Início » Colunas » Coluna do Verchai » Oitavas de final da Copa da França

Oitavas de final da Copa da França  

Paris Saint-Germain busca última vaga nas quartas de final em partida que pode ser decisiva para a Liga dos Campeões.

em destaque pochettino treinador do psg em coletiva copa da frança 2022
(DIvulgação/PSG)

O Paris Saint-Germain recebe o Nice no Parque dos Príncipes nesta segunda-feira (31), às 17:15 (no horário de Brasília), em partida única das oitavas de final da Copa da França, que vai ser transmitido pela ESPN na TV fechada e pelo streaming do “Star+”. Mais uma vez o time da capital francesa não vai poder contar com força máxima. Isso porque três jogadores que podem ser considerados titulares estão se recuperando de lesão (Sergio Ramos, Georginio Wijnaldum e Neymar Júnior) e outros 7 que também são constantes no time principal estão defendendo suas seleções: o goleiro Keylor Navas, o zagueiro Marquinhos, os laterais Achraf Hakimi e Abdou Diallo, os volantes Idrissa Gueye e Leandro Paredes, e o atacante Ángel Di Maria. Por outro lado, Lionel Messi deve estar de volta entre os titulares de acordo com o técnico Mauricio Pochettino. O craque argentino atuou por alguns minutos na última partida do PSG, depois de ter ficado um mês sem entrar em campo por ter sido infectado pela Covid. Exatamente por isso, visando sua completa recuperação sem a necessidade de viagens desgastantes, Messi não foi convocado pela Seleção Argentina para os jogos contra o Chile, que aconteceu na última quinta-feira (27), e contra a Colômbia, que vai acontecer na próxima terça-feira (01/02), válidos pelas Eliminatórias da CONMEBOL para a Copa do Mundo do Catar deste ano. Portanto, a expectativa é de que o camisa 30 do PSG esteja entre os titulares para tentar ajudar a equipe a alcançar uma vaga nas quartas de final da Copa da França, o que não vai ser simples. Além de todos os desfalques, que obrigam o técnico Mauricio Pochettino a ir a campo com um time bem diferente daquele tido como o ideal, o adversário do time parisiense nestas oitavas de final, o Nice, vive uma grande fase. A equipe que é comandada pelo francês Christophe Galtier é vice-líder do Campeonato Francês e chega para a partida desta segunda-feira motivada por ter vencido as últimas seis partidas de forma consecutiva. É certo, portanto, que o Nice vai apresentar resistência ao PSG, mas não se sabe se vai conseguir segurar Lionel Messi e Kylian Mbappé. Vale destacar, porém, que o Nice já enfrentou o PSG (com Messi, Mbappé e Di Maria) no Parque dos Príncipes nesta temporada, pela 16ª rodada da Ligue 1, e conseguiu arrancar um empate sem gols.

Olympique de Marselha vence Montpellier nos pênaltis e avança às quartas de final da Copa da França

Lutando pela vice-liderança do Campeonato Francês, tendo uma partida e dois pontos a menos que o atual 2º colocado da Ligue 1, o Nice, o Olympique de Marselha encontrou dificuldade para passar pelo Montpellier nestas oitavas de final da Copa da França, mas avançou. Sem Gerson, à serviço da Seleção Brasileira, a equipe comandada pelo argentino Jorge Sampaoli recebeu o Montpellier no estádio Orange Vélodrome, em Marselha, e se complicou. A equipe visitante até conseguiu apresentar alguma resistência nos primeiros 15 minutos da partida, mas o Olympique de Marselha logo tomou conta das ações ofensivas do confronto e perdeu duas grandes oportunidades de marcar ainda no primeiro tempo: Dimitri Payet parou no travessão em cobrança de falta e Mattéo Guendouzi não venceu o goleiro Dimitry Bertaud ao ficar na cara do gol depois de roubada de bola no campo de ataque. A intensidade do time de Marselha continuou no segundo tempo e, quando a ansiedade já começava a tomar conta dos torcedores, o atacante polonês Arkadiusz Milik aproveitou sobra de bola na área e acertou um belo chute para abrir o placar em favor do Olympique aos 29 minutos do segundo tempo. Mas quase não deu tempo para os torcedores de Marselha comemorarem, pois, pouco mais de cinco minutos depois de abrir o placar, a equipe cedeu o empate: em lançamento longo de Mamadou Sakho, Luan Peres perdeu o tempo da bola e Beni Makouana aproveitou o vacilo, chegou por trás da marcação e se adiantou ao goleiro Pau López para tocar por cobertura e marcar o gol do Montpellier. No entanto, na decisão por pênaltis, Valentin Rongier, Milik, Cengiz Under, Guendouzi e Payet converteram pelo lado do Olympique, e o goleiro Pau López garantiu a classificação do time de Marselha defendendo a cobrança de Mihailo Ristic, o único a desperdiçar pelo lado do Montpellier. 

Todos os classificados para as quartas de final:

Os jogos das oitavas de final da Copa da França iniciaram na última sexta-feira (28), com o Nantes (9º colocado da Ligue 1) batendo o Brest (13º colocado da Ligue 1) por 2 a 0 jogando em casa. No sábado (29), além da classificação do Olympique de Marselha sobre o Montpellier, também se classificaram: o Amiens (13º colocado da Ligue 2), que venceu o Nancy (20º colocado da Ligue 2) por 2 a 0 jogando fora de casa; o Versailles 78 (líder do grupo A da Quarta Divisão do Campeonato Francês), que surpreendeu ao superar o Toulouse (líder da Ligue 2) mesmo jogando fora de casa; e o Bastia (16º colocado da Ligue 2), mais uma surpresa desta Copa da França, que venceu o Stade de Reims (14º colocado da Ligue 1) nos pênaltis, também jogando fora de casa. No último domingo (30) aconteceram mais dois duelos (os últimos antes do desta segunda-feira, entre PSG e Nice), e teve mais surpresa. O Bergerac (líder do grupo D da Quarta Divisão do Campeonato Francês) venceu e eliminou o Saint-Étienne, que atualmente ocupa a lanterna da Ligue 1. Por fim, o Monaco (7º colocado da Ligue 1) visitou o Lens (8º colocado da Ligue 1) e conseguiu uma vitória razoavelmente tranquila fora de casa: depois de abrir 3 a 0 no primeiro tempo, viu o time da casa diminuir para 3 a 2, mas garantiu a vitória com gol de Ben Yedder nos minutos finais. Placar final: Lens 2 x 4 Monaco. Agora, os já classificados (Monaco, Olympique de Marselha, Nantes, Amiens, Versailles 78, Bastia e Bergerac) aguardam a definição do confronto entre PSG e Nice para que aconteça o sorteio que vai definir os duelos das quartas de final.

Deixe um comentário