Início » Colunas » Coluna do Verchai » Ibrahimovic descarta aposentaria

Ibrahimovic descarta aposentaria  

O sueco Slatan Ibrahimovic deu uma entrevista recentemente e afirmou que não irá se aposentar tão cedo, porque ama o esporte. Aos 41 anos de idade, o atacante se recuperando de uma lesão.

Ibra se recupera de lesão. O atacante sueco renovou o seu contrato com o Milan até o fim da atual temporada (Reprodução: Instagram/AC Milan)

Em julho último, Ibra renovou o seu contrato com o Milan pelo menos até o final da temporada. 

Veja um trecho da entrevista:

Tenho uma enorme paixão pelo jogo. A minha situação é diferente por conta da minha idade, mas continuo gostando do dia a dia. Quando parar vou sentir falta de jogar e não posso pensar que deveria ter continuado. Estou tentando chegar ao nível dos mais jovens ao trabalhar arduamente. Quero estar bem e jogar até onde conseguir“, afirmou Ibra. “

Atualmente joga no Milan e é considerado um dos maiores jogadores da atualidade, seu jeito de jogar é se impondo contra os adversários, muita velocidade em campo e uma habilidade elástica incomum, principalmente por ele ser alto, mas essa elasticidade é fruto de outro esporte no qual ele é faixa preta, o taekwondo.

Ele é um dos 20 jogadores na história do futebol a marcar mais de 500 gols oficiais na carreira e ocupa o 13º lugar na lista de artilheiros de todos os tempos. Além de marcar muitos gols, é conhecido por dar assistência em jogadas dos colegas de time.

Já no ranking de salários astronômicos, Slatan Ibrahimovic está em quarto lugar, atrás somente do Cristiano Ronaldo, Ángel Di Maria e do Neymar. Sua fortuna beira os 170 milhões de euros e ele acabou batendo o recorde que era do Nicolas Anelka.

No ano de 2013 ficou em quarto lugar como melhor jogador do mundo.

Grande rebelde quando criança, ele era fã de futebol desde a infância: depois que seus pais se divorciaram, ele ficou morando com Shefic, mas passava a maior parte do dia na praça perto da casa de sua mãe, Jurka. Um de seus ícones do futebol foi Marco van Basten, a quem foi comparado. O maior deles, porém, é Ronaldo, cujos cartazes decoram o quarto do menino; Em um vídeo que ficou famoso na internet.

Durante sua juventude, iniciou sua carreira no time do Rosengard no ano de 1987. Já no ano de 1999 entrou para o profissional no Malmo.

Depois ele chamou a atenção do Arsenal, que acabou o convidando para um período de testes, mas sua resposta ao time foi “Zlatan não faz testes”.

Já no Ajax, o técnico Leo Benhak, não hesitou em contratá-lo depois de vê-lo jogar contra a Espanha, e o acordo de € 18 milhões já o torna o jogador sueco mais caro da história. 

A adaptação não foi fácil. Devido ao seu temperamento, ele raramente foi usado no início: na partida contra o Groningen, ele até deu um soco no pescoço do oponente, o que lhe rendeu uma suspensão de cinco partidas. Sua primeira temporada nos países baixos foi um verdadeiro fracasso, e a   mídia esportiva sueca o apelidou de “o jogador mais superestimado”. Talvez esse tenha sido o início de seu notoriamente ruim relacionamento com a mídia nacional.

Aos poucos, ele se adaptou às exigências do novo técnico do clube, Ronald Koeman, e acabou conseguindo seu próprio espaço. Na final da Copa da Holanda de 2002 contra o Utrecht, Ibrahimovic marcou um gol de ouro três minutos antes da prorrogação para conquistar o título para o Ajax. Sua saída do Ajax foi em 2004 e deixou o time “baqueado”. A “marca” deixada por ele no time foi o segundo a mídia, o gol mais bonito da sua carreira como jogador de futebol.

Já a sua entrada no Juventus foi no início da temporada 2004/2005, e com um passe de aproximadamente 19 milhões de euros. 

Ele acabou sendo o artilheiro da Juventus e também foi eleito o melhor jogador da equipe pelo jornal La Gazzetta dello Sport, se consolidando como uma estrela mundial do futebol. 

No entanto, um escândalo de manipulação de resultados a favor da Juventus resultou na “revogação” dos dois títulos e no rebaixamento do clube para uma segunda divisão inédita (um dos dois clubes italianos que nunca caíram na Série B, juntamente com seu maior rival, o Internazzionale.

Zlatan Ibrahimovic jogou pela Inter com o então companheiro de equipe Mario Balotelli. Com o time rebaixado, Zlatan iniciou as negociações com o Milan. No entanto, a rival Inter entrou na “jogada” e o comprou primeiro atrapalhando os planos do Milan.  Seu ex-colega de time,  Patrick Vieira, acabou indo junto.

Ir para um clube em pé de igualdade com seus rivais anteriores provocou indignação entre os torcedores juventinos e a Inter se tornou o novo jogador dominante no futebol italiano ao herdar o último título dos bianconeri e assim tornou-se uma força no futebol italiano. A Inter conseguiu ser campeã facilmente. Porém, nos primeiros meses no time não foram de muito sucesso.

Foi apenas na segunda temporada que veio o sucesso e que seu brilho apareceu. Depois no primeiro semestre de 2008 teve uma lesão e acabou ficando afastado dos gramados o que acabou prejudicando o time e durante a decisão da última rodada ele entra no segundo tempo, mesmo estando em recuperação e marca dois gols da vitória. 

Em 2009 acertou sua ida para o Barcelona, onde permaneceu até 2011. Já no Milan ficou apenas um ano, de 2011 a 2012. No Paris Saint German ficou por anos, entre 2012 e 2016 e no Manchester de 2016 a 2018; no Los Angeles Galaxy ficou de 2018 a 2019 e por fim no Milan em 2020.

Suas origens familiares têm uma boa mistura. Seu pai era bósnio muçulmano, mãe croata católica. Ele passou a infância na cidade de Malmo, num bairro humilde.

Devido a sua origem estrangeira, ele involuntariamente, acabou tornou-se um símbolo da integração entre imigrantes e suecos em seu país.

Volta e meia seu nome aparece em polêmicas, desde assuntos relacionados a jogos ou sua vida pessoal. Nos jogos costuma ser um pouco agressivo e em entrevistas acaba respondendo com grosserias e nada educado.

De qualquer maneira, ele chegou onde chegou pelo seu talento no futebol, onde quer continuar até quando aguentar, segundo ele. 

Deixe um comentário