempo e não deve perder o ritmo no Campeonato Paulista, até porque espera ter a vantagem sobre os rivais nas fases decisivas.

Classificados na Copa do Brasil, Santos e São Paulo buscam manutenção na zona de classificação para as quartas de final do Campeonato Paulista:

Também no domingo (27), às 18:30 (no horário de Brasília), o Santos recebe o Grêmio Novorizontino na Vila Belmiro, com transmissão da TNT Sports pelo serviço de streaming da “HBO Max”. Após a demissão de Fabio Carille em derrota para o Mirassol na 7ª rodada, o Santos perdeu clássico para o São Paulo em plena Vila Belmiro por 3 a 0, mas se recuperou na última partida ao vencer o Salgueiro por 3 a 0 pela primeira fase da Copa do Brasil e garantir uma classificação tranquila para a segunda fase. Neste fim de semana o Santos mais uma vez deve ser comandado pelo interino Marcelo Fernandes, uma vez que o recém-contratado, o técnico argentino Fabián Bustos, ainda não vai ter tempo para assumir a equipe. Mesmo assim, a expectativa do Peixe é conseguir uma vitória em casa para permitir que Fabián Bustos, quando assumir, tenha um pouco mais de tranquilidade até encontrar o melhor equilíbrio da equipe, sem grande pressão por resultados para não ficar fora da zona de classificação para as quartas de final. Neste momento o Santos tem dois pontos de vantagem para a Ponte Preta, 3ª colocada do Grupo D, que é liderado pelo Bragantino, que tem 7 pontos de vantagem para o Santos.

Também classificado para a segunda fase Copa do Brasil após um empate sem gols, pouco convincente, diante do Campinense, o São Paulo volta a jogar pelo Campeonato Paulista na segunda-feira (28), quando enfrenta o Água Santa fora de casa às 15 horas (de Brasília), com transmissão exclusiva por pay-per-view. Com uma partida a menos, mas apenas um ponto de vantagem para a Ferroviária (3ª colocada do Grupo B), o São Paulo precisa da vitória para seguir firme na zona de classificação para as quartas de final do Campeonato Paulista e se aproximar da liderança do seu grupo, que está com o São Bernardo neste momento.

Deixe um comentário