Início » Colunas » Coluna do Verchai » Janela fechou sem mudança para algumas estrelas europeias

Janela fechou sem mudança para algumas estrelas europeias  

A janela de transferências foi bastante movimentada, mas sem novidades para algumas estrelas europeias, que acabaram ficando em seus clubes.

português cristiano ronaldo veste camisa do manchester united
A estrela portuguesa Cristiano Ronaldo segue no Manchester United (Divulgação)

As estrelas que não conseguiram se transferir no Deadline Day

Inúmeros grandes nomes que tinham suas saídas especuladas não conseguiram se transferir e agora devem esperar até janeiro. Quase 4 bilhões de euros depois, a janela de transferências está finalizada. Agora, as torcidas vão observar suas novas caras em campo ou ainda ficar desejando os jogadores especulados em seus clubes. E aqui estão listados os jogadores que ainda estão no clube onde começaram o verão, apesar de fortes ligações ou um desejo bem claro de trocar de clube. Vejamos aqui alguns nomes interessantes.

Frenkie de Jong, Barcelona 

Apesar de toda a persuasão e ocasionalmente o clima hostil em torno do holandês neste verão, uma face permaneceu intratável para aqueles que tentavam vender Frenkie De Jong. Ele simplesmente não queria deixar o Barcelona, tanto o clube quanto a cidade. O corpo pessoal de transferências do Barcelona é invariavelmente subestimado quando se fala de transferências e assim foi provado nesse verão. De Jong estava disposto a tolerar abusos de alguns torcedores e especulações contínuas na imprensa porque ele e sua família estavam bem instalados na cidade e o jogador se sente bem no clube que busca renovação e que pode aspirar seriamente a ganhar títulos nessa temporada. Sendo assim, apesar das especulações e tentativas, Manchester United tinha pouco apelo para conseguir a contratação do jogador. 

Mesmo com todas as manchetes escritas sobre ele, a postura pública do Barcelona nunca esteve tão longe da de De Jong. A diretoria gostaria que o jogador ficasse, embora em particular poderia parecer que sua venda poderia ter financiado ainda mais negócios para compor o elenco, talvez até um acordo improvável com Bernardo Silva.  

Como o presidente do clube, Joan Laporta, disse em entrevista no início de agosto: “Nós o amamos como jogador e como ser humano. Eu quero que ele fique no Barcelona. Ele é um jogador de alta qualidade e um cara legal”. Disse Joan Laporta.

Agora o clube tem a chance de cumprir as palavras do presidente, a questão agora é se De Jong pode voltar a ser o jogador que o Barcelona pensou que ele seria na idade de Gavi e Pedri. Por todo o talento que o Barcelona adquiriu nessa janela de transferências, a opção mais conveniente para substituir e eventualmente suceder Sergio Busquets é o holandês. Aos 25 anos, seus melhores anos provavelmente ainda estão por vir e tanto o jogador quanto o clube parecem estar alinhados para que isso de fato aconteça.

Douglas Luiz, Aston Villa; Youri Tielemans, Leicester City 

Dois jogadores intimamente ligados pelas circunstâncias, inclusive porque ambos eram procurados pelo Arsenal em diferentes estágios da janela. No dia do prazo final, foi Douglas Luiz quem foi o grande escolhido dos meio-campistas da Premier League cujos contratos terminam no final da temporada para uma última tentativa. Afinal, o Arsenal foi pressionado a entrar em ação por lesões de Thomas Partey e Mohamed Elneny. 

Três ofertas separadas foram rejeitadas pelo Aston Villa, a última no limite de 25 milhões de libras que o Arsenal estava convencido de que seria onde o time de Midlands cederia para um jogador que começou apenas uma partida da Premier League nesta temporada. Fontes do clube no Emirates Stadium ficaram surpresas ao ver tamanha intransigência nas negociações, principalmente quando Luiz e seus representantes estavam pressionando o Aston Villa a ceder e eles trouxeram Leander Dendoncker e o diretor técnico Edu concluiu que seria um pagamento a mais para um jogador reserva.

O diálogo com representantes de Tielemans começou em janeiro, ele se viu como uma opção para jogar com a camisa de número oito esquerdo de Mikel Arteta, um papel que Granit Xhaka assumiu nas últimas semanas. A um preço mais baixo do que os 25 milhões de libras que o Leicester exigia, o Arsenal ainda poderia ter avançado, mas nunca formalizou seu interesse pelo jogador. Isso foi uma fonte de profunda frustração para o atleta, que esperava se mudar para o norte de Londres no início da janela. 

Em ambos os casos, esses acordos falam com a força financeira da classe média da Premier League em uma janela que os gastos da primeira divisão inglesa quase igualaram o resto do futebol europeu. Tanto Aston Villa quanto Leicester podem acabar lamentando sua decisão no próximo verão se Douglas Luiz e Tielemans saírem de graça. 

Christian Pulisic, Chelsea 

O maior nome da seleção masculina dos Estados Unidos continua no Chelsea. Com Pierre-Emerick Aubameyang chegando do Barcelona, há pelo menos quatro jogadores que se perfilam para começar à frente de Christian Pulisic, cuja maior preocupação pode ser que tanto a nova contratação do time quanto Raheem Sterling sejam mais eficazes no lado esquerdo que é a sua melhor posição. 

Falando em um evento para revelar as camisas da Copa do Mundo dos EUA, Gregg Berhalter ofereceu uma avaliação otimista das chances de Pulisic, mas que talvez não soasse verdadeira com os eventos recentes.  

“Sou um cara que aposta em Christian só porque já vi isso antes. Ele não é tratado da maneira que gostaria de ser, ele entra em campo e prova que todos estão errados e acaba jogando. Quero dizer, é isso que ele está fazendo. Irá acontecer.” Disse o treinador.

Pulisic lutou para conseguir uma sequência de jogos, mesmo quando a linha de frente de Thomas Tuchel incluía várias opções pelas quais ele não estava convencido. As lesões e a falta de forma física consistente mostram o motivo pelo qual o jogador não é titular em cinco jogos consecutivos desde dezembro de 2020. É improvável que isso mude agora que o técnico do Chelsea tem os atacantes que deseja e isso é um mau presságio para o atleta antes da Copa do Mundo. 

Cristiano Ronaldo, Manchester United 

Normalmente ele poderia estar no topo de uma dessas listas, mas já era evidente que Cristiano Ronaldo não conseguiria sair de Old Trafford. Isso poderia ser visto até no momento em que o time perdeu a qualificação para a Liga dos Campeões e os jogos mostraram o declínio de competitividade do jogador. O atleta de 37 anos é um dos maiores artilheiros que o futebol já viu, mas também tem 37 anos, um salário enorme e não o arquétipo do atacante moderno. Acrescente a isso o brilho severo dos holofotes voltados para Ronaldo e é fácil ver por que tantas equipes, principalmente as que estão disputando a Liga dos Campeões, desviaram a chance de contratá-lo. 

A maior questão pode ser se alguém ficará tentado a arriscar a contratação na janela de janeiro. Poucas das desvantagens que pairam atualmente sobre Cristiano Ronaldo devem desaparecer no meio desta temporada, a não ser que seja um período espetacular para o atleta, mas a tentação de alguns clubes pode crescer para obter um jogador que sempre parece encontrar um caminho nos grandes jogos e definir o futuro da equipe. 

Deixe um comentário