Início » Colunas » Coluna do Verchai » O furacão chamado Felipão

O furacão chamado Felipão  

Os números deixam claro que o técnico Luiz Felipe Scolari, o Felipão, está bem na ativa, diferente do que muitos diziam por aí.

Considerado um técnico “ultrapassado” por alguns comentaristas, clubes e até mesmo alguns torcedores, o treinador tem feito um trabalho diferenciado a frente do Athletico-PR.

luiz felipe scolari o felipão treinando o club athletico paranaense
Técnico Luiz Felipe Scolari, o Felipão, técnico do Athletico-PR (Foto: José Tramontin/athletico.com.br)

O que deixou isso ainda mais claro foi a vitória considerável diante da equipe do Palmeiras no último sábado (02) por 0x2 onde quebrou uma invisibilidade de 13 jogos da equipe alviverde e atual líder do campeonato brasileiro que havia perdido apenas na primeira rodada da competição.

Leia também:
Palmeiras vê rivais colarem após 15ª rodada. Veja a classificação
Quem é o argentino Vojvoda, técnico-sensação do Fortaleza

O treinador que em 2021 estava a frente da equipe do Grêmio e acabou deixando o clube antes do Grêmio ser rebaixado, foi muito contestado sobre o seu trabalho e se ainda poderia atuar como treinador de uma equipe de futebol. Felipão como é conhecido mundialmente, já comandou a seleção brasileira e a seleção de Portugal. 

Com a seleção brasileira sua principal passagem foi na conquista do Penta em 2002, já na seleção de Portugal o treinador ficou por 5 anos sob o comando da seleção de 2003 a 2008. Além disso o professor comandou a equipe do Chelsea um dos principais clubes da Europa em 2009 após deixar a seleção de Portugal. No Brasil o clube que comandou mais vezes foi o Grêmio em 1987, 1993 a 1996, 2014 a 2015 e em seu último trabalho em 2021. Em resumo de todas as suas passagens pelo tricolor gaúcho o técnico conquistou: 1 Copa do Brasil (1994), 1 Copa Libertadores (1995), 1 campeonato brasileiro (1996), Recopa Sul americana e 3 campeonatos Gaúchos: 1987, 1995 e 1996. Outro clube ao qual Felipão comandou por mais de 2 oportunidades foi o Palmeiras. Sua primeira passagem pelo verdão foi em 1997 e ficou por lá até os anos 2000 nessa passagem o treinador conquistou 1 Copa do Brasil (1998), 1 Copa Mercosul (1998), 1 Copa Libertadores (1999) e um Torneio Rio-São Paulo (2000). A segunda passagem pelo Palmeiras foi em 2010 a 2012, o treinador e sua equipe conquistaram 1 Copa do Brasil (2012).

Recorde de vitórias seguidas em mundiais

Na Copa do Mundo FIFA de 2006, por Portugal, Felipão tornou-se o primeiro treinador da história dos mundiais a obter onze vitórias consecutivas: sete pelo Brasil durante a Copa do Mundo de 2002 (quando conquistou o Penta para a Seleção Canarinho) e quatro pela Seleção Portuguesa na Copa do Mundo de 2006, encerrando essa série de vitórias consecutivas nas quartas de final, no empate em 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação com a Inglaterra. Nesta partida, obteve a classificação nos pênaltis após o goleiro Ricardo, que estava substituindo o ídolo português Vítor Baía, conseguir a inédita marca de defender três cobranças em uma mesma partida de Copa do Mundo, superando nove outros goleiros que já haviam defendido duas cobranças, como o brasileiro Taffarel e o argentino Sergio Goycochea.

Na Copa do Mundo FIFA de 2002, Felipão levou a Seleção Brasileira a vitórias contra Turquia, China, Costa Rica, Bélgica, Inglaterra, Turquia novamente e, na grande final, a não menos poderosa Alemanha.

Em 2006, na Alemanha, Felipão levou a “Seleção das Quinas”, como é conhecida a Seleção Portuguesa, a vitórias contra Angola, Irã, México e Holanda.

Muito experiente e ‘bem rodado’ Felipão foi anunciado que exerceria a função de diretor técnico e treinador do clube Athletico-PR. Mas acabou estreando como treinador no dia 10 de maio vencendo com uma goleada pra cima da equipe do Tocantinópolis por 4×0 pela Copa do Brasil 2022. De lá pra cá são 15 jogos sob o comando da equipe do Furação somando todas as competições que o clube está participando sendo 11 vitórias, 3 empates e apenas uma derrota. Pelo Brasileirão são 6 vitórias, 3 empates e apenas 1 derrota. 

Com essa vitória importantíssima diante da equipe do Palmeiras o Athletico chega a segunda posição na tabela junto com a equipe do Atlético-MG e garante a colocação na tabela porque pela diferença em números de vitórias na competição. Os gols na partida diante do Palmeiras foram de Vitor Roque ainda no primeiro tempo da partida e o segundo gol Vitor Bueno (pênalti). Um dos destaques da partida foi o goleiro da Bento que fez grandes defesas no jogo e segurou o placar da partida. Com esse resultado gigante deixa a equipe do Furacão ainda mais forte para o seu próximo desafio que é pela Copa Libertadores, onde vai enfrentar a equipe do Libertad no jogo de volta pelas oitavas de finais da competição. O clube do Paraguai precisa vencer o furacão com pelo menos dois gols de vantagem se quiser avançar na Libertadores para a próxima fase. O Athletico mesmo com uma vantagem mínima, joga fora de casa e precisa ampliar ainda mais e segurar o resultado para seguir firme na competição. O encontro entre as equipes acontece no próximo dia 05/07/22 as 21h30.  O técnico Luiz Felipe Scolari possivelmente já tem sua equipe montada para essa partida. E para quem estava “ultrapassado” o treinador, vem mostrando que no Brasil ainda tem bons técnicos e que pode chegar muito longe com uma equipe “limitada” ao comparar outros grandes clubes, que no papel tem um elenco superior, desbancando Palmeiras (líder), Atlético MG (3º na tabela) e Flamengo (8º na tabela). Com a chegada do treinador parece que vai passar um Furacão chamado Felipão nos principais campeonatos. 

Deixe um comentário