Início » Colunas » Coluna do Verchai » Prévia da 4ª rodada do Brasileirão

Prévia da 4ª rodada do Brasileirão  

Pela 4ª rodada do Brasileirão, atual campeão Atlético Mineiro enfrenta o Goiás fora de casa, visando assumir a liderança isolada.

Agenda esportiva do fim de semana: confira os jogos

 

bola do brasileirão 2022 em campo
Athletico-PR estreia na noite de domingo, 10 de abril, contra o São Paulo, no Morumbi. Atual campeão Galo joga à tarde, no Mineirão (Divulgação/CBF)

Na última rodada o Atlético Mineiro foi surpreendido em casa pelo Coritiba e perdeu a chance de se isolar na liderança do campeonato. Depois de abrir 2 a 0, cedeu o empate no segundo tempo e terminou a 3ª rodada do Brasileirão com os mesmos 7 pontos do Santos, que ficou na liderança no critério de desempate (saldo de gols). Na última partida, disputada no Equador, pela 3ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, o Atlético Mineiro não conseguiu mais do que um empate com o Independiente del Valle em um confronto direto pela liderança do Grupo D e segue na vice-liderança pelo critério de desempate. Apesar de não serem tão ruins, estes últimos resultados deixaram o Galo com alguma frustração por ainda não ter conseguido se impor em nenhuma competição, de forma que a equipe deve ir com força máxima para Goiânia, em busca dos três pontos na Serrinha, diante do Goiás. A partida, válida pela 4ª rodada do Brasileirão, acontece neste sábado (30), às 18:30 (no horário de Brasília), com transmissão do SporTV na TV fechada (exceto para o estado de Goiás). Uma vitória leva o Atlético Mineiro para a liderança isolada do Brasileirão e dá força para que a equipe do argentino Antônio Mohamed se estabeleça de forma firme na busca pelo bicampeonato. Além disso, tendo em vista que o Goiás ainda não venceu na competição, mas somou apenas um ponto nas três rodadas disputadas até aqui, dificilmente vai conseguir segurar o ímpeto do Atlético nesta partida, mesmo jogando em casa.

Outros jogos deste sábado (30):

Também neste sábado acontecem outras três partidas válidas pela 4ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro (lembrando que Flamengo e Palmeiras tiveram a partida desta rodada antecipada e empataram no Maracanã por 0 a 0). Às 16:30 (no horário de Brasília) acontecem dois jogos simultâneos: o América recebe o Athletico no estádio Independência, em Belo Horizonte, e o Red Bull Bragantino visita o Ceará na Arena Castelão, em Fortaleza. Invicto até aqui, com 2 empates e uma vitória, o Bragantino busca uma vitória para seguir próximo das primeiras posições da tabela (neste momento tem 2 pontos a menos que o líder, Santos). No entanto, jogando em casa e motivado pela ótima campanha que faz na fase de grupos da Copa Sul-Americana, o Ceará espera voltar a somar pontos na competição para não repetir o filme do ano passado, quando lutou na parte mais baixa da tabela do Brasileirão até as últimas rodadas. No outro confronto, América e Athletico somam os mesmos 3 pontos, nas 3 rodadas disputadas, e esperam um bom resultado para subirem na tabela de classificação. O América chega abalado por duas derrotas consecutivas (uma pelo Brasileirão e outra pela Copa Libertadores) e espera se valer do apoio da torcida para conseguir voltar a somar pontos no Brasileirão. Já o Athletico, que venceu o Flamengo na última rodada, mas perdeu para o Libertad na Copa Libertadores em um confronto direto pela liderança do Grupo B e está desgastado por ter feito a partida no Paraguai.

Por fim, encerrando os jogos deste sábado do Brasileirão, às 19 horas (de Brasília), o Cuiabá, que com duas vitórias e uma derrota aparece na 4ª posição da tabela, recebe o Atlético Goianiense na Arena Pantanal com a expectativa de voltar a somar pontos para seguir bem colocado na competição. Apesar de vir de uma derrota dolorosa, em casa, pela Copa Sul-Americana (que o distanciou da liderança do Grupo B, o Cuiabá está motivado no Brasileirão e espera vencer a primeira em casa na competição. Do outro lado, o Atlético Goianiense ainda não venceu no Brasileirão e está desgastado por uma partida no Paraguai, pela Copa Sul-Americana, de forma que deve encontrar dificuldade para superar o Cuiabá jogando no Mato Grosso.

Jogos de domingo (01/05):

No domingo acontecem outras quatro partidas válidas pela 4ª rodada do Brasileirão. Logo às 11 horas da manhã (de Brasília) o Botafogo, que não perde há 3 partidas (das quais venceu duas), recebe o Juventude, que não vence há 4 partidas (das quais perdeu duas), no Engenhão, no Rio de Janeiro. Nenhuma das equipes disputa competições continentais e devem fazer um confronto intenso pelos três pontos, mas o Botafogo é tido como favorito, até por jogar em casa e já ter vencido na competição, diferentemente do Juventude.

Às 16 horas (de Brasília) a Rede Globo transmite, para diferentes localidades, as partidas entre Corinthians e Fortaleza, na Neo Química Arena, em São Paulo, e entre Coritiba e Fluminense, no Couto Pereira, em Curitiba. Grande parte do estado do Paraná e do Rio de Janeiro acompanham a partida do Coritiba com o Fluminense. Ambas as equipes somam os mesmos 4 pontos neste Brasileirão e precisam de um bom resultado para subirem na tabela. O Coritiba ainda não perdeu em casa neste ano e espera manter a invencibilidade diante do Fluminense, que tenta surpreender a equipe paranaense para superar o momento complicado pelo qual está passando. O Tricolor das Laranjeiras é apenas o 3º colocado em seu grupo da Copa Sul-Americana, tendo empatado em casa com o vice-líder do grupo na última rodada, e tendo perdido para o Internacional, também em casa, na última rodada do Brasileirão. Para o restante do país, a Globo transmite, às 16 horas deste domingo, a partida do Corinthians com o Fortaleza, em São Paulo. Atualmente na 3ª posição, o Corinthians espera aproveitar o embalo da vitória sobre o Boca Juniors na última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores para seguir na caça à liderança do Brasileirão. Do outro lado, o Fortaleza, atual lanterna do Campeonato Brasileiro, tenta evitar a terceira derrota consecutiva na competição, mas deve ter muita dificuldade para conseguir cumprir este objetivo em razão do ótimo momento do adversário.

Finalmente, às 19 horas (de Brasília), encerrando os jogos do domingo, o Internacional recebe o Avaí no Beira-Rio, em Porto Alegre, para um confronto direto na luta por uma vaga no G-4 do Brasileirão. Neste momento as equipes somam os mesmos 6 pontos do Corinthians (3º colocado) e do Cuiabá (4º colocado). Apesar de jogar em casa e estar em um grande momento sob o comando de Mano Menezes, vindo em uma sequência de 3 vitórias, o Inter está desgastado por ter jogado fora de casa nas últimas duas partidas (uma no Rio de Janeiro, diante do Fluminense, e outra na Colômbia, diante do Independiente Medellín. Já o Avaí, apesar de ter um elenco bem mais modesto, teve a semana inteira para se preparar para o confronto deste domingo com o Internacional, uma vez que não disputa nenhuma outra competição neste momento (fora de casa, porém, a equipe catarinense ainda não venceu uma única partida em 2022: foram 4 empates e 4 derrotas em 8 partidas como visitante).

E esta rodada do Brasileirão se encerra na próxima segunda-feira (02/05), com o clássico entre São Paulo e Santos, no Morumbi.

Deixe um comentário