Início » Colunas » Coluna do Verchai » Prévia de Liverpool x Villarreal, a outra semi da Champions

Prévia de Liverpool x Villarreal, a outra semi da Champions  

Nesta quarta-feira (27), tem Liverpool x Villarreal, a outra semifinal da Champions. Confira, a seguir, a nossa prévia da partida de ida em Anfield. A volta acontece na terça que vem, dia 3 de maio, também às 16h (de Brasília).

em destaque torcida do liverpool no estádio
(Divulgação/LFC)

Tudo o que você precisa saber de Liverpool x Villarreal, jogo de ida das semifinais 

A temporada 2021/22 europeia está terminando e, junto com ela, também entra na reta final a competição mais importante do Velho Continente: a Uefa Champions League. A primeira partida das semifinais da Champions, entre Manchester City e Real Madrid, acontece nesta terça-feira (26), conforme prévia publicada aqui na coluna ontem (25), e nesta quarta-feira (27) acontece a partida da outra semifinal, envolvendo Liverpool e Villarreal. O Liverpool recebe o Villarreal em Anfield Road, na Inglaterra, às 16 horas (de Brasília), com transmissão da TNT na TV fechada.

Diferentemente da outra semifinal, que envolve um grande equilíbrio entre o atual campeão da Inglaterra, o Manchester City, e o maior campeão da Europa, o Real Madrid, esta, que começa na quarta-feira (27), envolve um favorito (o Liverpool) e um azarão (o Villarreal). O Liverpool, que vai fazer a primeira partida em casa, ao lado da torcida, não conseguiu vencer nenhum título na última temporada e está tentando tirar o “atraso” agora.

Nesta temporada (2021/22), o Liverpool já conquistou o título da Copa da Liga Inglesa (Carabao Cup) vencendo o Chelsea (atual campeão da Champions League) na decisão; está na final da Copa da Inglaterra (The FA Cup) com o mesmo Chelsea (depois de passar pelo Manchester City na semifinal); está na disputa pelo título da Premier League (um ponto atrás do atual líder, o Manchester City) e; espera se classificar, também, para a final da Uefa Champions League.

A expectativa era de que o Liverpool tivesse um confronto superequilibrado com o Bayern de Munique nesta semifinal da Champions, mas o Gigante da Bavária foi surpreendido pelo atual campeão da Uefa Europa League nas quartas de final: o atual adversário do Liverpool, Villarreal. O Submarino Amarelo, como é chamado o time espanhol, surpreendeu já na última temporada ao conquistar o título da Europa League (tirando o Arsenal na semifinal e vencendo o Manchester United na decisão) e se manteve no mais alto nível de competitividade nesta temporada, mas agora pela competição mais importante da Uefa.

Depois de conseguir se classificar em um grupo com Manchester United e Atalanta, o Villarreal eliminou dois gigantes no mata-mata: passou pela Juventus nas oitavas de final e superou simplesmente o Bayern de Munique nas quartas. Por isso, a equipe espanhola carrega consigo uma grande esperança de voltar a surpreender a Europa vencendo o Liverpool nesta semifinal para alcançar, pela primeira vez em sua história, um lugar na grande final da Uefa Champions League. Do outro lado, o Liverpool busca chegar pela 10ª vez de sua história na final da competição, em busca de se tornar, ao lado do Milan, o segundo maior vencedor (com 7 títulos).

Como chega o Liverpool?

Depois de uma temporada em que as coisas não funcionaram muito bem, o Liverpool busca a conquista de todos os títulos que disputa. Como mencionado, a equipe que é comandada pelo alemão Jürgen Klopp desde a temporada 2015/16 (já tendo conquistado a Premier League e a Champions League) já levantou um troféu na atual temporada (da Copa da Liga Inglesa) e está completamente vivo na luta pelo título das outras três competições que disputa (a Copa da Inglaterra, a Premier League e a Champions League).

Depois de uma temporada (2020/21) em que as coisas pareceram não funcionar (na qual o Liverpool ficou em 3º na Premier League e caiu nas quartas de final da Champions League), os Reds conseguiram reencontrar o seu melhor equilíbrio e voltaram a se colocar entre as equipes mais competitivas do mundo. Em 54 jogos disputados até aqui na atual temporada, o Liverpool computa 40 vitórias, 11 empates e apenas 3 derrotas (apenas uma delas em casa: diante da Internazionale, pela partida de volta das oitavas de final da Champions League), com incríveis 133 gols marcados (média de quase 2,5 por partida) e 41 sofridos (média de menos de 1 por partida).

Mais do que reencontrar o seu melhor equilíbrio, demonstrado em outras temporadas sob o comando de Jürgen Klopp, o Liverpool conseguiu evoluir ainda mais com a manutenção de seus principais jogadores e a chegada de outros nomes importantes, como do zagueiro Ibrahima Konaté e do atacante Luis Díaz. Sem desfalques por lesão ou suspensão para a primeira partida das semifinais da Champions League, o Liverpool é amplo favorito diante do Villarreal e dificilmente vai deixar a vaga na decisão escapar. Ainda que o calendário apertado possa afetar no desgaste de alguns atletas, o técnico Jürgen Klopp tem peças suficientes para manter o nível de competitividade mesmo fazendo algumas mudanças no time titular de uma partida para a outra.

Como chega o Villarreal?

Atual campeão da Uefa Europa League, o Villarreal sabe que tem uma missão árdua para conseguir alcançar a final da Uefa Champions League pela primeira vez em sua história (neste momento igualou o seu melhor feito na competição, que foi chegar nas semifinais na temporada 2005/05). Por outro lado, alguns fatores colaboram para que o Villarreal também saiba que é totalmente capaz de voltar a surpreender nesta Champions League e entrar para a história com a ida para a grande final.

O Villarreal possui uma equipe muito bem equilibrada, que sabe controlar a posse de bola para construir as jogadas, como foi nas oitavas de final, diante da Juventus, mas também sabe muito bem se fechar no campo de defesa e explorar os contra-ataques quando necessário, como foi nas quartas de final, diante do Bayern de Munique.

Trata-se de uma equipe muito qualificada, com jogadores experientes como o zagueiro Raúl Albiol, o meia Dani Parejo e o atacante Gerard Moreno, mas, também, com atletas mais jovens e de muito potencial, como o zagueiro Pau Torres, o meia Giovani Lo Celso e o atacante Samuel Chukwueze. Além disso, o técnico Unai Emery, que é conhecido como “Mister Europa League” por ter conquistado o título da competição quatro vezes, tem uma capacidade surpreendente de superar os adversários mais fortes do mundo em partidas decisivas, e parece ter o elenco do Villarreal em suas mãos para conseguir superar as expectativas mais uma vez.

Deixe um comentário