Início » Colunas » Coluna do Verchai » Copa do Nordeste: Ceará vence Fortaleza e aguarda Bahia ou Confiança

Copa do Nordeste: Ceará vence Fortaleza e aguarda Bahia ou Confiança  

Clássico-Rei na semifinal da Copa do Nordeste

Nesta terça-feira (28), no estádio do Pituaçu, em Salvador, o Fortaleza de Rogério Ceni enfrentou o Ceará de Guto Ferreira pela semifinal da Copa do Nordeste. Foi o terceiro jogo das equipes cearenses no ano: o primeiro, pela fase de grupos deste mesmo campeonato, terminou empatado em 1 a 1, mas o Fortaleza venceu no segundo jogo, por 2 a 1, na fase de grupos do Campeonato Cearense. Era o 4º Clássico-Rei consecutivo sem vitória do Ceará, que não vencia o Fortaleza desde agosto do ano passado, pelo 1º turno do Brasileirão. A equipe comandada por Guto Ferreira já estava com um nó na garganta, precisando comemorar uma vitória diante do rival para reanimar os ânimos. Mas a missão não era fácil. Campeão cearense e da Copa do Nordeste de 2019, o Fortaleza de Rogério Ceni é uma equipe muito bem organizada, que sabe trabalhar bem a bola e é acostumada a disputar grandes jogos. E o Leão do Pici iniciou a partida controlando a posse, mas teve dificuldade em ultrapassar as linhas defensivas do Vozão. Na melhor oportunidade, quando Deivid saiu cara a cara com Felipe Alves, o atacante parou em grande defesa do goleiro tricolor, e o lance já estava parado por falta do atacante alvinegro no início da jogada. A resposta do Ceará veio logo depois, em bola parada na linha lateral, próximo à área: Vinícius Goes (Vina) cobrou no capricho e Klaus teve liberdade na pequena área para abrir o placar para o Vozão. Como o Fortaleza terminou o primeiro tempo sem conseguir ameaçar a meta adversária, Rogério Ceni voltou do intervalo com Romarinho no lugar de Vázquez, mas a substituição surtiu pouco efeito. A melhor chance de empate do Leão do Pici esteve nos pés de Yuri César, que aproveitou corte parcial da defesa cearense em cobrança de escanteio e bateu firme, cruzado, tirando qualquer chance de defesa de Felipe Alves, que acompanhou com os olhos a bola passar rente à trave e sair pela linha de fundo. Placar final: Ceará 1 x 0 Fortaleza.

O zagueiro Klaus marcou, de cabeça, o gol da vitória sobre o rival Fortaleza no Clássico-Rei que valeu vaga à final da Copa do Nordeste (Reprodução: Twitter do Ceará SC)

Com o resultado, o Ceará garantiu a primeira vaga na final da Copa do Nordeste. Além disso, o Vozão segue invicto na competição (com 5 vitórias e 5 empates em 10 jogos) e manteve um tabu de 19 anos sem perder o Clássico-Rei, especificamente quando ele é disputado pela Copa do Nordeste. O Ceará também chega para a final ostentando o melhor ataque da competição, com 17 gols marcados, e o meia Vinícius Goes lidera a artilharia, com 5 gols marcados.

Bahia e Confiança definem segunda vaga na final nesta quarta-feira

Às 19h30 de hoje (29), também no estádio de Pituaçu, em Salvador, o Bahia enfrenta o Confiança para definir quem será o adversário do Ceará na final da Copa do Nordeste 2020. A partida será transmitida pelo Fox Sports em canal fechado na TV, no canal da Copa do Nordeste no Youtube e, também, na plataforma de streaming “LiveFc.com.”. No ano passado, Bahia e Confiança sequer avançaram à fase de mata-mata da competição, mas as equipes fizeram boa campanha nesta temporada e chegam confiantes para a partida. Evidentemente, o Bahia, que disputa a Série A do Brasileirão e possui maior poderio financeiro, é o favorito para avançar até a final. A equipe comandada por Roger Machado desde 2019 chega para a partida de semifinal da Copa do Nordeste embalado pela vitória por 3 a 1 sobre o Botafogo-PB pelas quartas de final. O Bahia também está classificado para disputar a semifinal do estadual (Campeonato Baiano) e, antes da paralisação do futebol, se classificou para a fase de grupos da Copa Sul-Americana com duas vitórias sobre o Nacional, equipe paraguaia. Não à toa Gilberto terminou a competição continental na artilharia, com 3 gols marcados. O atacante, no entanto, não estará presente na partida decisiva diante do Confiança, pois ainda se recupera de uma entorse no joelho e segue fazendo fisioterapia. Sendo assim, Fernandão deve ocupar a vaga de centroavante, ao lado de Clayson e Élber no ataque. Flávio, Ronaldo e Rodriguinho devem formar o meio de campo, com João Pedro, Lucas Fonseca, Juninho e Juninho Capixaba na defesa, e Anderson no gol.

O Bahia possui uma equipe qualificada e muito bem treinada por Roger Machado, mas seu desafio nesta quarta-feira será grande. O Confiança chega para esta semifinal vivendo um sonho, pois é a primeira vez que a equipe sergipana chega ao mata-mata da Copa do Nordeste. A classificação veio após um empate suado diante do Sport, na última rodada da fase de grupos, que garantiu a liderança do grupo B. Nas quartas de final, o Confiança se superou ainda mais: após empate sem gols com o Santa Cruz no tempo normal, conseguiu a classificação nos pênaltis. Portanto, logo em sua primeira vez no mata-mata da competição, a equipe sergipana já está na semifinal e, certamente, lutará com todas as suas forças para alcançar a grande final. O Confiança aposta no seu sistema defensivo (com apenas 6 gols sofridos em 9 jogos) para se sair bem na partida e tem em Mikael, artilheiro da equipe com 3 tentos na competição, sua maior esperança de gols. No entanto, é provável que o Bahia consiga se impor diante do adversário, até porque joga praticamente em casa. Na última partida entre as equipes, pela fase de grupos da competição nordestina, Rodriguinho comandou as ações ofensivas do Bahia e ditou o ritmo da vitória tricolor, por 1 a 0.

Acesse apostas esportivas no site do Betmotion.

Além disso, confira, também, a nossa página betmotionbr no Instagram, com bônus, dicas e promoções.

Deixe um comentário