Início » Colunas » Coluna do Verchai » Libertadores Feminina é do Palmeiras; Fla leva no masculino

Libertadores Feminina é do Palmeiras; Fla leva no masculino  

No sábado (29), em Guayaquil, o Flamengo foi campeão da Libertadores 2022. E um dia antes, na noite de sexta, o Palmeiras levou a versão feminina.

Libertadores Feminina

Com uma goleada por 4 a 1 sobre o Boca Juniors, as chamadas Palestrinas faturaram a inédita conquista da Copa Libertadores Feminina para o Alviverde paulista. A competição, que teve o rival Corinthians vencedor em 2021, desta vez foi vencida pelo Verdão, e logo na primeira vez  que a disputou.

Palestrinas festejam inédito título da libertadores feminina para o palmeiras
(Crédito: Staff Images Woman / CONMEBOL )

Com mais esse troféu da Libertadores Feminina, o Brasil amplia o seu domínio no continente, chegando a 11 títulos em 14 edições da competição, que neste ano teve Quito, no Equador, como a sua sede.

Os gols da histórica conquista invicta do Palmeiras – com seis vitórias em seis jogos – foram marcados por Ary Borges, Byanca Brasil, Poliana e Bia Zaneratto, para as Palestrinas. Brisa Priori foi a autora do gol xeneize.

Campeões da Libertadores Feminina

  • Corinthians e São José (3 títulos cada);
  • Ferroviária e Santos (2 títulos cada);
  • Audax e Palmeiras (SP), Iranduba (AM), Foz Cataratas (PR) e Vitória das Tabocas (PE), entre outras equipes do continente.

Entre os homens, Flamengo é tricampeão da Libertadores

O Flamengo venceu o Atlético Paranaense por 1 a 0 no Estádio Memorial, em Guayaquil, no Equador, no sábado (29/10), e conquistou a Copa Libertadores pela terceira vez em sua história. O gol do Flamengo veio nos acréscimos por Gabriel Barbosa, após a boa jogada de Everton Ribeiro na direita.

jogadores flamenguistas festejam tri da libertadores em guayaquil
Flamengo venceu o Athletico-PR em Guayaquil, por 1 a 0, e conquistou pela terceira vez a Copa Libertadores masculina (Foto: Marcelo Cortes/CRF)

Diante de 55.000 torcedores, ‘Gabigol’ voltou a ser um herói, assim como na Copa Libertadores de 2019, quando o Flamengo virou o jogo contra o River Plate com dois gols nos minutos finais do jogo. “Estamos felizes porque ganhar uma taça nunca é fácil”, disse David Luiz à TV local, destacando o feito de dois títulos em quatro anos. O Athletico lutou para se recuperar da expulsão de Pedro Henrique aos 43 minutos do primeiro tempo.

O Flamengo ainda vai representar o Conmebol no próximo campeonato Mundial de Clubes. Por enquanto a data ainda não está definida.

Essa foi a terceira final na Libertadores do Flamengo e isso nos mostra que a equipe está entrosada e vivendo uma época de “brilho” no futebol. E dessa vez o treinador é um brasileiro, Dorival Júnior, já que nas taças anteriores eram treinadores portugueses. 

Sobre a final em Guayaquil e feitos de Gabigol 

Apesar de ter uma grande torcida, o Flamengo deixou muitos espaços vazios nesse campeonato e na final não foi diferente. A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) disse que vai até repensar as cidades que sediarão as finais, pois no nosso continente a distância e a dificuldade de deslocamento são pontos importantes para os torcedores que gostam de seguir o time de perto e o fato de ser um acesso não muito fácil, acaba também encarecendo muito.

O jogo aconteceu no estádio Monumental, em Guayaquil, no Equador, com o placar de 1 x 0, claro que ganharam, mas não foi nenhum “show” ou goleada que os torcedores estavam esperando. Porém o resultado final é que importa, segundo os torcedores declararam.

O atacante Gabigol empatou Luizão como o maior artilheiro brasileiro da história da Libertadores. Ele fez o gol que acabou dando a vitória tão esperada pelos torcedores e a conquista do tricampeonato da Libertadores.

Gabigol marcou nas três finais da Libertadores que disputou com o Rubro Negro. Em 2019, ele marcou dois gols na vitória por 2 a 1 sobre o RIver Plate. Ele sai com o mesmo placar na derrota para o Palmeiras em 2021.

Além disso, o atacante marcou impressionantes 12 gols nas 13 finais do Flamengo. Vive ótima fase profissional.

* Com informações e edição de Rogerio Jovaneli para o Blog Betmotion.

Especiais sobre Copa do Mundo

Confira a série de reportagens especiais que o Blog Betmotion já publicou sobre a Copa do Mundo Catar 2022:

Deixe um comentário