Início » Esportes » Portugal, Espanha e Ucrânia disputam sede da Copa de 2030

Portugal, Espanha e Ucrânia disputam sede da Copa de 2030  

Nesta quarta-feira (5), Portugal e Espanha anunciaram a inclusão da Ucrânia na candidatura conjunta europeia para sede da Copa de 2030. As duas federações afirmam ter o apoio da Uefa para a disputa.

divulgacao candidatura conjunta de portugal espanh e ucrania copa do mundo 2030
Federações portuguesa e espanhola anunciam a inclusão da Ucrânia na candidatura conjunta europeia à Copa do Mundo de 2030 (Divulgação)

“O exemplo de tenacidade e resiliência dado pelo povo ucraniano é inspirador. Esta proposta visa contribuir por meio do poder do futebol para a recuperação de um país em fase de reconstrução”, afirma a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) via comunicado em site.

“A candidatura [conjunta de Espanha, Portugal e Ucrânia] fortalece os laços com a Europa ao gerar esperança e fornecer ferramentas de reconstrução ao povo ucraniano, que expressou seu orgulho e gratidão por participar deste projeto”, diz a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF).

“Acreditamos que a família do futebol mundial irá apoiar esta iniciativa. Bem-vinda, Ucrânia à candidatura ao Mundial 2030!”, encerra a sua sua nota a federação portuguesa.

Pleito de países europeus concorre com candidatura sul-americana

O agora oficial pleito de Portugal, Espanha e Ucrânia à sede da Copa de 2030, pleito apoiado pela Uefa, concorre com a já divulgada candidatura conjunta de quatro nações da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). São elas: Uruguai, Argentina, Paraguai e Chile.

O principal mote da campanha dos países da América do Sul é o fato da Copa de 2030 marcar os 100 anos desde a disputa do primeiro Mundial de futebol envolvendo seleções, em 1030, cuja sede foi justamente o nosso continente. O Uruguai recebeu o torneio.

presidente da conmebol e dirigentes de argentina, chile, paraguai e uruguai candidatura sede copa 2030
Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, com dirigentes de Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, durante oficialização da candidatura conjunta sul-americana à sede do Mundial de 2030 (Foto: divulgação)

“Haverá mais Copas do Mundo, mas a Copa só completa 100 anos uma única vez e precisa voltar para casa”, declarou Alejandro Dominguez, presidente da Conmebol, em evento, há pouco mais de dois meses, no Centenário, de Montevidéu (principal estádio da primeira Copa do Mundo).

Especiais sobre Copa do Mundo

Confira a série de reportagens especiais que o Blog Betmotion já publicou sobre a Copa do Mundo Catar 2022:

trofeu fifa world cup
(Imagem: reprodução)

Tabela da Copa do Mundo de 2022: dias e horários dos jogos

Álbum digital da Copa 2022 permite trocar figurinhas online

Campeões da Copa do Mundo de 1930 a 2018. Veja a lista

Em quais times jogavam os convocados para a Copa de 2002?

Copa do Mundo: saiba quem são os maiores artilheiro

Deixe um comentário