Início » Colunas » Coluna do Verchai » Lyon tenta superar Bayern para ir à final da Champions

Lyon tenta superar Bayern para ir à final da Champions  

O gigante alemão Bayern de Munique é o único time das semifinais que já venceu a Liga dos Campeões, mas o francês Lyon tenta surpreender.

O polonês Robert Lewandowski é uma das armas do forte ataque do Bayern de Munique (Reprodução: Twitter/Bayern)

É verdade que o RasenBallsport Leipzig, com pouco mais de 10 anos de vida, chama muito a atenção dos fãs de futebol. Trata-se de uma equipe que está apenas começando a sua trajetória no futebol, enquanto equipes centenárias como o Bayern de Munique já carregam uma extensa bagagem e, por conta disso, são conhecidas e totalmente respeitadas por aqueles que já acompanham o futebol europeu há algum tempo. Menos de 10 anos atrás, por exemplo, na temporada 2012/13, o Bayern de Munique erguia o 5º troféu da maior competição europeia de clubes. Naquela mesma temporada (2012/13), o RB Leipzig chegava para disputar pela primeira vez a 3ª divisão do Campeonato Alemão e, portanto, muitos fãs do futebol europeu sequer sabiam do projeto milionário da Red Bull (empresa multinacional que financia o clube). Para aqueles que já estavam cientes dos projetos da companhia austríaca de bebidas energéticas, fica evidente que o trabalho executado por Julian Nagelsmann no comando técnico da equipe alemã é uma consequência do planejamento e investimento feitos no “projeto” RB Leipzig. Sabendo-se disso, fica evidente que a primeira partida das semifinais da Liga dos Camepões, nesta terça-feira (18), às 16 horas, entre Paris Saint-Germain e RasenBallsport Leipzig, é a menos surpreendente desta fase da competição. Por aquilo que ambas apresentaram durante a temporada, não é grande surpresa que tenham chegado até a semifinal, ainda que a queda do Atlético de Madrid tenha sido um tanto inesperada. Do outro lado da chave, porém, na partida que acontece na quarta-feira (19), também às 16 horas, há uma grande zebra: o Lyon. É verdade que a equipe francesa já havia chegado a esta fase da Liga dos Campeões, na temporada 2009/10, quando acabou eliminada exatamente para o Bayern de Munique, contra o qual mais uma vez definirá uma vaga à grande final. No entanto, por aquilo que o Lyon apresentou durante a temporada, foi uma grande surpresa dentro da competição europeia.

O que o Lyon pretende fazer para superar o gigante da Baviera?

A temporada foi complicada para o Olympique Lyonnais (Lyon). A equipe fez campanha deplorável no Campeonato Francês e, por conta do encerramento da competição com 10 rodadas de antecedência, ficou longe da zona de classificação para as competições europeias da próxima temporada, terminando apenas na 7ª colocação. Mesmo assim, vale destacar Moussa Dembélé, que marcou 16 vezes na Ligue One (primeira divisão francesa) e ficou apenas 2 atrás de Kylian Mbappé e Ben Yedder, que terminaram com 18 gols cada um. Nas outras competições nacionais, o Lyon acabou sendo apenas mais uma vítima do Paris Saint-Germain (derrota por 5 a 1 na semifinal da Copa da França antes da paralisação, e derrota nos pênaltis na final da Copa da Liga Francesa, em sua primeira partida depois da volta do futebol europeu). Quando o assunto foi Liga dos Campeões, porém, o Lyon se apresentou praticamente como uma outra equipe, pois estava irreconhecível. Antes da paralisação, a equipe estava em plena ascensão no campeonato nacional e venceu a Juventus de Cristiano Ronaldo, por 1 a 0, na primeira partida das oitavas de final da principal competição europeia. Na partida da volta, que aconteceu no dia 7 deste mês, nem mesmo com o atacante português marcando 2 a Juventus conseguiu eliminar o Lyon, que garantiu sua classificação ao marcar um gol fora. Muitos garantiam que a Juventus, campeã italiana pela nona vez consecutiva, estava fraca demais e por isso não conseguiu avançar. No entanto, veio as quartas de final e, mesmo diante do Manchester City de Pep Guardiola, o Lyon mais uma vez superou as expectativas, venceu por 3 a 1 e garantiu seu lugar entre os 4 melhores da Europa. A equipe de Rudi Garcia deixou claro o seu potencial para superar qualquer obstáculo. Mesmo assim, quando falamos em um Bayern de Munique que venceu o Barcelona de Lionel Messi por 8 a 2, o Lyon certamente estará diante do seu maior desafio da temporada.

Favorito ao título, Bayern de Munique também está diante de um grande desafio

É claro que, na partida desta quarta-feira, entre Bayern e Lyon, a equipe francesa é quem vai precisar superar as expectativas. No entanto, o gigante da Baviera também vai precisar se superar se quiser chegar a mais uma final de Liga dos Campeões. Apesar de todo o favoritismo e peso histórico que a equipe alemã carrega, sendo a única que venceu as 9 partidas de Liga dos Campeões que disputou, o Lyon é uma equipe que chega preparada para se aproveitar de qualquer vacilo do adversário para avançar na competição. Foi assim contra a Juventus e contra o Manchester City, duas das equipes, até então, mais cotadas para faturar o caneco. Ainda assim, o Bayern de Munique certamente se apresenta como o maior obstáculo do Lyon, pois, além da invencibilidade, chega de um massacre de 8 a 2 sobre o Barcelona. Muitos já esqueceram, mas o Bayern também havia feito outra casa cair, na fase de grupos, ao vencer o Tottenham de Mauricio Pochettino (vice da Liga dos Campeões na temporada 2018/19) na Inglaterra, por 7 a 2. É verdade que a equipe alemã passou por um momento conturbado no início da temporada, chegando a demitir o técnico Niko Kovac, mas são águas passadas. Sob o comando de Hans-Dieter Flick, o Bayern de Munique computa 31 vitórias em 34 jogos. É, amigo. O técnico alemão recolocou a equipe bávara no eixo, com destaque para a valorização do esquecido Thomas Müller, agora um dos principais destaques da equipe. A verdade, porém, é que é muito difícil destacar apenas um jogador desta equipe. Se Müller se destaca pelo poder de decisão, Robert Lewandowski chama a atenção pelos 52 gols marcados na temporada (artilheiro da Liga dos Campeões com 11) em um total de 44 partidas, Joshua Kimmich brilha com sua versatilidade, Alphonso Davies dá um show de competência defensiva e ofensiva, Manuel Neuer, para muitos, segue como o melhor goleiro do mundo, e por aí vai. São tantas virtudes que é quase impossível não ver o Bayern de Munique praticamente com uma mão na taça.

Acesse apostas esportivas no site do Betmotion.

Além disso, confira, também, a nossa página betmotionbr no Instagram, com bônus, dicas e promoções.

Deixe um comentário