Início » Colunas » Betmotion » Preparo físico é fundamental para melhorar a performance no poker

Preparo físico é fundamental para melhorar a performance no poker  

Workoutphoto credit: DSC_0098 via photopin (license)

Mente afiada, foco total e resistência para ficar muitas horas diárias sentado em uma mesma posição, com pouquíssimos – e curtos – intervalos. Essa é a rotina básica de um jogador de poker profissional. Apesar de não parecer para muitas pessoas, esse esporte da mente exige sim preparo e condicionamento físico.

Felipe “StrangeBeard” Araujo joga online há seis anos. Em um dia normal de trabalho, ele costuma ficar entre oito a nove horas sentado na frente do computador, com apenas cinco minutos de intervalo por hora. “Como é um esporte que usamos muito a mente e ficamos muito tempo parados na mesma posição, ele acaba exigindo do nosso corpo, apesar de não parecer”, diz.

Para o jogador, exercício e alimentação influenciam no jogo. “Acredito que, com um bom preparo físico e uma alimentação correta, podemos ficar mais tempo concentrados sem cansar. Fora que o poker é bem estressante às vezes e, como fazer exercícios físicos alivia o estresse, acaba juntando o útil ao agradável”, destaca.

Felipe pratica Crossfit há mais de dois anos e conta como a atividade ajudou a melhorar seu jogo. “O Crossfit usa a mente além do físico, por isso, é um bom treinamento para poder manter o foco no jogo e não desistir quando alguma coisa está difícil e queremos parar. Acredito que meu mindset para o jogo melhorou depois que comecei a treinar. Sem falar que também ajudou a desenvolver minha competitividade”, diz.

Atitudes saudáveis

Além de praticar exercícios regularmente, o jogador de poker que busca melhorar sua performance precisa ficar atento a outras questões para garantir sua saúde física e mental. Veja abaixo algumas atitudes indicadas.

Dormir bem: O sono é fundamental. Ele fornece o descanso físico e mental necessário para recuperar sua disposição e melhorar seu desempenho, sem falar em todos os hormônios que são produzidos apenas durante esse período.

Hidratar-se: A desidratação causa sérias consequências no corpo, podendo começar por uma simples dor de cabeça. Procure ter sempre uma garrafa de água ao seu lado para não se esquecer de beber. Se não estiver bem hidratado, seu jogo certamente será influenciado.

Alimentar-se bem: Nós somos o que comemos. Esta frase, apesar de ser clichê, é a mais pura verdade. Se você se alimentar mal, passará a se sentir assim. Faça refeições saudáveis e nutritivas, principalmente nas vésperas e no dia de um grande torneio.

Exercitar a mente: Quando você está jogando, sua mente fica constantemente ativa, pensando nas mãos dos seus adversários, no cálculo de probabilidades, entre outras coisas. Más existem outros exercícios mentais que podem te ajudar. Tente, nas suas horas livres, montar um quebra-cabeça, jogar sudoku, xadrez ou ler um livro.

Deixe um comentário