Início » Colunas » Coluna do Verchai » Prévia da 26ª rodada da Premier League

Prévia da 26ª rodada da Premier League  

Manchester City x Tottenham fazem clássico Big Six que esquenta a rodada da Premier e que deve mexer na tabela de classificação.

pep guardiola e gabriel jesus em partida do manchester city
Atacante brasileiro Gabriel Jesus e Pep Guardiola em jogo do Manchester City (Reprodução: Manchester Evening News)

O Manchester City não titubeou na última terça-feira, pela partida de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões, e goleou o Sporting por 5 a 0 mesmo jogando fora de casa, em Portugal, de forma que praticamente selou sua classificação para a próxima fase da principal competição da Europa. Foi a quarta vitória consecutiva do Manchester City, que venceu as duas últimas rodadas da Premier League e goleou o Fulham em partida que valia vaga nas oitavas de final da Copa da Inglaterra. Ao todo, são 13 partidas em sequência que os atuais campeões ingleses não perdem, das quais venceu 12 e empatou uma. A última derrota do Manchester City foi pela última rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, diante do Leipzig, quando a equipe alemã precisava da vitória para se classificar para a Liga Europa e Guardiola optou por ir a campo com uma equipe reserva por já estar garantido na liderança do Grupo A. Sendo assim, levando em consideração exclusivamente a Premier League, os Citizens já ostentam 15 rodadas de invencibilidade, das quais venceu 14 (12 delas de forma consecutiva, mesmo tendo enfrentado Chelsea, Arsenal e Manchester United neste período). Todos estes números tornam evidente o favoritismo do Manchester City para o clássico com o Tottenham deste fim de semana, válido pela 26ª rodada da Premier League. E não só pelo grande momento que vive a equipe comandada por Guardiola, mas também pela fase conturbada que passa a equipe que agora é comandada por Antonio Conte. O experiente treinador italiano assumiu os Spurs no início de novembro do ano passado, logo após o Tottenham ter sofrido uma derrota por 3 a 0 em clássico com o Manchester United, válido pela 10ª rodada da Premier League. Naquele momento, o Tottenham ocupa a 9ª posição da tabela, a 5 pontos de distância da zona de classificação para a Liga dos Campeões, e a situação não melhorou muito desde então. Agora, ocupa a 8ª posição e está a 7 pontos de distância da zona de classificação para a Liga dos Campeões, mas, como tem três partidas a menos que o atual 4º colocado, o Manchester United, os Spurs, ao menos teoricamente, têm totais condições de alcançar um lugar no G-4 da Premier League. No entanto, a situação poderia ser muito mais favorável se a equipe comandada por Antonio Conte não tivesse perdido as últimas três rodadas de forma consecutiva: primeiro para o Chelsea, depois para o Southampton e, na última partida, para o Wolverhampton (atual 7º colocado), em um confronto direto na tabela de classificação. Por tudo isso, o Tottenham dificilmente vai conseguir evitar a quarta derrota consecutiva nesta rodada, enfrentando o Manchester City fora de casa. A partida acontece no Etihad Stadium, em Manchester, às 14:30 (no horário de Brasília) deste sábado (19), com transmissão da ESPN na TV fechada.

Liverpool pode diminuir para seis pontos a distância do líder e aumentar pressão sobre o Manchester City no clássico

Vice-líder da Premier League com uma partida a menos que o Manchester City, o Liverpool entra em campo pela 26ª rodada às 12 horas (de Brasília) deste sábado (19), para enfrentar o Norwich City em Anfield Road em partida que também vai contar com a transmissão da ESPN na TV fechada. O Liverpool chega para o confronto contra o antepenúltimo (17º) colocado da Premier League com uma grande expectativa de vencer para seguir na luta pela liderança e pelo título inglês. Os Reds também chegam para esta partida da 26ª rodada da Premier League motivados pela atual sequência de sete vitórias, que envolve classificação sobre o Arsenal na semifinal da Copa da Liga Inglesa e vitória por 2 a 0 sobre a Internazionale de Milão, fora de casa, pela partida de ida das oitavas de final da Liga dos Campões, disputada na última quarta-feira (16). Vale destacar que o atual adversário do Liverpool na Premier League, o Norwich City, está a 4 pontos de distância do primeiro time fora da zona de rebaixamento, vem de goleada diante do Manchester City e dificilmente vai conseguir arrancar pontos do Liverpool em Anfield. Além disso, como a partida dos Reds acontece antes da do Manchester City, os comandados de Jürgen Klopp tem uma grande chance de diminuir para seis pontos a distância em relação ao líder, tendo, ainda que temporariamente, o mesmo número de jogos. Caso o favoritismo do Liverpool se confirme e a equipe vença o Norwich, o Manchester City pode sentir a pressão da vitória no clássico, que não é totalmente garantida, e permitir que o Liverpool se aproxima ainda mais da liderança da Premier League. Vale lembrar que as equipes ainda têm um confronto direto para fazer, na 32ª rodada, marcado para acontecer no Etihad Stadium no dia 9 de abril.

Outros destaques da rodada:

Atualmente na 3ª posição da Premier League, com 7 pontos a menos que o Liverpool e a 16 de distância do Manchester City, o Chelsea dificilmente vai lutar por título nesta Premier League, mas, ao menos neste momento, se preocupa exclusivamente com a sua manutenção na zona de classificação para a próxima Liga dos Campeões, tendo em vista que o primeiro time fora do G-4, o West Ham, tem “apenas” 6 pontos a menos que os Blues. Os atuais campeões do mundo entram em campo pela 26ª rodada da Premier League às 12 horas (de Brasília) deste sábado (19) para enfrentar o Crystal Palace no Selhurst Park, com transmissão exclusiva da ESPN pelo “Star+”, em streaming. Neste mesmo dia e horário, a ESPN 2 transmite, na TV fechada, a partida do Arsenal contra o Brentford no Emirates Stadium, em Londres. Os Gunners ocupam a 6ª posição da tabela neste momento, com 4 pontos e, também, 3 partidas a menos que o Manchester United, atual 4º colocado. Os Red Devils, inclusive, entram em campo no domingo (20), às 11 horas da manhã (de Brasília), para enfrentar o Leeds United no Elland Road. Por fim, encerrando a 26ª rodada da Premier League às 13:30 (no horário de Brasília) de domingo (20), o Wolverhampton recebe o Leicester City (11º colocado) no Molineux Stadium, com transmissão da ESPN 4 na TV fechada. A partida é um confronto direto na luta pela aproximação da zona de classificação para as competições europeias.

Deixe um comentário