Início » Esportes » Liga das Nações define semifinalista: Hungria ou Itália

Liga das Nações define semifinalista: Hungria ou Itália  

O confronto direto entre Hungria e Itália, nesta segunda-feira (26), definirá o penúltimo semifinalista da Liga das Nações 2022/2023. Mandante da partida, a seleção húngara está em vantagem. Lidera o grupo 3 da Liga A com 10 pontos, dois a mais do que os italianos.

jogadores da hungria em disputada contra italiano na liga das nacoes da uefa
Hungria e Itália farão hoje confronto direto valendo a penúltima vaga nas semifinais da Liga das Nações 2022/2023 (Reprodução: UEFA.com/foto Getty Images)

Ambas as seleções estão fora da Copa do Mundo do Catar, a ser realizada no fim do ano.

Já Inglaterra e Alemanha, que fazem o outro jogaço de hoje da chave 3 da Liga A da Nations, em Wembley, usarão o duelo desta segunda como um último grande teste antes de jogarem a  Copa 2022.

É o que resta, afinal ambas as campeãs do mundo estão eliminadas da Liga das Nações. Inclusive, os ingleses, lanternas do grupo, acabaram rebaixados à Liga B (espécie de Segunda Divisão do torneio).

Como está a classificação da Liga das Nações

A exemplo do que ocorre no grupo 3, com Hungria e Itália decidindo o classificado por meio de confronto direto na última rodada, o mesmo se dará na chave 2 da Liga A com Portugal e Espanha, líder e vice, com 10 e 8 pontos, respectivamente, que duelam amanhã no Estádio Municipal de Braga, em Portugal.

Promoção de aniversário

Já se garantiu nas semifinais da Liga das Nações a Croácia, campeã do grupo A da Liga A. Ela deixou para trás a sua algoz na última final de Copa, em 2018, a bicampeã do mundo França, que amargou uma decepcionante terceira colocação nessa chave da Nations.

Outra seleção forte já classificada às semifinais foi a Holanda, que derrotou a Bélgica ontem, por 1 a 0, em confronto direto na derradeira rodada do grupo 4.

A 6ª e última rodada da fase de grupos da Liga das Nações

Jogos de hoje, segunda-feira (26), às 15h45 (de Brasília):  

Grupo 3 da Liga A:

Inglaterra x Alemanha (4ª colocada e rebaixada com 2 pontos x 3ª colocada com 6) – Sportv

Hungria x Itália (líder com 10 pontos x vice-líder com 8) –  ESPN

Grupo 3 da Liga B:

Montenegro x Finlândia (vice-líder com 7 pontos x terceira colocada com 5) – ESPN 4

Romênia x Bósnia (lanterna com 4 pontos x líder e já dona do acesso à liga A com  11 pontos) – Sportv 3

Grupo 4 da Liga C: 

Gibraltar x Geórgia (lanterna e rebaixada com 1 ponto x líder e já dona do acesso à liga B com 13 pontos) – Star+

Macedônia do Norte x Bulgária (vice-líder com 7 pontos x terceira colocada com 6) – Star+

Grupo 2 da Liga D: 

San Marino x Estônia (lanterna com 0 ponto x líder e já dona do acesso à liga C com 9 pontos) – Sportv 4

Sobre a Liga das Nações da Uefa

Ao todo, 55 seleções disputam/disputaram a fase de grupos da Liga das Nações (ou Nations League). A Liga A, a principal, equivale à Primeira Divisão do torneio, a Ligas B é a Segunda Divisão) e ainda tem as Ligas C e D (3ª e 4ª Divisões).

bandeira liga das nacoes uefa no estadio
A Liga das Nações é o torneio de seleções da Uefa (Reprodução: Uefa.com/Getty Images)

Na Liga A, o primeiro de cada grupo avança às semifinais, que serão jogadas no ano que vem, e o último é rebaixado à Liga B. Já na Liga B, o primeiro de cada grupo avança à Liga A e o último cai para a Liga C.

Na Liga C, o primeiro de cada grupo avança à Liga B e o último desce à Liga D. E, por fim, na Liga D, o primeiro de cada grupo avança à Liga C.

Em caso de igualdade na pontuação, são critérios de desempate: 1) confronto direto; 2) melhor saldo de gols no confronto direto; 3) mais gols pró no confronto direto; 4) saldo de gols; 5) mais gols pró; 6) mais gols fora de casa; 7) mais vitórias; 8) mais vitórias fora de casa; 9) menos cartões amarelos e vermelhos; 10) ranking da última Liga das Nações.

Deixe um comentário