Início » Colunas » Coluna do Verchai » Copa do Brasil 2022: confira o balanço da atual edição

Copa do Brasil 2022: confira o balanço da atual edição  

Confira o balanço da Copa do Brasil 2022. Após a definição dos oito classificados, teremos nesta terça-feira (19) o sorteio das quartas de final.

Sobre a Copa do Brasil

em destaque foto da bola da copa do brasil no gramado
(Foto: Staff Images)

A Copa do Brasil é a segunda maior competição nacional de futebol. O torneio é organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Já em sua 34ª edição, a competição começou reunindo 92 clubes das diversas divisões dos principais campeonatos do Brasil.

Além de ser um torneio que traz grandes retornos financeiros às equipes que vão avançando a cada fase, o vencedor ainda garante uma vaga direta na Copa Libertadores, principal competição de clubes da América do Sul. 

A Fase inicial da competição:

Na primeira fase foi realizado um sorteio entre 80 clubes classificados para a competição. E foram divididos em 8 potes com 10 clubes cada. A partir daí, os cruzamentos entre os potes foram os seguintes: A x E; B x F; C x G e D x H. A primeira fase foi realizada em partida única, com a equipe pior colocada no ranking jogando em casa e a melhor tendo a vantagem do empate. 

A Segunda Fase: 

Nesta fase é composta pelos 40 clubes que saíram vencedores da fase anterior em partida única. E em caso de empate a decisão é direta por pênaltis. Os confrontos desta fase seguirão os chaveamentos predeterminados na fase anterior.

Terceira Fase: 

Agora já com 20 clubes definidos vindo da fase anterior, entram também os 12 clubes que já garantiram vagas diretas nesta fase da competição. Os 32 clubes classificados foram divididos em dois blocos de acordo com a posição do Ranking da CBF e definidos em sorteio público. Além disso em caso de empate a decisão é por penalidades máximas. 

Os 12 Clubes Classificados Diretamente na 3ª Fase:

O América Mineiro, conquistou uma das vagas à Libertadores 2022 via Campeonato Brasileiro de 2021, o que lhe garantiu participar diretamente à terceira fase, abrindo uma vaga em seu estado.

O Athletico Paranaense, que já havia se classificado por ter sido 4º colocado do Campeonato Paranaense de 2021, conquistou também a Copa Sul-Americana de 2021, o que lhe garantiu participar diretamente à terceira fase, abrindo uma vaga em seu estado.

O Atlético Mineiro, que já havia se classificado por ter sido campeão do Campeonato Mineiro de 2021, conquistou também o Campeonato Brasileiro de 2021 e a Copa do Brasil de 2021, garantindo uma das vagas à Copa Libertadores 2022, o que lhe deu o direito de participar diretamente à terceira fase, abrindo uma vaga em seu estado.

O Bahia conquistou a Copa do Nordeste de 2021, o que lhe garantiu participar diretamente à terceira fase, abrindo uma vaga no ranking da CBF.
O Botafogo conquistou a Série B de 2021, o que lhe garantiu participar diretamente à terceira fase, abrindo uma vaga em seu estado.
O Corinthians, conquistou uma das vagas à Libertadores 2022 via Campeonato Brasileiro de 2021, o que lhe garantiu participar diretamente à terceira fase, abrindo uma vaga em seu estado.

O Flamengo, conquistou uma das vagas à Libertadores 2022 via Campeonato Brasileiro de 2021, o que lhe garantiu participar diretamente à terceira fase, abrindo uma vaga em seu estado.

O Fluminense, conquistou uma das vagas à Libertadores 2022 via Campeonato Brasileiro de 2021, o que lhe garantiu participar diretamente à terceira fase, abrindo uma vaga em seu estado.

O Fortaleza, conquistou uma das vagas à Libertadores 2022 via Campeonato Brasileiro de 2021, o que lhe garantiu participar diretamente à terceira fase, abrindo uma vaga em seu estado.

O Palmeiras, que já havia se classificado por ter sido vice-campeão do Campeonato Paulista de 2021, conquistou também a Copa Libertadores de 2021, o que lhe garantiu participar diretamente à terceira fase, abrindo uma vaga em seu estado.

O Red Bull Bragantino, conquistou uma das vagas à Libertadores 2022 via Campeonato Brasileiro de 2021, o que lhe garantiu participar diretamente à terceira fase, abrindo uma vaga em seu estado.

O Remo, que já havia se classificado por ter sido terceiro colocado do Campeonato Paraense de 2021, conquistou a Copa Verde de 2021, o que lhe garantiu participar diretamente à terceira fase, abrindo uma vaga em seu estado.

Oitavas de finais:

Nessa fase 16 equipes classificadas da fase anterior disputam a vaga para a fase seguinte em jogos de ida e volta. E em caso de empate no placar agregado a decisão e feita por pênaltis. 

Confira abaixo as equipes que disputaram as vagas para as quartas de finais e os respectivos resultados no placar agregado: 

O Corinthians enfrentou o Santos e no primeiro jogo saiu vencedor com um placar de 4×0 praticamente se classificando na primeira partida entre as duas equipes. Já no segundo jogo o Santos acabou vencendo por 1×0, mas o placar agregado ficou em 4×1 para o Corinthians que avançou competição. 

São Paulo e Palmeiras fizeram um grande jogo e muito disputado. O tricolor levou a melhor no primeiro jogo vencendo por 1×0, e no segundo encontro a partida ficou em 2×1 e com isso o placar agregado acabou ficando empatado. Na decisão por pênaltis (4×3) o São Paulo levou a melhor e seguiu adiante na competição. 

O Athletico-PR venceu o Bahia nos dois jogos entre as equipes com um placar de 2×1 em cada partida. O furacão vem em uma crescente com o técnico experiente Felipão. 

Em um clássico goiano o Atlético Goianiense levou a melhor sobre a equipe do Goiás. No primeiro jogo entre os times ficaram apenas no empate em 0x0 e já no segundo confronto mesmo jogando em casa o Goiás saiu derrotado por 0x3. Com muita superioridade o Atlético Goianiense avançou na Copa do Brasil.

Outro clássico, agora no Nordeste o Fortaleza e o Ceará fizeram uma disputa acirrada pela vaga, no primeiro duelo o Fortaleza venceu por 2×0. No segundo jogo que marcava a despedida de Yago Pikachu um dos destaques da equipe, o Ceará impôs um jogo melhor e acabou saindo com a vitória por 1×0, mas com o placar agregado de 2×1 o Fortaleza seguiu na competição.

Cruzeiro e Fluminense fizeram um grande jogo no maracanã e no primeiro encontro o tricolor carioca venceu por 2×1. Apesar de ser o maior campeão da competição o Cruzeiro segue em processo de ‘restruturação’ e com um time melhor o Fluminense aplicou uma goleada por 3×0 no Mineirão no segundo jogo que o levou as quartas de finais.

O América-MG não teve dificuldades para se classificar diante da equipe do Botafogo, a equipe mineira venceu os dois jogos o primeiro por 3×0 e o segundo por 0x2.  Garantindo assim a sua classificação.

Atlético MG e Flamengo fizeram dois grandes jogos, com muita intensidade e rivalidade. O galo venceu o primeiro jogo por 2×1 e o Flamengo venceu o jogo de volta no Maracanã por 2×0. O Flamengo avançou e o destaque para esses jogos entre as equipes foi pela rivalidade e a grande festa de suas torcidas.

O sorteio para os jogos das quartas de finais será realizado na próxima terça-feira, 19 de julho de 2022 no Rio de janeiro na sede da CBF.

Deixe um comentário