Início » Colunas » Betmotion » O Que São Poker Tells?

O Que São Poker Tells?  

poker

Aprenda a Ler as Tells dos Seus Oponentes com Essas Dicas

Tells são reações físicas não intencionais que os jogadores apresentam ao receber suas cartas, ver um flop, ver uma aposta ou ouvir o comentário de um adversário. Elas podem durar milésimos de segundos, mas o olho treinado de um jogador consegue detectá-las numa mesa de poker ou em uma reunião de negócios.
Dentre as competências chave, que a maioria dos bons jogadores de poker tem, a capacidade de ler seus oponentes na mesa é uma das principais. É por isso que você ouve muito sobre “poker tells”. Se você aprender as tells mais comuns, você pode não apenas prestar atenção no seu próprio comportamento para certificar-se de que sua linguagem corporal não esteja dizendo a todos os seus segredos, mas também atentar-se para os hábitos e tiques dos jogadores de poker que estão na mesa com você. Se puder ler com precisão as tells do adversário, você vai tomar as decisões contra eles mais vezes e ganhar mais dinheiro.

Todos têm seus próprios tiques e tells exclusivos, e é ótimo assistir cada indivíduo e aprender suas tells. Felizmente, há algumas tells involuntárias e comuns que você pode perceber mesmo na primeira vez que você se sentar para jogar com alguém. Como regra geral, lembre-se que quando um jogador atua forte, ele é provavelmente fraco, e quando um jogador atua fraco, ele provavelmente tem uma mão muito forte.

Com muito treino, os tells podem, sim, ser reduzidos. Mas pouquíssimos jogadores estão isentos de demonstrar sua satisfação ou descontentamento com um novo fato no jogo. É por isso que muitos jogadores usam óculos escuros, capuz ou cobrem parte do rosto com as mãos.

Poker “tells” que dizem “Eu tenho uma boa mão!”

Agir desinteressado em uma mão enquanto ainda dentro da jogada
Este é geralmente um sinal de uma mão forte. O jogador finge que ele não está animado com as cartas – mas ele está.

Apertar as mãos
Durante uma mão, se você notar que as mãos do jogador tremem ao colocar a aposta, ele provavelmente já recebeu uma mão muito, muito boa. Talvez a “nuts” (melhor mão possível em uma dada situação).

Respiração rápida
Alguns jogadores podem controlar os tremores, mas é mais difícil controlar o coração acelerado que vem quando você vê o par de ases ou acerta um flop muito difícil. Se você pode ver o peito do jogador visivelmente subindo e descendo, ele tem uma excelente mão.

Suspirando e encolher os ombros
Se um jogador faz um show de suspirar ou encolher os ombros e diz coisas como “Ah, eu acho que vou pagar,” ou mesmo “Por que estou apostando?”, ele provavelmente está exagerando sua reação e está tentando esconder uma ótima mão.

Olhar para fichas depois de olhar para as cartas
Quando um jogador olha para baixo e vê cartas fortes, ele pode olhar para suas fichas para ver o quanto ele pode apostar.

Aproximar-se da mesa
É comum um jogador aproximar seu torso da mesa quando gosta de suas cartas. Por outro lado, muitas vezes, quando um jogador não gosta do que viu, ele se afasta da mesa.

Poker “Tells” que Dizem “Eu tenho uma mão fraca!”

Olhando para baixo
Se um oponente está olhando para baixo ele está tentando representar a força. Geralmente, ele tem uma mão fraca – talvez tenha algo, mas é algo que pode ser batido.

Segurar a Respiração
Muitas vezes, os jogadores inexperientes vão segurar a respiração, se eles estão blefando.

Poker “Tells” Que Dizem “Eu Tenho uma Drawing Hand”

Verificação de cartas depois de um flop
Se o flop mostra a possibilidade de dar a alguém um flush ou straight draw, cuidado com as pessoas que verificam suas cartas novamente. Estão checando para ter certeza se podem formar uma mão vencedora – se aquele Ás preto é paus ou espadas. O jogador não tem o flush ou straight nesse ponto, porque se tivessem, não teriam que verificar, mas ele está vendo se tem uma possibilidade para isso.

Levar um longo tempo antes de pagar uma aposta
Se um jogador olha para o pote e parece estar fazendo algum cálculo na cabeça dele, ele provavelmente está. Ele está tentando calcular a probabilidade do pote para ver se vale a pena tentar conseguir as cartas que ele precisa para completar sua mão dele.

Uma nota final: os jogadores mais experientes podem dar tells falsos. Como no filme 007 – Casino Royale em que o oponente de James Bond simula um poker tell e consegue levar todo o seu dinheiro. Então a primeira coisa para ler sobre outros jogadores é se eles são iniciantes ou profissionais.
Além disso, fique atento aos showdowns para saber se determinado jogador está usando isso ou não. Observe seus oponentes para saber qual a percentagem de call/fold/raise deles. Jogadores mais sólidos são fáceis de detectar, pois eles raramente jogam uma mão. Quando você os vir aumentando, pode ter certeza que eles têm uma grande mão. Preste atenção e você poderá identificar os “calling stations” – estes jogadores jogam uma grande quantidade de potes e têm uma seleção de mãos muito fraca. Estes são os jogadores que você poderá vencer se continuar jogando solidamente.

Deixe um comentário