Início » Esportes » Futebol Internacional » Liverpool: You’ll Never Walk Alone

Liverpool: You’ll Never Walk Alone  

Sua história e seu legado

Fundado em 15 de março de 1892, por John Houlding, o Liverpool já é seis vezes vencedor da Liga dos Campeões e é o clube inglês mais bem sucedido da história da competição europeia. O primeiro título foi conquistado no estádio Olímpico de Roma na temporada de 1976-77, diante do Borussia Mönchengladbach, da Alemanha, pelo placar de 3-1.

Ainda em 1892, antes de tudo isso, John havia comprado o Anfield Road e proposto um aumento (de mais ou menos, £100 a £250 mil por ano) no aluguel do estádio para time local Everton, que já jogava ali há sete anos. Mas o time se recusou a pagar o aumento do aluguel e logo migrou para o Goodison Park, que se tornou sua nova casa. Preocupado com a atitude dos dirigentes do Everton, Houlding teve a brilhante ideia de fundar outro clube para jogar no Anfield que, na época, se encontrava desocupado. Diversos nomes lhe foram dados, como Everton Football Club, Athletic Grounds Ltda. e Everton Athletic, até que a FA recusou-se a reconhecer outro time com nome de Everton. Daí nasceu o Liverpool que conhecemos hoje, o qual coleciona conquistas, tanto nacionais como europeias.

Anfield Road, 1906. (Foto: Arquivo Liverpool FC)

Jogadores que fizeram parte da história vitoriosa dos Reds.

Há quem diga que o Liverpool é o principal clube inglês e não é pra menos. Grandes nomes já passaram pelo clube e ajudaram a construir sua história. Muitos deles já penduraram suas chuteiras e deixaram os gramados, mas continuam sendo amados e idolatrados pelos torcedores. Um dos tantos ídolos históricos do Liverpool é o escocês Graeme Souness (agora com 66 anos de idade), foi Capitão do Liverpool no começo da década de 1980, defendeu os Reds por sete anos e ganhou três títulos europeus. Souness ainda trabalhou durante 20 anos como treinador e dirigiu times como Rangers, Galatasaray, Torino, Benfica e o próprio Liverpool, pelo qual conquistou a Copa da Inglaterra de 1992. Podemos dizer que ele cravou seu nome na história do clube.

Roger Hunt tem o recorde de mais gols numa temporada, 47 gols em 1983/84. (Foto: Arquivo)

Roger Hunt (80 anos) é um dos nomes inesquecíveis, sendo até hoje dono do recorde de gols em uma única temporada pelo Liverpool. O ex-atacante balançou as redes 47 vezes na temporada 1983/84. Em se tratando de gols pelo Campeonato Inglês, Hunt só perde para o galês Ian Rush (57 anos), que defendeu o Liverpool entre os anos de 1958 e 1969, tendo marcado 286 gols vestindo o manto vermelho. Rush também lidera a artilharia geral dos Reds, com 346 gols em 660 partidas oficiais pelo clube, uma média superior a uma bola na rede a cada duas partidas. Nos dias atuais, Rush faz parte do Hall da Fama da modalidade no país e ainda coleciona admiradores de seu futebol, até mesmo torcedores de times rivais. Atualmente, o galês trabalha como comentarista de futebol na TV.

Kenny Dalglish tem 3 Champions League e 6 Copa da Inglaterra com o Liverpool. (Foto: Getty)

O ídolo escocês Kenny Dalglish (68 anos) marcou 172 gols em sua passagem pelo Liverpoool, que fizeram dele o sétimo maior artilheiro da história do clube. Ele foi o maior astro dos Reds na sua fase mais vitoriosa e carrega o “fardo” de ter sido apelidado de King Kenny. Nos 13 anos em que jogou em Anfield, ele foi seis vezes campeão inglês e conquistou a Liga dos Campeões por três vezes. Não satisfeito, ainda durante as últimas cinco temporadas de sua carreira, ele agregou ao posto de atacante o de treinador do Liverpool. Em 2011/12, atuou como técnico, mas não obteve muito sucesso. Nos dias atuais, faz parte da diretoria do time.

Steven Gerrard é o último grande ídolo do Liverpool, campeão da Champions 2004/5. (Foto: Arquivo)

E por último, mas não menos importante, temos o Steven Gerrard (38 anos). O inglês foi líder do Liverpool na conquista improvável da Liga dos Campeões na temporada 2004/05. O ex-meia é considerado o maior ídolo dos Reds do século XXI, com 186 gols marcados em 17 temporadas. Gerrard também fez parte de uma das equipes mais badaladas da Seleção Inglesa, ao lado de outros grandes nomes, mas não conseguiu levar o título da Copa do Mundo pra terra da Rainha. Após a aposentadoria como jogador, trabalhou durante um ano nas categorias de base do Liverpool e logo após aceitou o convite para dirigir o Rangers, time que comanda desde 2018.

O time de Jürgen Klopp

Desde outubro de 2015, o Liverpool é outro time, futebolisticamente falando. O clube que muitas vezes serviu como trampolim para jogadores e passava longe de ser competitivo, deixou de existir. Desde a chegada de Jürgen Klopp, temos visto uma equipe muito mais madura, vencedora e com o grande objetivo de vencer a Premier League. Sempre com um futebol de transições rápidas, diretas e com muita pressão sobre os adversários, podemos dizer que Klopp tem as peças necessárias em seu tabuleiro para conquistar qualquer troféu e leva-lo para casa com orgulho. Possui em seu elenco jogadores determinados, bem treinados e cheios de sede pela taça, que entrarão em campo neste sábado (21/12), às 14h30, para competir contra a equipe do Flamengo. Certamente determinados a conquistar mais um título para colocar na vasta estante de troféus do Liverpool.

Liverpool campeão da Champions League 2018/19. (Foto: Liverpool FC)

proporcionarem um tremendo show em campo para seus torcedores e admiradores. O currículo deles é bem recheado, disso sabemos.

Firmino traz na bagagem 468 jogos e 145 gols na carreira, uma média de 0,31 gols por jogos, sendo 218 deles pelo Liverpool. Já Sadio Mané vem com a experiência de 402 jogos (147 com o Liverpool), com 164 gols marcados: uma média um pouco maior que a de Firmino, de 0,41 gols por jogo. O egípcio Salah entra em campo para contar a história de seus 440 jogos e traz consigo 203 gols, o que lhe rende a maior média do trio, de 0,46 gols por partida.

Enfim, que esses três são grandes jogadores e apresentam ameaça à qualquer clube do mundo, nós já sabemos. O que queremos saber agora é como será o jogo de sábado, queremos ver todo o profissionalismo e talento deles em campo, afinal de contas trata-se da final do Mundial de Clubes. Seus potencias já foram vistos no caminho até aqui, agora queremos ver se eles poderão se tornar os melhores do mundo.

Firmino, Salah e Mane, o poderoso tridente do atual Liverpool. (Foto: Getty Images)

Matéria de Fernando Verchai para o Betmotion.com

Deixe um comentário