Início » Colunas » Coluna do Verchai » Maiores artilheiros do século XXI que atuaram no Brasil

Maiores artilheiros do século XXI que atuaram no Brasil  

No século passado aqui no Brasil já atuaram vários craques e artilheiros que se destacaram nas demais competições Brasileiras e sul-americanas como: Zico, Romário, Túlio Maravilha, Roberto Dinamite, Edmundo, Serginho Chulapa, entre outros. A partir da virada do século alguns jogadores do século XX continuaram e outros novos jogadores apareceram.

Artilheiros do Passado

O futebol disputado no Brasil algum tempo atrás, era bem diferente do que o de hoje em dia, no passado o campeonato brasileiro tinha um modo diferente de disputa, e com isso as equipes poderiam disputar mais ou menos partidas e sem falar que era muito mais difícil se classificar para competições sul-americana como a Libertadores e campeonatos internacionais, além disso, a forma de como se jogava futebol mudou um pouco, porque naquela época o futebol tinha faltas pesadas, as marcações ou infrações do jogo como: falta, impedimento, a cor do cartão, se a bola entrou ou não, eram bem precárias, comparados com as tecnologias de hoje tudo isso seria melhor ajustado ou teria menos erros. Sendo assim, para ter um artilheiro em ambas as épocas tinham suas dificuldades, mas podemos afirmar que nos dias de hoje é mais difícil. Lembrando que os consagrados artilheiros de antigamente tais como: Roberto Dinamite, Zico, Túlio Maravilha, Serginho Chulapa, tiveram que passar a carreira toda para conquistar esse nome ou essa representação de um dos maiores artilheiros que atuaram no Brasil.

Artilheiros do século XXI

A partir desse novo século, começou a ter certas mudanças para o futebol mundial, que trouxeram grandes ganhos como: árbitros melhores, novas tecnologias, mas também trouxe percas, maior número de partidas, bastante jogadores lesionados. Hoje em dia os artilheiros são lembrados ou por uma temporada especifica, ou por bater recorde e ter grandes conquistas. Em tempos mais distantes, muitos olhavam para os números da carreira, hoje mudou o jeito ou o modo que é visto esses números, tendo em vista que é comum ver comparações ou para mostrar como foi o desempenho do jogador na temporada. Para um artilheiro nos dias de hoje pode até não ser um atacante, pode ser um meia como foi o Edenilson pelo Internacional, o Arrascaeta pelo Flamengo, o David Terans do Athletico Paranaense ou o Raphael Veiga e o Gustavo Scarpa do Palmeiras, mesmo esses caras não sendo considerados artilheiros, mas comparando seus números com outros atacantes observamos que os números são parecidos. Mas a maior parte são sim atacantes, podendo até ser jogadores que atuam pelas pontas como: Dudu do Palmeiras, Bruno Henrique do Flamengo, Stiven Mendoza do Ceará, Neymar do Santos e até atacantes que jogam em posições que um centroavante jogaria tipo o: Gabigol do Flamengo, o Hulk do Atlético Mineiro e Germán Cano do Fluminense, Rony do Palmeiras, Diego Tardelli Atlético Mineiro. Esses jogadores fazem o papel de atacante mais não o que fica pela área mais sim o que vem buscar o jogo e cria oportunidades para o resto dos companheiros. E também temos os centroavantes que costumam ficar mais na área esperando a bola para fazer o gol, e podemos destacar esses jogadores Pedro do Flamengo, o Jonathan Calleri do São Paulo, Pedro Raul do Goiás, Fred que se aposentou recentemente no Fluminense. Muitos desses caras além de fazerem vários gols e baterem alguns recordes não só jogando Campeonatos (Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Campeonatos estaduais), mas sim fazendo isso em Campeonatos sul-americanos (Copa Libertadores e Copa Sul-americana), muitos deles fazem além de gols e recordes, mas sim ajudam seus companheiros a faze gols também, hoje é bastante comum ver caras que são vistos como artilheiros fazerem bons números em passes e assistências.

Alguns números e recordes batidos

Um dos jogadores com maiores números de gols e recordes feitos que atuou no Brasil é o Fred que foi um dos grandes ídolos do Fluminense e com números bem altos, sendo 423 gols em 817 jogos na carreira, e 364 gols de 656 jogos disputados em equipes Brasileiras e Campeonatos Da América do Sul. Além de altos números de gols o Fred tem certos recordes e posições que serão muito difíceis de serão batidos como: segundo maior artilheiro do Campeonato Brasileiro com 157 gols, terceiro maior artilheiro brasileiro da Copa Libertadores da América com 25 gols ficando apenas quatro gols atrás do maior artilheiro brasileiro Luisão, o maior artilheiro da Copa do Brasil com 37 gols feitos, ele também tem um recorde inusitado que é o brasileiro com o gol mais rápido já feito, que foi em apenas 3 segundos onde ele disse “que esse gol salvou a sua vida profissional como jogador de futebol”. Além do Fred, podemos destacar outro jogador que bate recordes e ainda vai alcançar alguns que é o Gabigol do Flamengo ele tem um pouco mais que 100 gols no Campeonato Brasileiro, e é o segundo maior artilheiro brasileiro da Copa Libertadores com 28 gols um gol apenas atrás daquele que é o maior artilheiro Luisão que hoje não atua mais, ele tem 25 gols na Copa do Brasil. Além dessas marcas, o Gabigol com Bruno Henrique e o De Arrascaeta tem uma marca bem impressionante que aconteceu no mágico ano de 2019 que esse trio conseguiu fazer 96 gols em apenas uma temporada. Como podemos ver o Gabigol tem números em certos campeonatos que não são tão grandes iguais à do Fred, mas a questão é que o Gabigol tem 25 anos e ainda disputará algumas temporadas e talvez bata mais alguns recordes, já o Fred aposentou-se recentemente.

Números e clubes dos maiores artilheiros do XII que atuaram no Brasil

Fred (América Mineiro, Cruzeiro, Fluminense e Atlético Mineiro): 

Fred premiado com o Craque do Jogo, da Globo, após Fluminense 1 a 0 no Bahia
(Reprodução: TV Globo)

364 gols e 656 jogos disputados.

Magno Alves (Fluminense, Ceará, Atlético Mineiro e Sport): 

278 gols e 603 jogos disputados.

Luís Fabiano (Ponte Preta, São Paulo, Vasco da gama): 

222 gols e 379 jogos disputados.

Gabriel Barbosa, o Gabigol (Santos, Flamengo): 

210 gols e 402 jogos disputados.

Neymar (Santos): 

138 gols e 230 Jogos disputados.

Diego Tardelli (São Paulo, Flamengo, Atlético Mineiro, Grêmio, Santos): 

133 gols e 504 jogos;

Nonato (Bahia): 

125 gols e 241 jogos disputados.

Rogério Ceni (São Paulo): 

112 gols e 906 jogos

Certamente ainda teremos outros grandes nomes no futebol e inúmeros outros gols, deixando este esporte sempre no coração dos brasileiros.

Deixe um comentário