Início » Colunas » Coluna do Verchai » Holanda de Van Gaal joga igual ao Brasil de Tite?

Holanda de Van Gaal joga igual ao Brasil de Tite?  

A Holanda de Louis Van Gaal joga igual ao Brasil de Tite? Para o vaidoso e experiente treinador holandês, sim. Antes do confronto com a Argentina pelas quartas de final da Copa do Mundo do Catar 2022, o técnico da seleção laranja afirmou que a sua equipe praticou um futebol tão vistoso quanto o da Seleção Brasileira, mas não foi reconhecido.

Louis van Gaal treinador holanda copa do mundo catar 2022
Louis van Gaal, técnico da seleção da Holanda na Copa do Mundo Catar 2022 (Reprodução: Twitter Fifa World Cup)

Em entrevista concedida à ESPN da Holanda na última terça-feira (6), o técnico da Seleção Holandesa comparou o futebol apresentado por sua equipe com o da Seleção Brasileira, especificamente nas partidas das oitavas de final. “Eu vi parte do jogo do Brasil de ontem. A verdade é que eles jogam o mesmo futebol que a Seleção Holandesa. Eles atuam com defesa compacta e fazem a transição (da defesa para o ataque) muito rápida” disse Louis van Gaal. O comandante da Seleção Holandesa foi ainda mais longe ao afirmar que o gol marcado por Memphis Depay diante dos Estados Unidos foi mais bonito que o de Richarlison, que foi muito repercutido por toda a imprensa: “esse (marcado por Memphis) foi um gol coletivo, um gol de time. Isso está acima de tudo no futebol. Foi o melhor momento da Copa do Mundo”. E não parou por aí. Antes de parar de falar da Seleção Brasileira, que pode ser adversária da Holanda nas semifinais (caso a Holanda passe pela Argentina), Louis van Gaal desdenhou do fato de a seleção comandada por Tite ser tão aclamada pela mídia pelo que fez diante da Coreia nas oitavas de final: “nós fizemos exatamente a mesma coisa (contra os Estados Unidos)”.

No entanto, todo esse show do técnico holandês à mídia local provavelmente tem mais a ver com o duelo contra a Argentina do que, especificamente, com um possível confronto com o Brasil.

Leia também:
Messi permite à Argentina sonhar com o tri da Copa do Mundo

É bastante provável que, se a Holanda passar pela Argentina e for enfrentar o Brasil nas semifinais, Louis van Gaal mude o discurso. Isso porque, como ele mesmo disse nesta mesma entrevista mencionada, os holandeses têm “contas a acertar com eles (os argentinos)”. Esta fala faz referência a última vez em que a Holanda participou de uma Copa do Mundo, em 2014, quando acabou perdendo para a Argentina na semifinal. E Louis van Gaal disse saber o que fazer para superar os argentinos: “Messi é o jogador mais perigoso e criativo. Por outro lado, ele não joga muito quando o adversário tem a posse de bola, e aí estão as nossas chances”.

Como foi o desempenho da Holanda diante dos Estados Unidos e quais são os principais destaques desta seleção?

A Holanda avançou às oitavas de final desta Copa do Mundo invicta na liderança do Grupo A: venceu Senegal na estreia, empatou com o Equador na segunda partida e superou o Catar na última rodada. Dessa forma, caiu contra o vice-líder do Grupo B nas oitavas de final, ou seja, os Estados Unidos, que também estavam invictos até então. É verdade que a Seleção Estadunidense não teve um grande desempenho nesta Copa, principalmente na estreia, ao empatar com o País de Gales por 1 a 1 depois de ter saído na frente do placar, mas mostrou competitividade para também empatar com a Inglaterra na segunda rodada e vencer o Irã na última, em um confronto direto pela vice-liderança do Grupo B. Portanto, meio aos trancos e barrancos, mas os Estados Unidos superou seus desafios e chegou às oitavas de final ostentando uma invencibilidade, aparentemente prontos para fazer um confronto competitivo com a Holanda. No entanto, não foi bem isso que aconteceu.

O primeiro destaque desta Seleção Holandesa, além de Louis van Gaal (técnico renomado, campeão da Liga dos Campeões com o Ajax em 1994/95), é Andries Noppert. O goleiro de 28 anos, que defende a modesta equipe do Heerenveen (8º colocado na atual edição da Eredivisie), fez sua estreia pela seleção nesta Copa, diante do Senegal, e já se tornou uma das maiores revelações do Mundial do Catar. Noppert disse, inclusive, em entrevista ao jornal AD Sportwereld, que é o jogador com o menor salário dentre todos os convocados da Seleção Holandesa, e reconheceu: “esse normalmente não é o meu mundo”.

Diante dos Estados Unidos, Noppert teve participação fundamental na vitória, principalmente quando, aos 2 minutos do primeiro tempo, viu Christian Pulisic sair sozinho na cara do gol e, com o pé, em uma grande defesa, conseguiu evitar que ele abrisse o placar para os americanos. O lance foi um grande sinal de alerta para a Seleção Holandesa, que reagiu rápido e abriu o placar pouco tempo depois, ainda aos 10 minutos do primeiro tempo, com outro grande destaque da equipe: Memphis Depay. Este sim, renomado, jogador do Barcelona e camisa 10 da Seleção Holandesa, que já passou pelo Manchester United e brilhou pelo Lyon. Foi ele quem começou e concretizou a jogada que abriu o placar para a Holanda diante dos Estados Unidos, a qual Louis van Gaal disse ter sido a mais bonita desta Copa do Mundo. E é importante considerar que esta jogada passou pelos pés de outros dois destaques desta Seleção Holandesa: Cody Gakpo e Denzel Dumfries. Estes, com bem menos grife que Memphis, mas com importância quase tão relevante quanto a dele para a seleção. Gakpo é um jovem atleta do PSV, onde atuou desde as categorias de base, que costuma jogar pelas pontas do campo e, mesmo assim, marca mais gols do que muitos atacantes de referência (nesta Copa do Mundo já balançou as redes 3 vezes em 4 partidas). Já Denzel Dumfries, que também passou pelo PSV, está com a carreira mais consolidada pela Internazionale, sendo um lateral-direito com força física para defender e velocidade e inteligência para atacar. Diante dos Estados Unidos, Dumfries deu duas assistências e se encarregou de marcar o terceiro e último gol da Holanda na partida (Memphis marcou o primeiro e Daley Blind o segundo).

Agora sim, para finalizar, podemos mencionar os nomes mais conhecidos da Seleção Holandesa. A começar por Blind, autor de um e dono da assistência de outro dos gols da vitória por 3 a 1 da Holanda sobre os Estados Unidos pelas oitavas de final. Com a formação utilizada por Louis van Gaal, com 3 zagueiros, tanto Dumfries como Blind têm liberdade para chegar no ataque, e ambos têm muita qualidade para isso. Um destes zagueiros, vale mencionar, é ninguém menos que Virgil van Dijk, visto por muitos como o melhor do mundo desde sua chegada ao Liverpool, clube pelo qual venceu uma Liga dos Campeões e uma Premier League. E para organizar toda essa força que a Holanda tem no ataque e na defesa, Frenkie de Jong é o grande nome no meio de campo. O jogador de 25 anos, inclusive, já jogou ao lado de Lionel Messi, no Barcelona, durante duas temporadas.

Especiais sobre Copa do Mundo

Confira a série de reportagens especiais que o Blog Betmotion já publicou sobre a Copa do Mundo Catar 2022:

Tabela da Copa do Mundo de 2022: dias e horários dos jogos

Deixe um comentário