Início » Colunas » Coluna do Verchai » Mbappé sai ou fica no PSG?

Mbappé sai ou fica no PSG?  

kylian mbappé comemora gol contra argentina na final da copa do mundo catar 2022
Kylian Mbappé comemorando um dos gols da França contra a Argentina na final da Copa do Mundo Catar 2022 (Foto: reprodução Twitter – FIFA World Cup Catar 2022)

Kylian Sanmi Mbappé Lottin ou apenas Mbappé, com apenas 24 anos, é um dos nomes mais conhecidos do mundo, pois atualmente joga no time do PSG e também representa a Seleção Francesa de Futebol. Suas características como jogador é sua velocidade e seus dribles.

Mbappé começou sua carreira em Mônaco no ano de 2015, quando tinha apenas 16 anos. O atacante conquistou o título da Ligue 1 (campeões franceses), além de ser o melhor jovem jogador da Ligue 1 e o prêmio Golden Boy, concedido ao melhor jogador com menos de 21 anos atuando na Europa. Em 2017, ele assinou com o rival Paris Saint-Germain por € 180 milhões, inicialmente por empréstimo, mas foi comprado permanentemente em 2018, tornando-o o segundo jogador mais caro da história e o adolescente com mais valor. Com o PSG, Mbappé conquistou três títulos da Ligue 1, duas Copas da França, foi eleito Jogador do Ano da Ligue 1 e foi artilheiro da competição duas vezes.

Mbappé estreou pela França em 2017, aos 18 anos, ou seja, sua ascensão no futebol foi bem rápida se comparado a outros futebolistas.

Ele nasceu em Paris, mas seu pai tem origem camaronesa e sua mãe de origem angelina e também foi atleta (era jogadora de handebol). Ele tem mais dois irmãos que também são jogadores de futebol, inclusive o mais novo chegou a jogar na categoria sub-12 do PSG em 2018.

Ele chegou no PSG primeiro emprestado no ano de 2017 até junho de 2018, que foi quando foi comprado e esse foi um contrato milionário, sendo a 2ª maior transferência da história do futebol, pelo valor de 180 milhões de euros.

Seu pai é seu empresário e o acompanha em tudo.

Apesar de não ter ganhado o prêmio da Bola de Ouro, ele ficou em 6º lugar com 56 gols marcados e finalizou o ano como o maior artilheiro do mundo no futebol. No total, fez 44 gols pelo Paris Saint German e mais 12 pela Seleção Francesa de futebol, de onde faz parte desde 2016 enquanto ainda estava no sub-19.

Na copa do Mundo de 2018, ele foi convocado por Deschamps e conquistou a camisa 10. Ele fez sua estreia na Copa do Mundo ao derrotar a Austrália por 2 a 1 e se tornou o jogador francês mais jovem a disputar uma Copa do Mundo aos 19 anos, 5 meses e 28 dias, superando Bruno Veron (20 anos e 118 dias) contra a Polônia em 1982.  Em 21 de junho de 2018, Mbappé marcou o gol da vitória contra o Peru para garantir que a seleção francesa avançasse para o top 16, e com esta bola se tornou o jogador francês mais jovem na Copa do Mundo, quebrando o recorde mundial de Trezeguet mantido.

Em 30 de junho, ele marcou duas vezes na vitória por 4 a 3 sobre a Argentina nas oitavas de final da Copa do Mundo, tornando-se o terceiro jogador mais jovem a marcar duas vezes na Copa do Mundo (depois dos 17 gols de Bailey e Michael Owen em 1958), 1998 aos 18 anos).

Recentemente, em 2022 ganhou a chuteira de ouro da FIFA como melhor jogador da Copa do Mundo do Catar.

Inclusive nesse última Copa, Mbappé fez história junto com seu amigo de time, Lionel Messi, pois os dois se igualaram ao rei Pelé como maiores artilheiros na história da Copa do Mundo.

Pelé chegou a elogiá-lo dizendo que agradecia por suas orações e que se sentia fez em ele ter quebrado os seus recordes nessa copa. Relembrando que durante a Copa do Mundo, o rei Pelé já se encontrava internado e no fim do ano veio a falecer.

Mbappé teve juntamente com a Seleção da França, uma bela atuação nessa Copa do Mundo, chegando à final contra a Argentina, mas dessa vez a Argentina acabou levando a melhor. Para quem assistiu a final, percebeu e com razão, o semblante de Mbappé, que era um misto de frustração com raiva. Em nenhuma das fotos sorriu, nem mesmo quando ganhou a chuteira de ouro da Copa. É claro que é compreensível, mas com apenas 24 anos de idade, ainda terá outras chances de participar e até de ganhar uma Copa do Mundo. Com certeza não é algo que todo jogador consegue: participar de duas Copas do Mundo e ganhar uma e disputar a final de outra na sequência.

Todos os jogadores que estavam jogando na Copa do Mundo, tinham direito a 10 dias de férias após o término do campeonato, mas Mbappé não quis tirar todos esses dias e já no 3º dia, apareceu para treinar.

Agora, após seu contrato ser renovado, há rumores de que Mbappé não estaria muito feliz e sim muito incomodado por alguns descumprimentos no acordo de sua renovação. Além disso, há rumores de que ele está inclusive “estudando” a possibilidade de deixar o time, ou seja, essas promessas feitas e não cumpridas são bem sérias. Sua renovação foi assinada até 2025 com um salário de $75 milhões de euros por mês e teria ganhado um bônus de R$ 916 milhões de reais pela renovação.

Após a derrota do PSG, Mbappé ganhou uma semana de folga e junto com ele o lateral direita Achraf Hakimi também está de folga e foram vistos em plena New York disfarçados (apesar de alguém tê-los reconhecido, mesmo com a cabeça e o rosto tampados por gorros) e depois foram vistos em um jogo da NFL curtindo a folga.

A possível data de retorno dos dois será no dia 11/01, mas não sabemos ao certo.

Já sobre sua vida pessoal, Mbappé não se pronuncia e é bem reservado. Há rumores de que ele esteja namorando a modelo Ines Rau, mas nenhum dos dois nunca confirmaram nada.

Segundo informações dos bastidores do PSG, Neymar e Mbappé não andam se dando muito bem e Mbappé inclusive reclamou que o colega de time não passa as jogadas para ele.

Enfim, agora após seus dias de descanso, veremos se tudo isso são apenas “falatórios” ou se realmente Mbappé vai colocar um ponto final em seu tempo no PSG.

 

 

Deixe um comentário