Início » Colunas » Coluna do Verchai » Prévia da 35ª rodada da Premier League

Prévia da 35ª rodada da Premier League  

Em mais uma luta intensa pelo título inglês, Liverpool e Manchester City jogam fora de casa contra times que tentam surpreender.

Agenda esportiva do fim de semana: confira os jogos

 

em destaque gabriel jesus do manchester city com a comoração alô mamãe
Manchester City de Gabriel Jesus joga fora de casa, assim como o rival pelo título inglês Liverpool (Divulgação: Premier League)

A temporada 2021/22 europeia está terminando, mas a luta pelo título da competição nacional mais valorizada do mundo ainda está longe de chegar ao fim. Nos últimos anos, Manchester City e Liverpool vêm em uma disputa intensa para levantar o troféu mais importante da Inglaterra. Esta vai ser a 5ª temporada seguida que um dos dois conquista o título da Premier League (a última vez que uma outra equipe levantou o troféu foi na temporada 2016/17, quando o Chelsea foi campeão). Desde então o Manchester City ficou com o título três vezes (uma delas, na temporada 2018/19, entrando pra história ao terminar apenas 1 ponto à frente do Liverpool, que foi o primeiro a terminar a Premier League na vice-liderança alcançando 97 pontos – muitos times já foram campeões somando bem menos) e o Liverpool uma, na temporada 2019/20, quando quebrou vários recordes (como o de maior número de vitórias consecutivas) e terminou a competição com 99 pontos (18 de vantagem para o vice-líder, Manchester City). Agora, Manchester City e Liverpool mais uma vez estão em uma luta intensa pelo título da Premier League e possivelmente estarão, também, na final da Uefa Champions League, que é a competição de clubes mais importante do Velho Continente. Faltam apenas 5 rodadas para o fim da Premier League e, neste momento, apenas um ponto separa o líder, Manchester City, do vice-líder, Liverpool. Para se ter uma ideia, o Chelsea, 3º colocado, está a quase 15 pontos de distância do Manchester City, e o primeiro time fora da zona de classificação para a próxima Champions (o Tottenham, 5º colocado) está a mais de 20 pontos de distância do Liverpool.

Neste sábado (30), Manchester City e Liverpool entram em campo pela 35ª rodada da Premier League 2021/22. O Liverpool abre a rodada às 8:30 da manhã (no horário de Brasília) enfrentando o Newcastle no St. James Park, na cidade de Newcastle, em partida que vai ser transmitida pela ESPN na TV fechada. O novo rico da Inglaterra ocupa a 9ª posição neste momento, tendo conseguido deixar a lanterna do campeonato desde que foi comprado pelo fundo de investimentos da Arábia Saudita, em outubro do ano passado, e passou a investir em novas contratações (como do meia brasileiro Bruno Guimarães, que vem sendo um dos principais destaques da equipe comandada pelo inglês Eddie Howe). Neste momento, o Newcastle está em uma sequência de quatro vitórias e espera conseguir arrancar pontos do Liverpool nesta rodada, jogando ao lado da torcida. Os Reds podem estar desgastados pela atual sequência de jogos (que envolveu duas partidas com o Manchester City, a volta das quartas e a ida das semifinais da Champions League, e confrontos com Manchester United e Everton pela Premier League), mas não perdem há 11 partidas e ostentam amplo favoritismo diante do Newcastle, mesmo fora de casa.

Também neste sábado (30), às 13:30 (no horário de Brasília), a ESPN transmite, na TV fechada, a partida do Manchester City diante do Leeds United, que acontece no Elland Road, na cidade de Leeds. A equipe comandada por Josep Guardiola, atual campeã da Premier League, teve partidas mais tranquilas que as do Liverpool nas últimas rodadas (antes de enfrentar o Real Madrid pela semifinal da Champions League na última terça-feira) e dificilmente vai deixar os três pontos escaparem, até porque o Leeds United, apesar de estar invicto há 5 jogos, não deve ter foças para segurar o ímpeto do Manchester City (no primeiro turno, os Citizes golearam o Leeds por 7 a 0 no Etihad Stadium).

Tottenham x Leicester e West Ham x Arsenal envolvem luta direta na busca por vaga em competições europeias na próxima temporada

No domingo (01/05) a 35ª rodada da Premier League segue intensa, com duas partidas que envolvem times que ainda lutam por vaga em competições europeias e outra entre dois gigantes que lutam em lados opostos da tabela de classificação. Às 10 horas (de Brasília) a ESPN transmite esta última, que envolve Everton e Chelsea. A equipe de Liverpool recebe o time da capital inglesa no Goodison Park precisando de nada menos do que uma vitória para, dependendo do resultado da partida do Burnley (que enfrenta o Watford fora de casa no sábado), deixar a zona de rebaixamento. Do outro lado, porém, o Chelsea ainda busca confirmar seu lugar na zona de classificação para a próxima Champions League, que ainda não está garantida, apesar de bem encaminhada. Trata-se do confronto da vida do Everton, pela permanência na elite do futebol inglês, diante de um dos gigantes da Inglaterra, que quer se firmar entre os melhores do país.

No mesmo dia (01/05) e horário (10h), a ESPN transmite com exclusividade para os assinantes do serviço de streaming “Star+” a partida entre Tottenham e Leicester City, que acontece em Londres, no Hotspur Stadium. Os Spurs contam com o apoio da torcida para buscarem os três pontos e, assim, saltarem para a zona de classificação para a Champions League, ultrapassando o atual 4º colocado, Arsenal, que neste momento tem 2 pontos de vantagem para o Tottenham. A equipe comandada por Antonio Conte ostenta um grande favoritismo sobre o Leicester, que, apesar de ainda sonhar com uma vaga na zona de classificação para alguma competição europeia, está mais preocupado, neste momento, com a disputa das semifinais da Uefa Conference League, pela qual empatou com a Roma na ida, na última quinta-feira (28), por 0 a 0, jogando em casa. Já o Tottenham, que foi eliminado da Conference League ainda na fase de grupos, está totalmente concentrado na luta pela 4ª posição da Premier League e teve a semana inteira para se preparar para o confronto deste fim de semana.

E às 12:30 (no horário de Brasília), encerrando os jogos do próximo domingo (01/05) da Premier League, o West Ham recebe o Arsenal no Estádio Olímpico de Londres, com transmissão da ESPN na TV fechada. Atualmente na 4ª posição da tabela, o Arsenal está totalmente concentrado na luta pela vaga na próxima Champions League e é visto com favoritismo diante do West Ham, que ainda tem chances de lutar por vaga em competições europeias nesta Premier League, mas certamente está mais preocupado com as semifinais da Uefa Europa League, que pode levar a equipe de forma direta para a fase de grupos da próxima Champions. Na última quinta-feira o West Ham perdeu em casa para o Eintracht Frankfurt (1-2) pela partida de ida da semifinal da Europa League e, na próxima quinta-feira faz a partida de volta, na Alemanha.

Deixe um comentário