Início » Colunas » Coluna do Verchai » Liga dos Campeões retorna e encerra em agosto

Liga dos Campeões retorna e encerra em agosto  

Apenas quatro times já estão classificados para as quartas de final

Que o futebol parou em praticamente todo o mundo não é novidade para ninguém, mas o que é preciso entender, no caso da Liga dos Campeões, é que quatro times já estão nas quartas de final e outras quatro vagas ainda precisam ser preenchidas. Isso porque a pandemia interrompeu a Liga dos Campeões em meio aos jogos de volta das oitavas de final.

Neymar ajudou o PSG a avançar na Champions marcando um dos gols da vitória sobre o Borussia Dortmund na França (Reprodução: Instagram)

No dia 10 de março (uma terça-feira), o PSG recebeu o Borussia Dortmund no Parque dos Príncipes sem a presença de torcedores e, mesmo assim, conseguiu reverter a derrota sofrida no primeiro jogo, venceu por 2 a 0 e conseguiu a classificação às quartas (3 a 2 no agregado). No mesmo dia (10/03) o Liverpool jogou contra o Atlético de Madrid em sua casa, Anfield, sob o coro de “You’ll never walk alone” dos torcedores que lotaram o estádio. Dentro de campo, o time de Jurgen Klopp devolveu o 1 a 0 que havia sofrido no primeiro jogo, na Espanha. O placar levou a partida para a prorrogação, onde Roberto Firmino chegou a ampliar para o Liverpool, mas o Atlético de Madrid superou todas as expectativas e, com dois de Illarramendi e um de Morata, decretou a virada: 3 a 2. Com 4 a 2 no placar agregado, o time de Diego Simeone eliminou o atual campeão e garantiu vaga nas quartas da Liga dos Campeões. No dia seguinte (11 de março – uma quarta-feira), a bola voltou a rolar pela Liga dos Campeões, com os jogos de volta de Atalanta x Valência e Tottenham x RB Leipzig. E com vitórias nos dois jogos, Atalanta (8 a 4 no placar agregado) e RB Leipzig (4 a 0 no placar agregado) também garantiram vaga nas quartas de final.

Todos do mesmo lado da chave

Na manhã dessa sexta-feira (10/07), a Liga dos Campeões promoveu o sorteio dos confrontos das quartas de final e definiu um “mata-mata” no formato “final 8”. Isso significa que as partidas de quartas e semifinais, assim como a final, serão disputadas em partida única e em campo neutro. Ficou definido a capital de Portugal, Lisboa, como cidade sede de todas as partidas restantes da competição, até a final. Além disso, as equipes foram distribuídas em lados distintos da chave e, por coincidência, as quatro que já estão garantidas na próxima fase estão todas do mesmo lado (direito). Atalanta e Paris Saint-Germain foram sorteados para se enfrentar no primeiro jogo (dia 12/08) das quartas de final. Logo no dia seguinte (13/08), RB Leipzig e Atlético de Madrid fazem o segundo confronto do lado direito da chave. Os vencedores de cada partida se enfrentam na semifinal, que já está marcada para acontecer no dia 18 de agosto.

Oito times ainda disputam as quatro vagas restantes para as quartas de final

Se Paris Saint-Germain, Atlético de Madrid, Atalanta e RB Leipzig conseguiram definir seus jogos das oitavas nos dias 10 e 11 de março, o mesmo não aconteceu com as outras quatro partidas da semana seguinte. A principal competição europeia teve de ser interrompida por conta da pandemia. Por conta disso, as partidas que deveriam ter acontecido nos dias 17 e 18 de março, agora estão marcadas para os dias 7 e 8 de agosto. No primeiro dia (7), jogam Real Madrid x Manchester City e Lyon x Juventus, enquanto Napoli x Barcelona e Chelsea x Bayern de Munique se enfrentam no dia seguinte (8).

Real Madrid x Manchester City / Lyon x Juventus:

Do lado esquerdo da chave, partida entre Real Madrid e Manchester City define bem o que é o futebol. De um lado, o maior vencedor da Liga dos Campeões, com 13 títulos, e, de outro, um time que nunca ergueu o troféu mais cobiçado da Europa. Mesmo assim, para muitos especialistas do futebol, o Manchester City, que ainda sonha em conquistar a competição pela primeira vez, é amplo favorito para avançar às quartas de final e um dos mais cotados para faturar o título nesta temporada. A seu favor, o time comandado por Pep Guardiola tem a vitória por 2 a 1 do primeiro jogo, na Inglaterra. Mas uma vitória simples do Real Madrid, por 1 a 0, já garante a classificação ao time de Zinédine Zidane. Foi com o próprio técnico francês que os Merengues conquistaram a Liga dos Campeões por três vezes consecutivas. Além disso, o título espanhol, que está cada vez mais perto, pode servir de motivação para a partida decisiva contra o Manchester City. No entanto, Pep Guardiola se disse preparado para sair vitorioso do confronto: “se pensarmos na próxima fase (quartas), os ‘reis da competição’ (Real Madrid) vão despachar o nosso time. Não há ninguém no Manchester City que conhece o Real tão bem quanto eu, e eu sei como temos que jogar” disse o treinador dos Cityzens.

Seja quem for o vencedor, quem avançar às quartas de final (Real ou City) joga contra Lyon ou Juventus. Jogando na França, o Lyon conseguiu vencer a primeira partida pelo placar simples de 1 a 0, mas a Juventus de Cristiano Ronaldo ainda tem o jogo na Itália para reverter o resultado e buscar a classificação. E a probabilidade é mesmo de que a Juventus avance na Liga dos Campeões, que pode (ou não) reservar o reencontro da “Fera” com seu ex-clube, o Real Madrid.

Napoli x Barcelona / Chelsea x Bayern de Munique:

Ainda no lado esquerdo da chave de “mata-mata” da Liga dos Campeões, as partidas entre Napoli x Barcelona e Chelsea x Bayern de Munique, ambas no dia 8 de agosto, definem os dois últimos classificados para as quartas de final. E diferente do que aparenta, o Barcelona está em uma situação mais complicada do que o Bayern de Munique. Isso porque o time da Catalunha empatou em 1 a 1 com o Napoli no primeiro jogo e precisa de uma vitória para avançar na competição. Já o Bayern de Munique, mesmo tendo ido até a Inglaterra para jogar contra o Chelsea, venceu por 3 a 0 e carrega boa vantagem para a partida da volta. Sendo assim, a probabilidade é de que tenhamos Barcelona e Bayern de Munique nas quartas de final. Indo ainda mais longe, quase sonhando, seria possível um clássico entre Barcelona e Real Madrid na semifinal.

Deixe um comentário